Acamados – Como levantar um doente acamado

Acamados – Como levantar um doente acamado?

Poderá necessitar de tirar uma pessoa da cama como consequência do facto de ela não o conseguir fazer por si própria. Deverá adoptar uma boa postura para evitar magoar-se. Quando precisar de levantar algo, dobre os joelhos em vez de dobrar as costas. Mantenha as costas direitas.

Como preparar-se para tirar a pessoa da cama:

Quando tirar a pessoa da cama, adopte uma boa postura para evitar lesões. Apoie-se nos joelhos e nas pernas para a erguer, em vez de usar as costas. Não torça o corpo enquanto move ou ergue a pessoa que está a deslocar. Mantenha as costas direitas. Dobre sempre os joelhos e a anca ao retirar a pessoa da cama.

Informe a pessoa que a vai tirar da cama. Explique-lhe de que forma o fará. Diga-lhe que terá muito cuidado e que ela não precisa de ter medo.

Coloque ao pé da cama uma cadeira de rodas ou uma cadeira com braços. Se estiver a tentar passar a pessoa para uma cadeira de rodas, comece por travar as rodas. Tal evitará que a cadeira se mova.

Trave as rodas da cama se a pessoa estiver numa cama de hospital. Baixe as grades laterais da cama.

Como tirar a pessoa da cama:

Coloque a pessoa na borda da cama ou ajude-a a colocar-se na borda da cama. Primeiro, dobre os joelhos. Coloque as mãos e os braços debaixo da parte inferior das costas da pessoa e faça-a deslizar para a borda da cama.

Afaste os pés e dobre os joelhos. Desloque as pernas da pessoa para a parte lateral da cama de modo a que caiam sobre a borda da mesma. Coloque as mãos atrás dos ombros da pessoa. Peça-lhe que se levante da cama apoiando-se nos braços, se ela conseguir. Coloque-a numa posição de sentada. Faça-o transferindo o peso do pé que estiver mais próximo da cabeça da pessoa para o seu outro pé.

A pessoa poderá sentir-se tonta ou ter uma sensação de desmaio quando se sentar. Para evitar uma eventual queda, coloque-se de pé e de frente para a pessoa até ela se habituar a estar sentada ou até passar a tontura.

Ajude-a a calçar os chinelos ou os sapatos com solas anti-derrapantes..

Peça à pessoa que tente colocar os pés no chão e que tente pôr-se de pé. Fique junto dela para o caso de ela necessitar do seu apoio.

Poderá precisar de a ajudar a manter-se de pé. Coloque os seus joelhos de cada um dos lados das pernas da pessoa. Afaste os pés e dobre os joelhos. Coloque os braços em torno da cintura da pessoa. Peça-lhe que use as mãos para se erguer da cama. Puxe-a para cima enquanto endireita os joelhos e se levanta.

Gire os pés e o corpo enquanto agarra a pessoa. Ao rodar o corpo, a pessoa também rodará. Ficará, então, na posição correcta para se sentar. Baixe-a e sente-a na cadeira de rodas ou noutro tipo de cadeira, flectindo os seus próprios joelhos e a anca.

A parte inferior das costas da pessoa deverá ficar virada para as costas da cadeira. O tronco deverá estar direito. Os pés deverão estar devidamente apoiados no chão.

Poderá querer colocar almofadas de cada um dos lados da pessoa ou atrás das costas. As almofadas proporcionarão um apoio extra às costas. As almofadas também podem evitar que a pessoa se desloque ou deslize na cadeira.

Poderá colocar um cobertor leve e dobrado à volta da cintura da pessoa. Fixe o cobertor atrás da cadeira. Tal evitará que a pessoa caia ou deslize na cadeira.

Não deixe a pessoa sozinha se ela estiver confusa ou fraca. Se ficar com ela, pode evitar que ela tente levantar-se e uma eventual queda.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 1 Comentário
  1. Claudia Lima dos Santos Reply

    Este site está me ajudando em muitas coisas, pois cuido de minha mãe com Alzheimer e parkinson. Está acamada totalmente, por ser muito obesa. Aí está minha dificuldade, como tirá-la da cama?Gostaria de coloca-la em uma cadeira de rodas, mas ela é muito pesada mesmo. Se puder me ajudar, agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)