Afinal, os cremes anti-idade são mesmo eficientes para eliminar rugas?

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 26 de novembro de 2014

Antes de responder à questão inicial, é essencial explicar algumas coisas sobre as rugas. As rugas e linhas de expressão são o resultado da quebra natural da firmeza e elasticidade da pele. Elas são por isso normais com o avançar da idade.

laser erbium antes e depois 2

Com os anos, a capacidade de produção de colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme e elástica, decai naturalmente, levando a que surjam rugas. É por isso normal que as mulheres estejam sempre em cima da última novidade que prometa acabar com as rugas.

Mas afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas? A resposta honesta é não.

Não existem cremes que consigam eliminar as rugas, ou sequer suavizá-las. Assim, qualquer creme anti-idade que prometa acabar com as suas rugas está a fazer propaganda enganosa. Aliás, se realmente existisse um produto assim, não acha que as rugas já não teriam desaparecido dos rostos das mulheres?

Pelo contrário, muitas mulheres continuam a encontrar métodos mais eficientes em procedimentos estéticos, como a cirurgia plástica, ou a toxina botulínica (botox), que não eliminando a ruga, conseguem no entanto minimizá-la.

Para você perceber melhor porque é que nenhum creme anti-idade consegue eliminar as rugas, o ideal mesmo é saber um pouco mais sobre o que é uma ruga e o funcionamento de um creme anti-idade.

Confira ainda algumas soluções mais eficazes no tratamento das rugas, e ainda, várias dicas sobre como prevenir o seu aparecimento.

O que são rugas

Como explicamos em cima, a pele perde naturalmente a firmeza e elasticidade com a idade. Dessa forma, as células da pele tornam-se cada vez mais degradadas, e com a sua morte, abrem-se espaços que não são fechados, pois a velocidade de regeneração da pele é agora muito mais lento. Dessa forma, as rugas são sinais do envelhecimento natural da pele.

Há, claro, outros fatores que podem levar ao seu aparecimento precoce, como a exposição desprotegida e excessiva ao sol e outros elementos naturais, uma alimentação pouco equilibrada, uso de produtos inadequados, o hábito de fumar, entre outros.

As rugas, depois de surgirem, nunca mais desaparecem, podendo apenas ser minimizadas e disfarçadas. Dessa forma, o método mais eficiente para evitar as rugas é a prevenção. Para isso deve ter cuidados que a ajudem a evitar os fatores referidos em cima.

Funcionamento de um creme anti-idade

Os cremes anti-idade, como já foi afirmado em cima, não conseguem eliminar rugas. Aliás, a ruga é algo permanente que pode apenas ser disfarçada. No entanto, isso não significa que estes cremes não tenham a sua utilidade.

As propriedades de um creme anti-idade são sobretudo importantes para manter a pele saudável e bonita, e dessa forma, prevenir o aparecimento das rugas. As propriedades dos cremes anti-idade incluem:

– estimulação da produção de colágeno;

– hidratação da pele;

– rejuvenescimento da pele seca e baça;

– restauração da elasticidade e firmeza da pele;

– retardamento do surgimento natural de rugas;

– uniformização do tom da pele.

Os cremes anti-idade possuem várias substâncias que se acreditam ter uma ação muito importante nas ações referidas. Assim, a maioria destes produtos possui hidroxiácidos (ação rejuvenescedora da pele), ezima Q10 (ação estimulante da produção de células novas na pele), retinol (ação rejuvenescedora da pele), entre outras substâncias. No entanto, não existem ainda estudos científicos que comprovem a eficácia destes cremes.

Como eliminar as rugas?

Infelizmente, não existe ainda um método que permita eliminar de vez as rugas. Contudo, há tratamentos estéticos que ajudam a disfarçar de uma forma muito significativa estas imperfeições, deixando a pele mais jovem e lisa. O método mais eficaz é a cirurgia plástica. Contudo, este procedimento é altamente invasivo, com vários riscos associados.

A toxina botulínica é também um tratamento bastante popular. Através da paralisação dos músculos, as rugas são disfarçadas, pelo menos durante o período de duração do efeito. Este dura entre 6 a 12 meses, ao fim dos quais a toxina botulínica (botox) é reaplicada. Este é um método invasivo e não natural que pode causar o aumento da flacidez dos músculos, devido à atrofia muscular provocada pela paralisação.

Há ainda outros métodos que pode utilizar para suavizar e disfarçar as rugas, tal como o laser co2 fracionado, laser erbium, etc. No entanto, aconselhamos que consulte um médico dermatologista para perceber qual o tratamento mais adequado para si.

Exemplos do laser erbium antes e depois:

Como prevenir as rugas

A forma como você protege e cuida da sua pele diariamente tem um efeito muito importante na prevenção da pele. Além disso, e ainda mais importante, é o seu estilo de vida. Pessoas que tenham uma alimentação saudável têm a pele mais saudável.

É portanto essencial ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação diária balanceada, com a ingestão de muita água (hidratação), um descanso efetivo, e ainda, a prática regular de atividade física. Na alimentação, reforce a sua dieta com alimentos antioxidantes, que irão combater os radicais livres e ajudar a retardar o envelhecimento da pele.

Os cuidados com a pele são também fundamentais. O uso de produtos com protetor solar, e como vimos em cima, de cremes anti-idade, ajudam a manter a pele bonita e saudável, prevenindo o aparecimento das rugas. Outro cuidado que deve ter é a correta limpeza da pele de manhã, mas principalmente à noite. Os resíduos de maquiagem, se mal retirados, podem causar grandes danos à sua pele.

Usar cremes anti-idade

Os cremes anti-idade são, como foi várias vezes repetido neste artigo, úteis na manutenção da saúde da pele e na prevenção do aparecimento das rugas. Dessa forma, a sua utilização terá efeitos bastante benéficos na aparência da sua pele a longo prazo.

Se pretende usar um creme anti-idade, então tem de estar preparada para esperar algum tempo até poder ver resultados evidentes. Um efeito quase automático é o da maciez e da suavidade. Como a pele é hidratada, esta fica mais macia e suave.

Contudo, para poder ver a sua pele com melhor aspeto, muitas vezes é necessário esperar até um mês até os princípios ativos dos cremes fazerem efeito. Os princípios ativos mais comuns são as vitaminas C e E, e ainda, o DMAE (Dimetilaminoetanol).

Para poder sentir os efeitos destes cremes, deve usar o mesmo produto pelo menos durante 3 meses. Se por acaso não sentir qualquer alteração, ou então, aperceber-se de algum efeito secundário, deve parar esse tratamento, mudando de creme. Mas voltamos a deixar bem claro: não existem cremes anti-idade que eliminem rugas, apenas as previnem.

Antes e Depois

De seguida poderá ver algumas imagens antes e depois de alguns tratamentos indicados para rugas: botulínica (botox), laser co2 fracionado, peeling químico, tratamento quadralase, peeling de fenol, peeling de ácido glicólico, laser erbium, peeling profundo, etc.