Como acabar com a caspa

Um dos problemas mais incómodos para homens, mas também mulheres, são aquelas pequenas partículas brancas que caem do cabelo, sujando a roupa e conferindo um ar desmazelado e feio ao seu visual. Se está à procura de uma solução de como acabar com a caspa, então este artigo foi feito a pensar em si.

caspa

Saiba mais sobre o que é e quais as causas por detrás da caspa, e ainda, o melhor tratamento para acabar com o problema. Conheça ainda várias dicas e remédios caseiros úteis no controlo da caspa.

O que é a caspa

A pele do couro cabeludo liberta naturalmente as suas células velhas, num processo de descamação normal em qualquer pessoa. Este processo é fundamental para que ocorra a renovação celular da pele do couro cabeludo, sendo as partículas libertadas demasiado pequenas para serem visíveis e o processo ser notado.

Contudo, em determinados casos, as escamas libertadas são de maiores dimensões, com forma de flocos brancos, aos quais se dá o nome de caspas. A caspa é assim um problema caracterizado pela descamação excessiva da pele do couro cabeludo, que pode trazer associados inflamação e coceira.

Esta descamação excessiva ocorre quando a pele do couro cabeludo fica inflamada (dermatite). Esta forma de caspa é a mais comum, sendo formada pelas típicas películas que depois vão empoeirar e dar um aspeto sujo à roupa nos ombros e na zona do pescoço. Existe ainda outro tipo de caspa, denominada de caspa gordurosa, onde as partículas ficam embebidas em sebo, que depois se vão aderir à raiz dos cabelos e ao couro cabeludo. Este tipo de caspa é geralmente associado à produção excessiva de oleosidade e à dermatite seborreica.

A caspa é um problema que afeta tanto homens, como mulheres, independentemente do seu tipo de cabelo. No entanto, é mais comum em cabelos oleosos que secos. É também um problema mais frequente nos homens, podendo surgir no couro cabeludo, mas também em locais como as sobrancelhas, perto do nariz e na barba.

Causas da caspa

Apesar de ser um problema muito comum, afetando uma parcela bastante relevante da população mundial, na realidade não se conhecem suficientemente bem as causas por detrás da caspa. No entanto, há vários fatores que podem encadear o processo. Estes incluem:

  • suscetibilidade genética;
  • mudanças bruscas de temperatura;
  • pele oleosa;
  • stress;
  • clima seco;
  • alterações hormonais;
  • reações adversas a medicamentos.

A dermatite seborreica é considerada por alguns especialistas como uma possível causa. Contudo, outros afirmam que esta doença não provoca, mas sim intensifica um problema já existente. A caspa é também uma condição que tem associado um problema fúngico, não se sabendo ainda se determinados fungos (Pytirosporum ovale) são causa ou efeito da inflamação do couro cabeludo. Contudo, se nada for feito, estes fungos têm a capacidade de aumentar ainda mais a caspa.

Como acabar com a caspa

No que diz respeito à caspa, o fator mais relevante é mesmo a oleosidade do couro cabeluda. Dessa forma, é natural este problema incidir mais em pessoas com peles oleosas. Apesar de não existir uma cura para o problema há no entanto forma de o amenizar, acabando com a caspa enquanto mantiver determinados cuidados.

No caso dos indivíduos com peles oleosas, o segredo é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso deve lavar diariamente os cabelos com shampoos anticaspa específicos para o seu tipo de cabelo e pele, ou então, shampoos com uma composição que inclua constituintes como o cetoconazol, sulfeto de selênio ou o ciclopirox olamina.

Como exemplos destacamos os seguintes shampoos: shampoo anti caspa da Bio-Médicin, shampoo anti caspa da Ducray, e o shampoo anti-caspa ​Kerium DS.

Caso a caspa seja acompanhada de coceira e inflamação, então existem produtos mais indicados para tratar o problema. Assim, soluções tópicas com composições que incluam ingredientes como corticoides, ácido salicílico e antifúngicos, são as mais úteis para estes casos.

A caspa, quando surge, pode ocorrer de diferentes formas. Com pouca ou muita descamação, com ou sem inflamação, e com ou sem coceira. Assim, a descamação e a coceira podem surgir com intensidades variadas, desde leve a forte. Seja como for, se tem caspa, deverá consultar um médico dermatologista, pois este saberá indicar qual a melhor forma de como acabar com a caspa.

Caspa nos bebês

A caspa não é um problema exclusivo dos mais velhos, já que qualquer pessoa pode sofrer de descamação excessiva desde tenra idade. Nos bebês, a caspa é também um problema normal, provocando a formação da chamada crosta láctea. Contudo, no caso dos bebês, normalmente a caspa não vem acompanhada com coceira.

Para acabar com a caspa nos bebês, não existem shampoos específicos, nem deverá aplicar os utilizados pelos mais crescidos. Assim, se o seu bebê tem caspa, pode aplicar óleo de amêndoas doces ou óleo mineral na raiz do cabelo, penteando-o de seguida com um pente fino. Para finalizar, basta fazer uma lavagem dos cabelos com um shampoo neutro.

Dicas úteis para acabar com a caspa

Existem algumas dicas importantes que vão ajudar a acabar com a caspa, ou então, a prevenir o seu aparecimento. Confira de seguida as nossas dicas:

– Beber por dia no mínimo 1,5 litros de água (a Organização Mundial de Saúde recomenda 1 litro por cada 25 kg no caso das mulheres, e 1 litro por cada 30 kg, no caso dos homens);

– Evitar uma alimentação rica em gorduras. Aliás, uma alimentação saudável e balanceada é um fator positivo na prevenção e na amenização da caspa. Assim, deve privilegiar legumes e frutas frescas, e além dos alimentos gordurosos, deve evitar cítricos, conservas e frutos secos.

– Prevenir situações de stress;

– Não dormir com os cabelos húmidos ou molhados;

– Ao lavar o cabelo, evitar fazê-lo com água muito quente, pois irá retirar toda a oleosidade, e estimular ainda mais a sua produção;

– Evitar o uso de chapéus e bonés;

– Quando tiver coceira, não arranhar ou coçar o couro cabeludo, pois poderá causar feridas e inflamação, aumentando assim a gravidade do problema. Pelo contrário, se precisar mesmo de coçar, massageie com movimentos circulares e suaves com a ponta dos dedos.

Remédios caseiros para ajudar a acabar com a caspa

Além do tratamento específico e das dicas úteis que apresentamos, há ainda remédios caseiros que podem ajudar a acabar com a caspa. Feitos a partir a ervas medicinais, os vários remédios caseiros podem revelar-se bastante eficazes no combate e prevenção da caspa.

Por exemplo, os shampoos naturais, feitos à base de plantas como a salva, o alecrim, o aipo, o tomilho ou o eucalipto, devido às suas propriedades antifúngicas e antisséticas, são muito úteis e um aliado de peso contra a caspa.

Outro remédio caseiro que pode ajudar a acabar com a caspa é o chá de carqueja. Ao promover a limpeza das toxinas do organismo, este chá irá ajudar a complementar o tratamento da caspa. Outro chá com ótimos efeitos no combate à caspa é o chá de alecrim e salva. Contudo, ao contrário do chá de carqueja, este é utilizado para aplicar nos cabelos.

Confira de seguida a receita.

Ingredientes;

– uma colher de chá de folhas de alecrim;

– uma colher de chá de folhas de salva;

– água fervente.

Como preparar:

Depois de a água estar a ferver, encha uma xícara e junte as folhas de alecrim e salva. Após esfriar, deite num recipiente e adicione um pouco do shampoo habitual, misturando muito bem. Depois, faça a lavagem do seu cabelo como habitualmente, mas usando esta mistura. Devido às suas propriedades antisséticas, este remédio caseiro irá ajudar a combater a caspa.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *