Ácido fólico ajuda a perder peso?

Publicado por Equipe Editorial a 18 de agosto de 2016 - Atualizado em 15 janeiro 2018

O ácido fólico é importante por muitas razões. Tem um papel na quebra dos carboidratos e gorduras, mas isso realmente ajuda você a perder peso?

O ácido fólico, também chamado de folato ou vitamina B9, é encontrado em vegetais verde-escuros, cereais integrais, leguminosas, vegetais de raiz, leite e sementes.

A principal associação do ácido fólico é provavelmente com defeitos congênitos, problemas durante a gravidez e durante o parto.

Em 1998, os produtos de grãos começaram a ser fortalecidos com ácido fólico para ajudar a reduzir o risco de defeitos de nascimento.

perda de peso ácido fólico

Um dos papéis do ácido fólico no organismo está em produzir novo DNA, RNA e novas células do corpo.

Durante a gravidez, este processo é extremamente aumentado, assim ter níveis de ácido fólico suficientes durante a gravidez é importante para a saúde do bebê.

O ácido fólico tem muitas outras funções no corpo, mas ajudar na perda de peso é um deles.

Funções de ácido fólico

Além de ajudar a formar novas células do organismo, o ácido fólico, também é utilizado especificamente para produzir novas células vermelhas do sangue.

Assim, como o ferro e outros nutrientes, a deficiência em ácido fólico podem conduzir a anemia.

O ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12 também ajudam a baixar os níveis de homocisteína no sangue. Altos níveis de homocisteína pode aumentar o risco de doença cardiovascular.

Outra função importante de ácido fólico relaciona-se com a saúde do cérebro.

Os baixos níveis de ácido fólico no sangue e níveis elevados de homocisteína são associados a uma má saúde cognitiva.

O ácido fólico e a omega 3 são bastante benéficos para a função cognitiva.

Garantir níveis mais elevados de ácido fólico e ômega 3 no sangue pode ser vantajoso não só para a saúde cognitiva como também para reduzir risco de demência e depressão.

Todas as vitaminas do complexo B têm um papel em ajudar o corpo a quebrar carboidratos e gordura para obter energia.

São consideradas coenzimas, uma vez que ajudam a “ligar” as enzimas necessárias para os processos metabólicos.

Riscos dos níveis baixos de ácido fólico

Alguns sintomas de não conseguir o ácido fólico suficiente podem incluir: perda de apetite, inflamação da língua, pouco apetite, baixo consumo de energia, nevoeiro mental ou diarreia.

Não garantir as quantidades suficientes de folato pode levar ao desenvolvimente da anemia megaloblástica.

O risco da mulher grávida não obter ácido fólico suficiente aumenta o risco de defeitos de nascimento.

Indivíduos com a síndrome do intestino irritável (IBS), doença celíaca ou outras desordens que afectam a absorção de nutrientes podem estar em risco de não absorver folato suficiente.

O álcool também pode interferir com a absorção de ácido fólico.

O ácido fólico ajuda na perda de peso?

Não existem fortes indícios de que tomar ácido fólico vai ajudar a perder peso. Existem muitos fatores que afetam a regulação do peso e do metabolismo.

Se você começar a tomar um suplemento de ácido fólico, a perda de peso significativa, provavelmente, não vai acontecer só porque você está tomando uma dose de ácido fólico.

Se você tiver deficiência em ácido fólico e começar a acrescentar mais quantidades dessa vitamina na sua dieta ou através de um suplemento, você provavelmente conseguirá reverter os sintomas dos seus baixos níveis de energia.

Desta forma, aumentando os níveis de ácido fólico no organismo que consequentemente aumentam os seus níveis de energia, pode ajudar na perda de peso, porque agora você terá mais energia para se exercitar.

Por vezes, são adicionadas grandes quantidades de vitaminas do complexo B em suplementos para emagrecer ou bebidas energéticas, porque estas vitaminas são usadas para quebrar os hidratos de carbono e a gordura para obtermos energia.

No entanto, ao tomar uma dose elevada de vitaminas do complexo B não significa que o seu metabolismo vai acelerar. O que provavelmente vai acontecer é que o corpo vai excretar as vitaminas B adicionais do corpo que não precisa nesse momento.

As vitaminas do complexo B são solúveis em água e não são prontamente armazenadas no corpo, de modo que elas são excretadas através da urina.

» Conheça também As 21 Melhores Dicas de Emagrecimento para Mulheres

Existe perigo em tomar muito ácido fólico?

Tomar doses elevadas de ácido fólico a partir de alimentos em geral, não é uma preocupação. A ingestão RDA para homens e mulheres acima de 19 anos é de 400 mg e para as mulheres grávidas é de 600 mg.

Se está pensando em tomar um suplemento de ácido fólico, consulte o seu médico primeiro, especialmente se você estiver sob medicação, uma vez que o suplemento de ácido fólico pode interagir com certos suplementos.

Tomar um suplemento de mais de 800 ug poderá ser uma preocupação, uma vez que mascara a deficiência de vitamina B12, que pode afectar o sistema nervoso.

Conclusão

O ácido fólico é importante por muitas razões. Tem um papel na quebra de gorduras e hidratos de carbono para a produção de energia (ajuda o corpo a converter o alimento que você come em glicose), reduz o nível de homocisteína no sangue, produz novo ADN e é necessário para formar novas células no organismo, células vermelhas do sangue especificamente.

Desempenha um papel importante durante a gravidez, e as mulheres grávidas devem se certificar de que estão a ingerir ácido fólico suficiente. O folato é encontrado em verduras, frutas, grãos integrais, legumes e no leite. Ele também é enriquecido em muitos grãos processados.

Emagrecimento

o ácido fólico emagrece

Não existe uma forte ligação entre o ácido fólico e a perda de peso.

Todas as vitaminas e minerais são importantes para a saúde em geral, e todas as vitaminas B são necessárias para os processos metabólicos.

Só porque uma bebida energética ou suplemento para a perda de peso tem altos níveis de vitaminas do complexo B não significa que vai aumentar a taxa metabólica.

Toda a gente precisa diáriamente de 400 microgramas, obtidos preferencialmente através da dieta.

A vitamina é encontrada em grãos fortificados e cereais, folhas verdes escuras, espargos, soja, vegetais de raiz e rim, lima e feijão mungo.

O ácido fólico pode, potencialmente, ajudar a proteger contra doenças cardíacas, perda de audição relacionada com a idade, degeneração macular e depressão.

Para a maioria das pessoas os níveis adequados de ácido fólico podem ser adquiridos a partir de fontes alimentares naturais.

Antes de tomar qualquer suplemento, fale com o seu médico porque um suplemento de ácido fólico pode interferir com determinados medicamentos.

Conheça Os 4 Benefícios do Ácido Fólico Durante a Gravidez