Acamados - Como fazer a cama a um doente acamado - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Acamados – Como fazer a cama a um doente acamado

Acamados – Como fazer a cama a um doente acamado?

É mais fácil fazer uma cama quando ela não está ocupada. Manter a cama feita e limpa ajuda a que o acamado se sinta mais confortável. Lençóis limpos e devidamente esticados evitam a formação de encorrilhas no tecido, bem como a formação de escaras.

Como mudar uma cama vazia?

Os passos seguintes ajudá-lo-ão a aprender a mudar os lençóis da cama.

Coloque estes objectos junto à cama:

Lençóis e fronhas limpos. Um lençol extra dobrado ou um resguardo. Luvas, se necessário. Saco de plástico ou saco da lavandaria para os lençóis sujos. Protecções à prova de água. Cobertor. Coberta.

Remoção dos lençóis sujos:

Calce as luvas para evitar um possível contacto com urina, fezes ou outros fluidos orgânicos. Baixe a cabeceira da cama de modo a que esta fique plana, se estiver a mudar uma cama de hospital. Levante a cama até uma altura confortável, como medida de protecção para as suas costas.

Verifique se ficaram alguns objectos pessoais na cama, tais como os óculos, e coloque-os num sítio seguro. Retire as fronhas das almofadas. Tire os lençóis sujos da cama e coloque-os no saco de plástico ou no saco da lavandaria. Não sacuda os lençóis para evitar espalhar os germes.

Fazer a cama:

Faça coincidir a dobra central do lençol de baixo com o meio do colchão. Se o lençol de baixo for de encaixar no colchão, fixe os cantos no lado do colchão mais próximo de si. Se o lençol for normal, prenda a parte de cima sob o colchão e proceda da seguinte forma para os cantos. Levante a ponta do lençol que está no canto do colchão. Segure-a num ângulo a cerca de 30 cm do colchão e forme um triângulo.

Puxe o triângulo com uma mão e, com um dedo da sua outra mão, forme um canto. Pouse em cima da cama a parte do lençol com o triângulo formado. Com ambas as mãos, prenda a ponta do canto debaixo do colchão. Deixe o triângulo cair direito sobre a parte lateral e prenda-o debaixo do colchão. Repita os passos anteriores no outro canto.

Coloque o resguardo (se usado) com a dobra central no meio da cama. Coloque a parte superior deste lençol a cerca de trinta e oito cm da parte superior do colchão. Prenda o resto do resguardo debaixo do colchão, de ambos os lados. Este lençol é usado para mover a pessoa na cama.

Coloque o lençol de cima com a dobra central ao longo do meio da cama. Alinhe a bainha grande do lençol com a parte superior do colchão. Coloque a coberta sobre o lençol de cima, com a dobra central ao longo do meio da cama. Prenda o lençol de cima e a coberta debaixo do colchão, aos pés da cama.

Puxe os lençóis de cima, ao nível dos dedos dos pés, de forma a criar uma dobra de cerca 7,6 cm. Isto dá espaço para a pessoa mexer os pés e evita a formação de escaras ou pé pendente. Mude as fronhas e bata as almofadas.

Depois de mudar a cama:

Trave as rodas da cama se as tiver destravado aquando da mudança da roupa. Baixe a cama o suficiente para que a pessoa se possa deitar de forma segura.

Ajude a pessoa a meter-se novamente na cama e certifique-se de que ela fica numa posição confortável. Se necessário, levante as barras laterais. Ponha os lençóis sujos para lavar. Remova e afaste todos os outros objectos utilizados.

Outras sugestões para instalar a pessoa comodamente na cama:

Certifique-se de que os lençóis são macios e fáceis de lavar. Os lençóis velhos são, geralmente, mais macios do que os novos. Use cobertores e cobertas que não sejam pesados e também fáceis de lavar. Use detergentes suaves para lavar a roupa de cama. Algumas pessoas podem ser alérgicas a certos detergentes e amaciadores utilizados nas lavandarias. Pergunte ao profissional de saúde se isto pode constituir um problema.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.