Abscesso Cerebral - Sintomas, tratamento, causas, sinais e diagnóstico
Fotos Antes e Depois

Abscesso Cerebral (infecção com pus no cérebro)

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

O abscesso cerebral (infecção com pus no cérebro) é uma doença que ocorre quando os agentes infecciosos germes – (bactérias ou outros) que produzem infecções (pus) penetram no interior do cérebro, formando uma zona infectada que é limitada – abcesso.

A grande maioria dos abscessos cerebrais ocorre quando uma infecção se alastra ao cérebro proveniente de qualquer parte do organismo, mas principalmente por infecções nas áreas circundantes.

Cerca de 1/3 delas ocorre pela propagação dos germes no sangue vindos de uma área infectada nos pulmões, ou por uma doença grave do coração chamada de endocardite bacteriana.

Nas crianças, a maioria dos abcessos estão associados a doenças cardíacas congênitas.

Causas

Os organismos podem ter-se propagado pelo osso através de uma infecção do ouvido médio otite média e mastoidite) ou sinusite grave, ou podem ter-se alastrado ao sangue, frequentemente como uma complicação de um abscesso pulmonar.

O abcesso cerebral pode surgir quando o cérebro foi lesado com a introdução de um objecto ou projéctil infectado.

Sinais e Sintomas

Os efeitos de um abcesso cerebral dependem da sua localização e do volume da lesão ou da compressão local causada.

Alguns abscessos não causam sintomas (abscessos silenciosos), mas a maioria irão causar alguns dos seguintes efeitos, por ordem de frequência decrescente:

Dor de cabeça
Sonolência
Confusão
Lentidão de raciocínio
Ataques (desmaios)
Paralisia
Perda da sensibilidade
Distúrbios da fala
Perda do campo visual

Abcessos na parte posterior e inferior do cérebro (cerebelo) causam perda de equilíbrio, marcha hesitante e alterações visuais.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

São facilmente evidenciados por tomografia computorizada ou ressonância magnética.

Tratamento

Os abcessos cerebrais são tratados com terapia antibiótica intensiva mediante uma dosagem elevada.

As dosagens utilizadas são muitas vezes habituais noutras infecções. 24 milhões de unidades de penicilina e 6 gramas de cloranfenicol são normalmente administrados directamente por via intravenosa.

O metronidazol também é frequentemente dado em doses elevadas.

Nas fases iniciais evita-se a cirurgia, dado que é susceptível de ser mais prejudicial do que benéfica, mas se aumentar a pressão no interior do cérebro esta pode ser necessária para drenar o pus. Nos casos em que o tratamento teve início antes que o paciente entrasse em coma, a taxa de mortalidade é de 5 a 10%.

Disclaimer: As informações contidas neste site não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo seu médico.

Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

E você, já sofreu ou sofre com este problema? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Saiba mais sobre Abscesso.

Referências

http://www.chw.org/display/PPF/DocID/22511/router.asp
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000783.htm

Atualizado em 13 Janeiro 2018

16 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Meu irmão esta com um problema parecido.Uma sinusite cronica causou um coágulo de pus e agora um tumor. Esta sendo tudo tão rapido. Coonseguimos uma cirurgia, semana que vem ja fará a ressonância.

  2. OLÁ , SOU JORNALISTA DA TV RECORD, PROGRAMA DOMINGO ESPETACULAR, ESTOU PRECISANDO DE UMA PESSOA QUE TEVE O PROBLEMA, PARA REPORTAGEM QUE VAI AO AR DOMINGO, AGRADEÇO A ATENÇÃO, VAMOS DIVULGAR O PROBLEMA COM ESPECIALISTAS, TRATAMENTOS E CURAS.

    • Boa noite…meu nome é Taiara e minha filha de 1 ano foi diagnosticada com varios abcessos cerebrais quando tinha 8 meses…fez cirurgia…ficou internadas por 46 dia e hj faz acompanhamento para controle de um pequeno abecesso que ainda ficoy no cerebro e vai ser absorvido sozinho, pena nao ter visto seu comentário antes…fica pra uma proxima.

  3. fiz uma cirurgia de abscesso cerebral faz 7 meses hj estou bem sem sequelas quero saber se tenho q tomar alguns cuidos agr foi por causa de uma sinusite infeccao no nariz posso beber bebida alcoolica tem alguma copisa q estou limitado a fazer?

  4. Eu estou com sintomas de abscesso cerebral como: alteração de visão, dor de cabeça, consciência alterada, ânsia de vômito, lentidão de raciocínio, minha perna tá paralisando e estou me sentindo retardado mas ninguém acredita.

    Estou apavorado e acham que eu estou com sindrome de pânico, já fui em vários médicos e eles falam que eu não tenho nada, fui ao neurologista ontem e pedi pra fazer a tomografia computadorizada, já a fiz e amanhã entregarei ao psquiatra.

    Já que estão me achando que meu problema é psicológico fui encaminhado ao psquiatra, estou deteriorando a cada minuto que passa, só de estar vivo já me surpreendo e espero sair vivo dessa batalha.

  5. Meu filho esta sendo tratado com abscesso cerebral. A medica disse vir da cocaína, uma vez que o mesmo é usuário. pode ser? Ele está com a visão afetada. Por favor me retornem sobre isto.
    Obrigado

  6. achei o abordagem, clara e proveitosa. abracos

  7. Após um desmaio, perda de apetite, sonolência, dor de cabeça foi diagnosticado após uma ressonância magnética um abcesso celebral. Até então para todos os médicos por onde meu neto passou todos diagnosticaram virose. Somente uma médica no hospital do Getulinho em Niterói que na troca de plantões ela solicitou uma ressonância, não acreditando que pudesse ser virose. Abaixo das potentes mãos de Deus, minha família ,e amigos só tem a agradecer a DRª Claudia pela sua visão de águia na área da medicina e a firmeza como profissional, ela conseguiu vaga no hospital do Cérebro no centro do Rio de janeiro, onde foi feito a cirúrgia.

  8. Eu tenho um abscesso no cérebro, parece que vai explodir. Eu não consigo pensar, tá tudo louco não sei o que fazer minha cabeça vai explodir ficar louca tento mexer minha mão esquerda e ela fica falhando não quer me obedecer tá louca. O médico disse que ia operar mas ele tirou férias e não voltou mais não tem médico para me operar não tem médico no Brasil alguém me ajuda não consigo mais falar direito minha língua tá mole ainda consigo escrever com muito esforço mas acho que vou morrer, vão me matar. Minha família me detesta ninguém quer me levar para o hospital, eu não posso ir dirigindo porque não consigo mais não posso pegar ônibus porque não consigo nem ir andando até a rodoviária não posso pegar táxi porque não consigo nem chamá-lo nem explicar para ele para onde quero ir e nem tenho dinheiro. Não tenho amigos, ninguém liga pro meu drama chama alguém eu vou morrer.

    Eu sou físico pesquisador brasileiro formado em universidade federal mas eu fui largado. Me deixam no hospital com os enfermeiros mas nenhum sabe do meu problema direito, eles não podem fazer nada sem o médico. Se eu não for operado em pouco tempo vou morrer com certeza, ajuda ajuda ajuda.

  9. MEU TIO TEVE UM ABSCESSO CEREBRAL,ELE DEMOROU A DIAGNOSTICAR A DOENÇA E QUANDO FOI DIAGNOSTICADO O ABSCESSO JA ESTAVA GRANDE.
    INICIALMENTE ELE FOI TENDO DIFICULDADE COM A FALA POR ELE TOMAR UM REMEDIO CONTROLADO A NOS O MEDICO DISSE Q ERA EFEITO DOS REMEDIOS,DEPOIS ELE PERDEU PARTE DOS MOVIMENTOS FOI QUANDO OS MEDICOS DISSERAM QUE AVIA TIDO UM AVC FOI AI QUE O MEDICO PEDIU UMA TOMOGRAFIA E FOI DIAGNOSTICADO UM ABSCESSO CEREBRAL .QUANDO ELE TAVA QUASE ENTRANDO EM COMA ELE FOI INTERNADO E COMEÇARAM A FAZER UM TRATAMENTO COM ANTI-BIOTICO MAS NÃO ADIANTOU ENTÃO OPITARAM POR UMA DRENAGEM MAS UMA VEZ NÃO ADIANTOU POIS O ABSCESSO TINHA FOMADO UMA CAPSOLA,TENTARAM OUTRA DRENAGEM E INICIARAM O TRATAMENTO COM OUTRO ANTI-BIOTICO MAIS UMA VEZ NADA,,AÍ ENTÃO O MEDICO OPITOU EM TENTAR UM ANTI-BIOTICO MAIS FORTE QUE FEZ COM QUE OS RINS DO MEU TIO PARACE DE FUNCIONAR LEVARAM ELE PARA UMA SALA VERMELHA QUE É QUASE UM CTI POIS NO CTI NÃO AVIA VAGAS,E OS RINS DELE VOLTOU A FUNCIONAR ENTÃO O MEDICO RESOLVEU ABRIR A CABEÇA DELE E OPERAR O ABSCESSO CEREBRAL ESTAVA EM CIMA DA REGIAO MOTORA DELE COM A CIRURGIA ELE PODIA PERDER O MOVIMENTO DE UMA BOA PARTE DO CORPO E MAIOR DIFICULDADE DE FALA ,ENTÃO EMFIM ELE FOI OPERADO SAIU A VAGA PARA ELE NO CTI MAS ELE PEGOU UMA INFECÇÃO NO PULMÃO E COMO ELE JA ESTAVA A TEMPOS TOMANDO ANTIBITICO ELE FALECEU.

  10. Olá, o meu filho tinha 13 anos quando passou por isso no ano passado. Começou com dores de cabeça muito fortes, levei ao médico e foi constatado apenas a sinusite e mandaram embora para casa. Chegando em casa pouco depois ele começou a ter vômitos e perdeu o movimento de uma das pernas, voltei ao hospital e imediatamente pediram para fazer o exame do Líquor, ele foi diagnosticado com Meningite e internado. Depois fizeram tomografia e ressonância, foi ai que constataram o Abcesso Cerebral e na mesma hora encaminharam ele para UTI, lá ele teve convulsões, pois, já estava no estado bastante avançado. Foi feito a primeira cirurgia e drenado o pus, neste caso foi feito Craniotomia Descompressiva (retiraram um pedaço do crânio para que o inchaço do cérebro não comprimisse a região cerebral) e o pedaço do crânio foi guardado no abdômen. Correu tudo bem, ficou mais alguns dias na UTI e depois foi para o quarto. Depois de 10 dias da primeira cirurgia, ele foi submetido a outra, pois, havia ficado pus na parte de trás do cérebro, nesse houve somente a drenagem com um furo no crânio. Ao todo foram 31 dias de internação mais 10 dias de home car , ou seja, o tratamento com os antibióticos intravenosos continuaram em casa. Foi uma batalha muito grande, e graças a Deus foi colocado um Neurocirurgião maravilhoso que como ele mesmo disse, conseguiu salvar a tempo a vida do meu filho. Ele não ficou com sequelas, fez fisioterapia e o movimento da perna voltou ao normal. O abcesso cerebral foi por causa de um sinusite. Em relação ao pedaço do crânio que estava no abdômen, foi recolocado em janeiro deste ano, com 08 parafusos de titânio. Hoje ele leva um vida normalmente, como se nada tivesse acontecido.

  11. Em Outubro de 2011 fiz uma cirurgia de retirada de um abscesso cerbral do tamanho de um ovo de codorna! Senti muitos dos sintomas relatados acima. Mas acho que houve consequencias físicas após a cirurgia: pressão na cabeça, tontura, dormência nas mãos e nos pés e sensações de desmaios…Isso é normal?? Fiz tomorgrafias e nenhum indício do abscesso.

  12. Oi colegas obrigado pelas informacoes que foram muito uteis pare eu perceber melhor oque estava a passar-se com meu irmao. Tenho um irmao de 23 anos k foi operado um abscesso cerebral a 10 dias… Segundo os medicos a cirurgia foi um sucesso conseguiram drenar todo o puz… Agora oque me preocupa e que antes da cirurgia ele perdeu os movimento do lado esquerto (o lado contario do abscesso) e ainda nao recoperrou… Com isso gostaria de saber se ele ficara com alguma sequela? Pois a infeccao afectou uma parte do cerebro, mas ele comunica-se, alimenta-se, mais ainda nao movimenta esses membros…. Obrigado

  13. minha filha cindy hoje estaria viva se nao vc a falta de compentencia do medico pois demorou 1 mes para opera minha filha pois ela foi transferida no começo de janeiro p o hospital com todos os papeis pronto p opera-la mais chegando la esse medico disse que ela ficaria enternada e eu fique esperando e ela foi sim operada mais so em fevereiro quanto estava raspando a cabeça da minhafilha ela entrou em goma no meus braços

  14. quero saber qual e o agente causal mais frequente do abcesso?

  15. Eu tinha um trabalho para entregar no dia 15 e ja era dia 14 ai eu pesquisei e pesquisei e vi Abcesso Cerebral quais os sintomas, trtamento… Tinha tudo que eu precisava…
    Agora eu preciso de trabalho sobre o Alexander Fleming para entregar dia 20…
    Por favor me ajudeeeeem!!!!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *