Acamados - Como fazer a cama com o doente deitado - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Acamados – Como fazer a cama com o doente deitado

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Acamados – Como fazer a cama com o doente deitado?

Fazer uma cama é uma tarefa mais complicada se estiver alguém deitado nela. Poderá ser necessário recorrer à ajuda de alguém para fazer a cama. A manutenção de uma cama asseada e limpa ajuda a pessoa doente a sentir-se mais confortável. Os lençóis limpos e bem esticados na cama de forma a não ficarem enrugados poderão ajudar a evitar o aparecimento de escaras.

De que forma posso mudar uma cama com alguém deitado nela?

Bloqueie as rodas caso seja uma cama de hospital. Se forem utilizados apoios laterais, suba-os do lado contrário ao lado onde estará a trabalhar. Estes passos serão úteis para aprender a mudar uma cama.

Coloque estes objectos perto da cama:

Cobertores lavados e fronhas de almofadas. Um lençol dobrado adicional ou meio lençol adicional. Luvas, se necessário. Saco de plástico ou saco para a roupa suja. Almofadas à prova de água. Cobertores. Colchas. Retirar lençóis sujos e colocar lençóis lavados:. Use luvas para evitar sujar as mãos com urina, fezes ou outros fluídosfluidos corporais.

Baixe a cabeceira da cama de forma a que esta fique nivelada, caso se trate de uma cama de hospital. Eleve a cama até uma posição confortável para proteger as suas costas. Verifique se há objectos pessoais espalhados pela cama, tais como os óculos da pessoa, e coloque-os num local seguro. Peça à pessoa para se deslocar para um dos lados da cama, virada de costas para si. Poderá ser necessário ajudar a pessoa a deslocar-se. Se possível, as costas da pessoa deverão ficar alinhadas com o centro da cama.

Solte o lençol de baixo do colchão, no seu lado. Enrole firmemente o lençol em direcção ao centro da cama e coloque-o por baixo das costas da pessoa. Coloque um lençol limpo com a dobra ao longo do centro da cama. Alinhe a parte inferior do lençol lavado com a base do colchão. Enrole o lençol lavado ao longo das costas da pessoa e prenda-o por baixo das costas.

Enfie uma almofada à prova de água (se for utilizada) por baixo das costas da pessoa. Coloque um meio lençol dobrado e bem apertado por baixo das costas da pessoa. Comece a desdobrar a metade do lençol de baixo lavado do seu lado e prenda-a por baixo do colchão. Se o lençol de baixo estiver bem esticado, prenda os cantos do lençol na parte do colchão mais próxima de si.

Se o lençol estiver curto, prenda a parte superior do lençol sob o colchão e faça o seguinte para unir no canto. Eleve a parte superior saliente do lençol do canto do colchão. Segure-o num ângulo de cerca de 30 cm afastado do colchão e forme um triângulo. Segure esse triângulo com uma mão e com o dedo da outra mão forme um canto. Coloque a parte do lençol com o triângulo em cima da cama.

Utilizando ambas as mão prenda por baixo do colchão o lençol que sobrar junto do canto. Deixe que o triângulo fique direito de lado e prenda-o por baixo do colchão. Repita estes mesmos passos no outro canto. Desdobre a almofada à prova de água no seu lado. Desdobre a metade do meio lençol do seu lado e prenda-o por baixo do colchão.

Certifique-se que o lençol, a almofada e o meio lençol não ficam enrugados. Vire a pessoa para o seu lado sobre os lençóis lavados. Eleve o apoio lateral do seu lado e passe para o outro lado da cama. Baixe o apoio lateral no lado da cama mais próximo de si. Retire os lençóis sujos debaixo da pessoa. Coloque-os no saco da lavandaria bem como as fronhas das almofadas no saco da lavandaria.

Desdobre o lençol de baixo lavado, a almofada e o meio lençol. Coloque os lençóis de forma a não ficarem enrugados e prenda-os sob o colchão do seu lado. Se o lençol de baixo estiver bem, prenda os cantos do lençol no lado do colchão mais próximo de si. Se o lençol de baixo estiver curto, repita os passos executados no outro lado da cama. Mude as fronhas das almofadas e aconchegue as almofadas.

Depois de mudar a cama:

Ajude a pessoa a colocar-se numa posição confortável. Certifique-se que os apoios laterais estão subidos, no caso de serem utilizados. Leve os lençóis sujos para a lavadaria. Retire e leve consigo todos os objectos utilizados.

Outras sugestões para fazer com que a pessoa deitada na cama se sinta confortável:

Os lençóis devem ser macios e fáceis de lavar. Os lençóis velhos costumam ser mais macios do que os novos. Utilize cobertores e colchas que não sejam pesados e também sejam de lavagem fácil. Utilize sabões suaves para lavar os tecidos da cama de forma a evitar irritações cutâneas. Algumas pessoas podem ser alérgicas a determinados detergentes e amaciadores para roupa. Verifique junto do médico se possui algum tipo de alergia.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *