Acamados – Escolha do revestimento para colchões

Revisado por Equipe Editorial a 31 de janeiro de 2011 e Atualizado em 13 janeiro 2018

Acamados – Escolha do revestimento para colchões:

O que são?

Os revestimentos para colchões são dispositivos especiais que diminuem a pressão exercida sobre a pele das pessoas acamadas. Apresentam-se, de seguida, 2 tipos de revestimentos.

Revestimento ortopédico e Revestimento de pressão alternada.

O que é um revestimento ortopédico?

Trata-se de um revestimento de espuma semelhante a uma embalagem de ovos. Possui protuberâncias e cavidades que diminuem a pressão exercida sobre a pele. Poderá comprar um revestimento ortopédico através de um fornecedor de equipamento médico.

Siga estes passos para colocar o revestimento ortopédico sobre o colchão:

Peça ajuda, se necessário, para tirar a pessoa da cama. Retire os lençóis da cama. Coloque o revestimento ortopédico sobre o colchão com as protuberâncias viradas para cima. Coloque uma protecção à prova de água debaixo da parte correspondente à região nadegueira do acamado. Tal ajudará a evitar que o revestimento ortopédico se suje com a urina ou as fezes. Cubra o revestimento ortopédico com um lençol. Coloque a pessoa na cama e cubra-a com o lençol e os cobertores.

O que é um revestimento de pressão alternada?

Um revestimento de pressão alternada é colocado na cama debaixo do lençol. É constituído por um plástico macio, dividido em secções que contêm água ou ar. Um revestimento de pressão alternada ajuda a cicatrizar eventuais lesões na pele. O revestimento possui um tubo ligado a uma bomba eléctrica. A bomba enche e esvazia as várias secções do revestimento.

Siga estes passos para colocar o revestimento na cama:

Examine o fio e a ficha e certifique-se de que não estão danificados. Peça ajuda, se necessário, para tirar a pessoa da cama. Retire os lençóis da cama. Coloque o revestimento sobre o colchão, com o lado correcto virado para cima. Coloque o motor num banquinho ou no chão, junto aos tubos do revestimento. Ligue os tubos do revestimento ao motor. Certifique-se de que os tubos não estão torcidos. Ligue o fio a uma tomada eléctrica e ligue o motor. Examine as secções do revestimento e certifique-se de que se estão a encher e a esvaziar correctamente. Cubra o revestimento com o lençol de baixo, deixando alguma folga. Coloque novamente a pessoa na cama e ajude-a a instalar-se comodamente.

Limpe o revestimento com um pano molhado e um detergente suave quando ele se sujar. Seque-o sempre devidamente. Não use álcool para limpar o revestimento. O álcool pode danificar a cobertura de plástico.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *