Acetilcisteína: Bula, para que serve, preço, gravidez, Efeitos secundários, interações, dosagem
Fotos Antes e Depois

Acetilcisteína

Para que serve a Acetilcisteína? Quando inalada pela boca a acetilcisteína é utilizada para ajudar a diluir e soltar o muco nas vias aéreas devido a certas doenças do pulmão (tais como enfisema, bronquite, fibrose pulmonar, fibrose cística, pneumonia e tuberculose). O efeito mucolítico do medicamento ajuda a limpar o muco dos pulmões para que o usuário possa respirar mais facilmente.

acetilcisteína fluimucil

Quando tomada pela boca, a acetilcisteína é utilizada para evitar danos no fígado provocados pela sobredosagem, Intoxicação por paracetamol (acetaminofeno).

Outros usos: Esta matéria contém utilizações do fármaco que não estão aprovados nem listados na bula do medicamento, mas que podem ser prescritos pelo seu profissional de saúde para esse fim. Use este medicamento apenas para tratar as condições listadas nesta seção apenas se tal tiver sido prescrito pelo seu médico.

Este medicamento também pode ser tomado por via oral para evitar danos nos rins devido às tinturas de determinados processos de raios-X (tais como a tomografia computadorizada).

Para mais informações sobre a bula do medicamento, leia o folheto do Infarmed disponível em http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=36370&tipo_doc=fi

Como usar a acetilcisteína

Se você estiver usando este medicamento para tratar a doença de pulmão, inale o medicamento por via oral, conforme o indicado pelo seu médico. O seu médico deverá exemplificar-lhe a forma correta de usar este medicamento. Conheça todas as instruções de preparação e utilização.

Inicialmente poderá notar um ligeiro odor quando respirar pela primeira vez o fármaco. Este odor desaparecerá rapidamente. Se você estiver usando uma máscara para respirar o medicamento, pode notar alguma rigidez em seu rosto após o uso. Lave o rosto com água para remover a viscosidade.

Não misture acetilcisteína com outros medicamentos inalados a menos que tenha sido indicado pelo médico ou farmacêutico.

Se estiver a tomar este medicamento por via oral, tome-o como indicado pelo seu médico. A solução é geralmente misturada com um outro líquido (tal como cola) para diminuir a náusea e vómitos. Beber a medicação dentro de 1 hora depois de a misturar.

Informe o médico se você vomitar dentro de 1 hora depois de tomar a medicação. Você pode precisar de tomar outra dose.

A dosagem usada é baseada na sua condição médica e resposta ao tratamento. Em casos de overdose de paracetamol, a dosagem é baseada no seu peso. Informe o médico se a sua condição não melhorar ou se agravar.

Que doenças trata a acetilcisteína?

A acetilcisteína é utilizada para tratar as seguintes patologias:

Complicações do sistema respiratório devido a fibrose cística; acumulação de uma proteína amilóide em órgãos e tecidos; bronquite; aumento na espessura das secreções do pulmão; alargamento crônico que limita a passagem de ar pelas vias respiratórias; colapso do pulmão causado por uma obstrução mucosa; agente adicional para induzir a anestesia geral; overdose de paracetamol.

A acetilcisteína também pode ser utilizada no tratamento de:

Prevenção de danos nos rins devido a meios de contraste usados em exames; obstrução intestinal no feto ou recém-nascido.

Efeitos secundários

Podem ocorrer náuseas e vômitos. Feridas na boca e muco nasal excessivo no nariz também podem ocorrer se você estiver inalando a medicação por via oral. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se que o médico receitoulhe este medicamento, porque pensou que o benefício para você fosse maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que utilizam este medicamento não têm efeitos secundários graves.

Se estiver a tomar este medicamento por via oral, informe o médico imediatamente se ocorrerem alguns destes efeitos secundários graves, mas pouco prováveis de ocorrer: dor no estômago severa / dor abdominal, fezes pretas ou escuras, vômito que se parece com borra de café.

Se você estiver inalando esta medicação por via oral, procure imediatamente atendimento médico se qualquer destes efeitos secundários graves ocorrer: dor torácica / aperto no peito, dificuldade para respirar.

São raras as reações alérgicas graves a esta droga. No entanto, procure imediatamente atendimento médico se notar quaisquer sintomas de reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, coceira, comichão / inchaço (especialmente da face / língua / garganta), tonturas fortes, dificuldade em respirar.

Esta lista de possíveis efeitos secundários não está completa. Se observar outros efeitos indesejados não listados acima, contacte o médico ou farmacêutico.

Ligue para o 112 em caso de emergência ou para o 217 987 373 para notificar o Infarmed sobre os efeitos secundários do fármaco, ou visite o Portal RAM, em www.infarmed.pt, ou INFARMED, I.P.
Endereço: Parque da Saúde de Lisboa, Av. do Brasil, 53, 1749-004 Lisboa

Enquanto doente tem o direito de notificar às autoridades, diretamente ou através do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro a ocorrência de eventuais efeitos secundários. A notificação contribui para tornar os medicamentos mais seguros. Mais informações cimi@infarmed.pt Tel.: 217 987 373

Em alternativa pode publicar nos comentários quais os efeitos secundários que pretende relatar. Nós encaminhamos a informação à Infarmed.

Lista de efeitos colaterais da acetilcisteína por nível de gravidade

Os seguintes efeitos secundários estão associados à toma da acetilcisteína:

Efeitos secundários pouco frequentes:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva
  • Aumento nas secreções dos pulmões
  • Aperto no peito
  • Problemas respiratórios
  • Pele fria pegajosa
  • sensação pegajosa ao redor da máscara nebulizadora;
  • manchas brancas ou feridas dentro da boca ou lábios;
  • Sonolência
  • Vontade de vomitar
  • Febre
  • Irritação durante a passagem de ar nos pulmões
  • Dolorosa, vermelhidão ou inchaço da boca
  • Corrimento nasal, coriza
  • Dor de garganta
  • Vomitando

Efeitos secundários raros:

  • broncoespasmo
  • Dermatite de contato
  • Tosse com sangue
  • erupção da pele

Precauções, cuidados a ter e contra indicações

Antes de usar acetilcisteína, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela; ou se você tiver quaisquer outras alergias. Esta substância pode conter ingredientes inativos, os quais podem causar reacções alérgicas ou outros problemas de saúde. Fale com o seu farmacêutico para obter mais informações.

Antes de usar o medicamento, informe o médico ou farmacêutico sobre seu historial médico, especialmente em episódios de: asma,  problemas de estômago ou úlcera intestinal.

Durante a Gravidez

Durante a gravidez, este medicamento deve ser utilizado apenas em casos de grande necessidade. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar durante o tratamento. Não se sabe se a acetilcisteína passa para o leite materno ou se ela poderá prejudicar o bebê. Informe o seu médico se você estiver a amamentar um bebê.

Interações

O seu médico ou farmacêutico já conhecem a maioria das possíveis interações medicamentosas. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem antes falar com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre todas as substâncias, ervas medicinais, vitaminas e produtos naturais e medicamentos que você usa de momento.

Não misture esta substância com outros medicamentos no nebulizador quando realizar a inalação da acetilcisteína, a menos que indicado pelo seu médico.

Este medicamento pode interferir com alguns testes laboratoriais (incluindo o exame de urina que verifica os níveis de cetona na urina (Teste de cetonemia), causando resultados falsos. Certifique-se de que o pessoal de laboratório e todos os seus médicos sabem que você usa esta droga.

Elabore uma lista de todos os medicamentos que toma atualmente, e partilhe-a com o seu médico e farmacêutico.

Overdose de Acetilcisteína

Quando houver suspeita de overdose, entre em contato com um centro de informação antiveneno http://www.inem.pt/ciav . Em caso de intoxicação ligue imediatamente para o número 808 250 143.

Não partilhe este medicamento com outras pessoas.

No caso de overdose de paracetamol, devem ser realizadas análises clínicas (no fígado / testes de função renal, medição dos níveis da droga acetaminofeno, níveis de minerais no sangue) periodicamente de forma a acompanhar o seu progresso ou verificar-se possíveis efeitos colaterais. Consulte o seu médico para obter mais detalhes.

Dosagem / Posologia

Xarope pediátrico 20 mg/mL ou granulado 100 mg.

  • Até 3 meses: 20 mg (1 mL), 3 vezes ao dia
  • 3 a 6 meses: 50 mg (2,5 mL), 2 vezes ao dia
  • 6 a 12 meses: 50 mg (2,5 mL), 3 vezes ao dia
  • 1 a 4 anos: 100 mg (5 mL ou 1 envelope de granulado), 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico
  • Acima de 4 anos: 100 mg (5 mL ou 1 envelope de granulado), 3 a 4 vezes ao dia ou a critério médico

Xarope adulto, granulados ou comprimido efervescente, de maneira geral, toma-se 600 mg ao dia ou conforme as seguintes recomendações:

  • Xarope 40 mg/mL: 600 mg (15 mL) 1 vez ao dia, de preferência à noite
  • Granulado 200 mg: (1 envelope) 3 vezes ao dia
  • Granulado D 600 mg: (1 envelope) 1 vez ao dia, de preferência à noite
  • Comprimido efervescente: 600 mg (1 comprimido) 1 vez ao dia, de preferência à noite

Siga todas as instruções sobre a sua receita no rótulo ou folheto da bula. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Não use a inalação acetilcisteína em casa, se não entender completamente todas as instruções que são específicas para o uso deste medicamento.

A solução para inalação pode ser inalada directamente a partir do nebulizador ou com uma máscara protectora, tenda ou máquina de respiração com pressão positiva intermitente (RPPI).

Use apenas o dispositivo inalador fornecido com o medicamento ou você pode não obter a dose correta.

Não coloque este medicamento diretamente em uma câmara de nebulizador aquecida.

Não misture a sua dose de inalação de acetilcisteína até que esteja pronto para utilizar o medicamento. A diluição deve ser utilizada dentro de 1 hora depois de misturada.

A acetilcisteína pode mudar de cor depois de abrir a garrafa. Esta situação é causada por uma reacção química, e não vai afectar de forma alguma o medicamento.

Limpe o nebulizador logo após cada utilização. Os resíduos da inalação podem entupir algumas partes do nebulizador.

Armazene o frasco de inalação fechado (garrafa) à temperatura ambiente, longe da umidade e do calor.

Depois de aberto o frasco de acetilcisteína deve ser armazenado em uma geladeira, e usado dentro de 96 horas (4 dias) após a abertura. Não permita que o medicamento congele.

O que fazer se esquecer de tomar o medicamento

Se estiver a usar a medicação para tratar a doença de pulmão e esquecer de uma dose, Tome a dose logo que se lembrar. Pule a dose se for quase hora da próxima dose. Não use medicamento extra para compensar a dose esquecida.

Se estiver usando o medicamento para tratar a overdose por paracetamol, é importante tomar cada dose tal como indicado. Se você esquecer de uma dose, contacte o seu médico imediatamente para estabelecer uma nova dose.

Armazenamento

Armazenar a acetilcisteína a temperatura ambiente entre os 59-86 graus F (15-30 graus C) longe da luz. Tal como já referido, Depois de abrir o frasco, guarde na geladeira entre 35-46 graus F (2-8 graus C) e use dentro de 96 horas (4 dias). A solução pode mudar para uma cor roxo claro. É uma situação normal e não irá afetar a forma como a droga funciona. Não a armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Nomes comerciais

O medicamento está disponível no mercado em diferentes Marcas, em forma de xarope, xarope infantil, inalador e comprimidos efervescentes, granulado, etc.

Acetilcisteína Azevedos; Acetibisteína Bluval; Acetilcisteína Generis; Acetilcisteína Normal; Acetilcisteína Pharmakern; Acetilcisteína Sandoz; Acetilcistelna ToLife; Cêtussin; Fluimucil; Flumil; Mucolator; Pulmosal, ACC, Mucomyst, Acetadote, Aflux, Fluimucil e Parvolex.

Preço

Os preços do medicamento acetilcisteína variam bastante, dependendo da quantidade, Marca, forma do fármaco e oferta genérica. Veja os preços na tabela listada abaixo.

Acetilcisteína Preço em forma de xarope e comprimidos

Referências

http://app7.infarmed.pt/infomed/
http://app7.infarmed.pt/infomed/download
http://app7.infarmed.pt/

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade