Ácido retinóico envelhece a pele?

Publicado por Equipe Editorial a 12 de dezembro de 2014 - Atualizado em 1 outubro 2018

O ácido retinóico é excelente para tratar a pele, conseguindo promover o seu rejuvenescimento e a eliminação de manchas do acne.

Ácido retinóico pode envelhecer a pele

Contudo, é necessário ter atenção já que quando este produto é utilizado o seu efeito será o inverso, ou seja, o ácido retinóico envelhece a pele.

O uso deste ácido também conhecido como tretinoína deve ser sempre recomendado e controlado por um dermatologista, pois trata-se de um produto que tanto tem efeito muito positivos como pode ter um efeito negativo, dependendo da forma como for utilizado.

Todos os produtos que contêm ácido retinóico devem contar com uma concentração máxima de 0.025% desta substância, caso contrário o ácido retinóico vai envelhecer a pele.

Ainda que o produto tenha a concentração certa do ácido retinóico, para que se possa alcançar efeitos positivos com a sua utilização, há sempre o risco de provocar irritação da pele.

Cuidados necessários ao utilizar ácido retinóico

Creme De Ácido Retinóico

Sempre que ocorrer a sensação de pele irritada, ou se a pele começar a descamar é aconselhável que interrompa o seu uso diário e opte por aplicar o produto com ácido retinóico em dias alternados (dia sim, dia não).

A maioria dos dermatologistas defende que a utilização do ácido retinóico deve ser realizada apenas 3 vezes por semana, sempre durante a noite, o suficiente para conseguir rejuvenescer a pele.

O produto nunca deve ser utilizado em quantidades elevadas, sendo que uma quantidade igual ao tamanho de uma ervilha é suficiente para uma aplicação.

Quando se coloca uma quantidade superior a esta corre-se o risco de irritar a pele, podendo provocar a sua inflamação e causando danos indesejados como manchas e rugas.

PEELING DE ÁCIDO RETINÓICO 20% INTENSO Para Retirar A Pele Morta E Manchas Escuras

Também é importante referir que sempre que se estiver a utilizar este ácido, seja na forma de peeling ou na forma de creme, é essencial utilizar um bom protetor solar durante o dia, de forma a evitar o aparecimento de manchas na pele.

Em conclusão, o ácido retinóico é um produto excelente para combater os sinais de envelhecimento da pele e tratar as cicatrizes do acne, mas tem de ser utilizado com precaução.

Antes e Depois

Fotos Antes E Depois Da Aplicação De Peeling De ácido Retinóico E ácido Glicólico Em Combinação No Tratamento De Cicatrizes De Acne