Acamados - Arcos de protecção e estribos na cama - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Acamados – Arcos de protecção e estribos na cama

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Acamados – Arcos de protecção e estribos na cama:

O que são?

Os arcos de protecção e os estribos são dispositivos que se fixam à cama para ajudar a evitar lesões na pele e problemas musculares, passíveis de se verificarem em pessoas cujas doenças requeiram uma prolongada permanência na cama.

O que é um arco de protecção?

Um arco de protecção é uma estrutura usada para manter os lençóis e os cobertores afastados de um acamado. Poderá comprar ou alugar vários tipos de arcos de protecção através de um fornecedor de equipamento hospitalar. Alguns cobrem toda a cama, enquanto que outros apenas cobrem os pés. Outros arcos de protecção abrangem apenas um dos lados da cama. Muitos deles possuem uma peça deslizante debaixo do colchão para os manter no lugar. O seu médico ajudá-lo-á a escolher o arco de protecção mais adequado para o seu caso.

Poderá necessitar de um arco de protecção em caso de queimaduras, lesões ou infecções. Um arco de protecção poderá ser-lhe útil se a sua pele estiver sensível ao toque. Ele permite ainda a circulação do ar e ajuda a manter a pele seca.

Siga estes passos para fixar o arco à cama:

Retire os lençóis de cima do acamado. Cuidadosamente, coloque o arco sobre a pessoa. Fixe o arco à cama enrolando pedaços de ligadura de gaze à volta do mesmo. Ate as ligaduras de gaze à estrutura da cama. Coloque o lençol de cima sobre o arco e entale-o debaixo do colchão, aos pés da cama.

O que é um estribo?

Um estribo é um dispositivo colocado ao fundo da cama para manter os pés direitos. Este sistema permite que as plantas dos pés assentem no estribo. Existem diversos tipos de estribos. Alguns têm a forma de um L, podendo outros ser alterados consoante as suas necessidades. Um outro tipo de estribos possui ainda cintas de apoio para evitar que os pés caiam para o lado. Poderá adquirir ou alugar estribos através de um fornecedor de equipamento hospitalar. O seu médico ajudá-lo-á a escolher o estribo mais adequado para o seu caso.

Quando determinada pessoa permanece na cama durante um longo período de tempo, os dedos dos pés correm o risco de se começarem a dobrar. Os pés também podem descair para o lado. O estribo evitará que tal aconteça.

Siga os passos seguintes para colocar o estribo na cama:

Coloque o estribo aos pés da cama criando um L em relação à mesma. Alternativamente, siga as instruções do próprio estribo. Com a pessoa deitada na cama, ajuste o estribo de modo a que os pés do acamado assentem nele. Coloque um cobertor dobrado entre o estribo e os pés da pessoa se não o conseguir ajustar. Revista o estribo com uma toalha ou um cobertor se ele estiver desprotegido.

Coloque uma toalha enrolada ou uma almofada junto de cada pé de forma a que estes não descaiam para o lado. Coloque o lençol superior por cima e por trás do estribo, entalando-o debaixo do colchão.

O que é?

Uma cama hospitalar é uma cama especial que pode ser necessária para tratar de uma pessoa doente. Pode comprar ou alugar, numa casa de equipamentos médicos, uma cama de hospital para ser utilizada em casa. A maioria das camas de hospital parece uma cama gémea feita de peças de metal pesadas. A cama tem suportes laterais amovíveis, que podem ser manuais ou eléctricos. Eléctrico significa que funciona com electricidade para ajustar as posições da cama. Fale com o seu médico sobre o tipo de cama adequado para si.

Porque é que preciso disso?

Uma cama de hospital pode ser necessária se você, ou um familiar, estiver em casa doente ou a recuperar de uma doença. A cama de hospital permite-lhe mudar as posições da cama, como por exemplo levantar a cabeceira. Isto pode ajudá-lo(a) a respirar com maior facilidade. Pode alterar a posição de uma cama eléctrica se premir num botão, sem ser necessário chamar alguém para o(a) ajudar. Uma cama de hospital manual ou eléctrica facilita a tarefa da pessoa que o(a) estiver a ajudar em casa.

Que tipo de cama de hospital deverei utilizar?

Quando estiver a escolher a cama, pense nas necessidades da pessoa que vai utilizar a cama, assim como dos médicos. Existem vários tipos de cama de hospital que pode escolher. Os médicos ajudam-no(a) a escolher a cama mais adequada para si.

Cama de hospital manual:

Com esta cama, para mudar as posições necessita fazê-lo manualmente, utilizando manivelas. Isto significa que terá de ser outra pessoa a ajudá-lo(a), no caso de ser você o(a) doente. As manivelas encontram-se aos pés ou na cabeceira da cama. As camas manuais podem não conseguir adoptar tantas posições como as eléctricas. Existem camas manuais que podem ser elevadas, para facilitar a tarefa dos médicos. Ou, a cama pode ser rebaixada para que possa sair mais facilmente da cama. Uma cama manual pode ser muito difícil de utilizar para uma pessoa que tenha artrite ou problemas nas costas.

Cama de hospital eléctrica:

Uma cama eléctrica tem um motor e um fio eléctrico ligado a uma tomada. Existe um controlo de comando ligado à cama e que parece um controlo remoto de televisão. Cada botão no controlo remoto tem uma imagem que mostra a forma como a cama se irá movimentar quando premir o botão. Muitas pessoas gostam de uma cama eléctrica porque as posições da cama podem ser mudadas facilmente, bastando premir um botão. Esta cama pode ser utilizada em segurança e de uma forma simples, por pessoas com artrite ou com outros problemas.

Que tipo de colchão devo comprar?

Existem muitos tipos de colchões disponíveis para uma cama de hospital. Pode comprar ou alugar o colchão na mesma casa onde comprou ou alugou a cama. Normalmente o colchão vem equipado com uma cobertura à prova de água. Pode precisar de outros acolchoamentos ou acessórios para a cama.

Onde é que devo colocar a cama, e como é que a devo utilizar?

Nem sempre a cama pode ser colocada no quarto da pessoa, pois pode não ser seguro. A segurança é muito importante quando trata de alguém em casa. As sugestões a seguir podem ajudá-lo(a) a colocar e a utilizar em segurança a cama de hospital.

As ideias a seguir ajudam a pessoa a estar mais confortável:

Pode ser mais fácil utilizar um compartimento no primeiro andar, se os quartos em sua casa estiverem no andar de cima.

Coloque a cama num compartimento perto do local onde a família costuma estar, mas de forma a que o doente tenha alguma privacidade. Coloque a cama num local onde haja espaço lateral, para o médico se poder movimentar. Deixe os objectos, como por exemplo a garrafa ou jarro de água, os lenços, a loção para as mãos ou outros objectos pessoais ao alcance da pessoa. Coloque uma mesa-de-cabeceira junto à cama, se for necessário. Coloque um cesto do lixo junto à cama.

Siga os passos a seguir por questões de segurança:

Mantenha as rodas da cama sempre bloqueadas, excepto quando precisar de mudar a cama de lugar. Mantenha os suportes laterais para cima no caso de haver o risco da pessoa cair da cama. Coloque uma campainha e um telefone ao alcance da cama, para que a pessoa possa pedir ajuda se for necessário. Coloque o comando eléctrico num local de fácil acesso a partir da cama, para que a pessoa possa ajustar as posições. Aprenda a utilizar o controlo e pratique as diversas posições, para o caso de precisar de as utilizar durante a noite.

No caso de ser necessário um banquinho ou degraus para os pés para a pessoa poder sair da cama, certifique-se de que esse banco ou degraus são estáveis. Coloque luzes de presença nos locais onde julgue ser necessário, para evitar quedas. Siga as instruções específicas do fabricante para a utilização da cama.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *