Acamados - Como usar arrastadeira ou urinol - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Acamados – Como usar arrastadeira ou urinol

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Acamados – Como usar arrastadeira ou urinol?

O que são?

As arrastadeiras e urinóis são dispositivos que permitem que um doente acamado urine ou evacue. Os homens utilizam a arrastadeira para evacuar mas preferem, geralmente, utilizar um urinol para urinar.

Quantas Vezes se Deve Urinar por Dia: Saiba Tudo

As mulheres preferem, utilizar as arrastadeiras tanto para defecar como para urinar. Mas também existem, urinóis criados especificamente para mulheres.

Porque necessita deles?

Poderá necessitar de utilizar uma arrastadeira ou um urinol devido ao facto de o doente não conseguir caminhar até à casa de banho.

Uma doença, uma lesão ou uma cirurgia constituem algumas razões para não poder caminhar. É importante que urine e evacue regularmente enquanto estiver de cama. Tal ajudará a evitar outros problemas de saúde.

Que tipos de arrastadeiras e urinóis existem?

Existem vários tipos de arrastadeiras e urinóis disponíveis. Alguns são reutilizáveis e outros devem ser eliminados após a sua utilização.

As arrastadeiras e urinóis reutilizáveis, precisam de ser desinfectados. Desinfectar significa lavar com água e sabão e, depois, com um detergente como, por exemplo, lixívia para eliminar os germes.

As arrastadeiras e urinóis podem ser adquiridos junto de um fornecedor de equipamento médico ou numa farmácia.

Como usar uma arrastadeira:

Antes de ajudar determinada pessoa a utilizar uma arrastadeira coloque os seguintes objectos à mão:

Papel higiénico. Uma bacia com água morna. Um ou mais panos absorventes. Toalhas. Luvas de borracha.

Como ajudar alguém a levantar-se e a utilizar a arrastadeira?

Calce as luvas de borracha. Coloque uma protecção resistente à água por baixo da pessoa a fim de proteger a cama contra possíveis derramamentos. Deite água morna na arrastadeira e seque-a. Uma arrastadeira de metal retém o calor. Certifique-se de que ela não está demasiado quente antes de a colocar debaixo da pessoa. Polvilhe com pó de talco o rebordo da arrastadeira para que ela deslize mais facilmente sob a pessoa. Levante ligeiramente a cabeceira da cama, se tal lhe for autorizado pelo profissional de saúde responsável. Peça à pessoa para dobrar os joelhos e apoiar os pés na cama a fim de a ajudar a levantar a parte inferior traseira. Segure a parte inferior traseira da pessoa com uma mão. Com a sua outra mão coloque o rebordo curvo da arrastadeira sob as nádegas da pessoa. Levante um pouco mais a cabeceira da cama para que a pessoa fique na posição sentada. Estar numa posição sentada facilita o acto de evacuar ou urinar.

Se possível, dê privacidade à pessoa. Se ela estiver muito fraca não a deixe sozinha. Quando a pessoa tiver terminado, baixe a cabeceira da cama. Peça-lhe para erguer a parte inferior traseira do corpo. Segure a parte inferior traseira da pessoa com uma mão. Retire cuidadosamente a arrastadeira de debaixo das nádegas com a sua outra mão. Cubra a arrastadeira com uma toalha e coloque-a sobre uma cadeira.

Como ajudar uma pessoa que não consegue erguer a parte inferior traseira a utilizar uma arrastadeira?

Coloque a pessoa de lado. Coloque uma protecção resistente à água sob a parte inferior traseira da pessoa para proteger a cama contra possíveis derramamentos. Coloque a arrastadeira sob as nádegas com uma mão. Enquanto mantém a arrastadeira no lugar, coloque delicadamente a pessoa deitada de costas e sobre a arrastadeira. Levante ligeiramente a cabeceira da cama, se tal lhe for autorizado pelo profissional de saúde responsável. Estar numa posição sentada facilita o acto de evacuar ou urinar.

Se possível, dê privacidade à pessoa. Se ela estiver muito fraca não a deixe sozinha. Quando a pessoa tiver terminado, baixe a cabeceira da cama. Vire a pessoa de lado o suficiente para, cuidadosamente, remover a arrastadeira. Cubra a arrastadeira com uma toalha e coloque-a sobre uma cadeira.

Como limpar a pessoa depois de utilizar a arrastadeira?

Vire delicadamente a pessoa de lado. Comece por limpar a zona entre as pernas com papel higiénico. Reforce, depois, a limpeza com um pano molhado. Se necessário, utilize água e sabonete para limpar devidamente a zona. Se se tratar de uma senhora, certifique-se de que a limpa de frente para trás. Seque a zona entre as pernas. Verifique se a pele apresenta sinais de vermelhidão ou de qualquer outra afecção. Informe o profissional de saúde se encontrar quaisquer escaras. Aplique medicamentos sobre a afecção se receber instruções nesse sentido.

O que é um urinol e como é utilizado?

Um urinol é um recipiente de plástico com uma pega na parte lateral e uma abertura no topo. O urinol para os homens possui uma abertura circular no topo. O urinol para as mulheres possui uma abertura com uma forma oval que encaixa entre as pernas. Siga os passos seguintes para colocar o urinol. Peça à pessoa para colocar o urinol entre as pernas. Calce luvas descartáveis e abra as pernas da pessoa se ela não o conseguir fazer.

Se se tratar de um homem, coloque o pénis na abertura do topo do urinol. Posicione o urinol e segure-o delicadamente enquanto a pessoa urina. Quando a pessoa tiver terminado, remova cuidadosamente o urinol. Limpe delicadamente a pessoa entre as pernas com um pano húmido. Seque a zona.

Que outras zonas se devem limpar?

Dê à pessoa um pano húmido para limpar as mãos quando ela tiver acabado de utilizar a arrastadeira ou o urinol. Leve a arrastadeira ou o urinol para a casa de banho e despeje o conteúdo na sanita. Lave a arrastadeira ou o urinol com água e com a escova da casa de banho. Lave a arrastadeira ou o urinol com água e sabão. Se necessário, lave a arrastadeira ou o urinol com um detergente desinfectante ou uma solução de limpeza. Se necessário, peça ao profissional de saúde que o ajude a escolher o detergente.

Utilize um ambientador, se necessário.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *