Água de rosas: 8 Benefícios Incríveis para a Saúde e Beleza da sua Pele

Durante milénios, a água de rosas vem sendo uma substância de extraordinária importância, não apenas na medicina como também cultural, religiosa e até nutricionalmente falando.

Os Benefícios Da água De Rosas Orgânica

O produto é, sem dúvida, a poção mágica da beleza, e extremamente versátil. Se você tem pele oleosa, seca ou mista, a água de rosas pode ser adicionada ao seu regime de beleza.

Apenas deve garantir que compra apenas água de rosas 100% pura, ou seja, a água destilada de rosas sem produtos químicos, o subproduto da produção do óleo de rosa.

O que é e para que serve a água de rosas?

De modo simples, a água de rosas é o produto das pétalas de rosa espremidas em água, liberando assim muitos dos ingredientes ativos dessas flores tão especiais.

Embora, atualmente a água de rosas também seja produzida por um processo de destilação a vapor, a elaboração e o uso desta remontam a uma tradição milenar.

Ao longo da história, as rosas foram consideradas uma das flores mais perfumadas e belas que existem, sendo atribuídas a muitas virtudes.

Essas flores encantadoras e extremamente românticas, contêm inúmeros antioxidantes, compostos voláteis e ácidos orgânicos, dai serem usadas e bastante eficazes como remédio natural.

Sabia que, embora seja bastante conhecida como fragrância de perfumes ou ingrediente de produtos cosméticos, a água de rosas pode ser consumida via oral? Sim!

Ainda nos tempos atuais, essa água é usada de várias maneiras ao redor do mundo, e os seus benefícios para a saúde e beleza são inegáveis.

Muitas das suas propriedades são atribuídas ao seu conteúdo de citronelol, geraniol, linalol, nerol e outros compostos aromáticos e voláteis.

Diferente dos perfumes quimicamente alterados ou não naturais, esta preciosa água perfumada é 100% natural e pode ser uma escolha revolucionária quando usada corretamente.

Como fazer a água de rosas?

água De Rosas

Há milhares de anos, a água de rosas era obtida da forma mais básica – embebendo as pétalas de rosa em água durante um período prolongado.

Este método extrai muitos dos ingredientes ativos e compostos aromáticos presentes nas flores, apenas pela infusão.

Existem alguns processos de destilação a vapor, porém, se deseja destilar de modo natural, em casa, recomendamos abaixo a maneira mais rápida.

Passo 1: Remova as pétalas de 6 a 8 hastes de rosa.

Passo 2: Coloque as pétalas em uma panela grande.

Passo 3: Adicione água ao recipiente, suficiente apenas para cobrir as pétalas. Certifique-se de não adicionar muita água.

Passo 4: Use fogo baixo para aquecer gradualmente a água com as pétalas.

Passo 5: Leve a água a fervura e mantenha por 20 a 30 minutos.

Passo 6: Espere até que as pétalas percam grande parte da cor, adquirindo um tom rosa pálido / branco.

Passo 7: Retire do fogo e coe as pétalas.

Passo 8: Armazene a água de rosas em uma jarra ou garrafa com borrifador, longe da luz direta do sol.

Benefícios para a saúde e beleza da pele

A água de rosas, com as suas incríveis propriedades anti-inflamatórias, ajuda a acalmar a irritação da pele, reduz a vermelhidão, promove o antienvelhecimento, alivia as dores de cabeça e protege contra infecções, dentre outras.

Acalma a Irritação da pele

Se a sua pele está regularmente irritada, pode ser um sinal de inflamação crônica, ou uma condição como a rosácea, psoríase ou eczema.

Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes deste adjuvante podem ajudar a eliminar esse desconforto e acelerar o processo de cicatrização.

Pele oleosa

O composto ajuda a manter o equilíbrio do pH da pele e também controlar o excesso de oleosidade. É sem dúvida um excelente limpador, ajudando na remoção de sujeira acumulada nos poros entupidos e tonificando a pele.

A aplicação do produto após o vapor (após o banho) aperta os capilares, reduz a vermelhidão e as manchas.

Coloque 2 a 3 gotas de água de rosas 100% natural em seus olhos e veja o que acontece!

Mulher Com Olheiras

Se sofre com olheiras, olhos cansados ​​e inflamados – use um algodão com 2 a 3 gotas de água de rosas gelada e aplique no local. Este método ajuda a reduzir o inchaço localizado sob os olhos e acalmar a vermelhidão.

Nota: Compre apenas marcas que garantam um produto puro, 100% natural. A maioria das preparações contêm muitos produtos químicos que não foram testados quanto à segurança nos olhos. Nestes casos existe o risco de reações adversas.

Se o seu objetivo é acalmar os olhos devido a irritação ou olhos secos, o ideal será usar um lubrificante ocular comprado em farmácia. Este produto não é um medicamento, apenas um hidratante para os olhos e não contêm quaisquer produtos químicos nocivos.

Acalma a Vermelhidão da pele

água De Rosas Para Limpar O Rosto

O sistema imunológico atua em todas as partes do corpo, mas em alguns casos, pode ser necessário suprimir essa atividade metabólica – ou torná-la mais eficiente.

Esta água pode ajudar a eliminar o inchaço e a vermelhidão causada pele inflamação, devolvendo à pele do rosto, pescoço ou tórax a sua cor normal.

Removedor de Maquiagem

Testado e aprovado! Este é sem dúvida um dos melhores removedores de maquiagem.

Adicione algumas gotas de óleo de coco à água de rosas colocada numa bolinha de algodão e use-a para limpar o rosto. Limpa e nutre a pele profundamente ao mesmo tempo.

Nota: Esfregue suavemente para evitar irritação na pele.

Previne Infecções

As rosas contêm compostos voláteis conhecidos pelas suas propriedades antibacterianas. Esses compostos fazem da água de rosas uma poderosa ferramenta de proteção do sistema imune, além de prevenir as infecções e patógenos que ataquem o maior órgão do seu corpo, a pele.

Estrias

A mistura de glicerina com o composto funciona como um excelente tonificante para a pele. Ela hidrata para evitar a secura intensa da pele, a rugosidade, a coceira e ajuda na eliminação de estrias.

Para o fazer umedeça uma bola de algodão na mistura e aplique nas áreas com estrias.

Antienvelhecimento

Alguns dos ingredientes ativos encontrados nesta água são de natureza antioxidante, que perseguem os radicais livres e os neutraliza antes que eles possam causar sérios danos à sua saúde.

O uso regular desta água de doce aroma pode ajudar a prevenir a aparência de imperfeições, rugas e manchas da idade (manchas senis).

Melhora o humor

Os compostos aromáticos encontrados na água de rosas foram positivamente associados ao equilíbrio dos níveis hormonais e neurotransmissores no cérebro.

O aroma desta água, seja como fragrância ou em produtos cosméticos, pode ajudar a elevar o humor e aliviar os sintomas associados à depressão. O seu perfume também ajuda no tratamento de dores de cabeça.

Problemas de estômago

O consumo da água de rosas em pequenas doses está associado a uma melhor função digestiva e saúde gastrointestinal. Essa ingestão diária representa uma redução da constipação intestinal (prisão de ventre) e outras condições inflamatórias.

Melhora a Saúde do cabelo

“As propriedades nutritivas e hidratantes do composto, aumentam a qualidade dos cabelos, faz maravilhas como condicionador natural e, revitaliza o seu crescimento.”

Muitas pessoas usam a água de rosas em máscaras capilares. O ingrediente ajuda a aliviar a inflamação no couro cabeludo, responsável por problemas como a caspa e a queda de cabelo.

Além de fortalecer o cabelo, melhorar a textura e o brilho, e ajudar a eliminar as pontas divididas.

Dor de garganta

A natureza anti-inflamatória desta água pode ajudar em casos de problemas respiratórios, aliviando a dor de garganta e controlando a necessidade de tossir.

Isso permite a cicatrização das vias respiratórias, enquanto persegue e combate a infecção subjacente.

Outros Usos

A água de rosas tem sido utilizada de várias formas ao longo da história e ainda encontra inúmeros usos criativos, inclusive como máscara capilar, limpador e tônico facial, removedor de maquiagem, hidratante e pomada antibiótica de uso tópico.

Esta água perfumada pode ser misturada com outros cremes, pomadas e óleos de base (transportadores), chegando a alcançar as camadas mais inferiores da epiderme.

Também é consumida em receitas e preparações culinárias, particularmente, se a água de rosas for alterada. Como exemplo, pode adicionar açúcar, e produzir um maravilhoso xarope de rosa.

Tira manchas do rosto e clareia a pele

Neste caso vamos também recorrer ao Bicarbonato de sódio, um esfoliante maravilhoso que ajuda a remover as células mortas, equilibra os níveis de pH da pele, extremamente importante para uma pele mais uniforme.

Realize uma pasta / mistura com 1-2 colheres de chá de bicarbonato de sódio com água de rosas e aplique no rosto.

Após um minuto, esfregue a pele suavemente em movimentos circulares, usando a ponta dos dedos. Enxague com água morna e seque. Hidrate imediatamente.

Realize este procedimento uma ou duas vezes por semana. Certifique-se de hidratar bem a pele depois de usar o bicarbonato de sódio.

Solução obrigatória para qualquer artista de tatuagem profissional

É usada principalmente para diluir a tinta e criar a sombra perfeita de cinza dependente da tatuagem, permitindo a produção de uma tatuagem única e profissional.

Receitas Caseiras

Tónico Facial Com água De Rosas

Tonificante facial

Os pepinos são ricos em vitamina C e ácido caféico, que, quando aplicados topicamente, ajudam a iluminar e acalmar a pele, além de reduzir o inchaço.

“A arma secreta perfeita para as manhãs”.

Ingredientes: Suco de 1 pepino; ½ xícara de chá verde ou chá branco; ½ xícara de água de rosas orgânica.

Como Fazer: Faça o chá, e deixe esfriar. Em seguida, combine com o suco de pepino e água de rosas e guarde num recipiente hermético.

Esta mistura cria um toner anti-inflamatório perfeito, que acalma a pele, ao mesmo tempo que proporciona um aumento de antioxidantes.

Toner + Óleos Essenciais

Este simples Toner facial caseiro aproveita os poderes calmantes e curadores do hamamélis e da água de rosas, além de oferecer uma mistura extra poderosa de óleos essenciais.

Ingredientes:

  • 1/2 onça (15ml) de água de rosas
  • 1/2 onça (15ml) Hamamelis (Hamamélia)
  • 3 gotas de óleo essencial Immortelle (Helichrysum italicum)
  • 3 gotas de óleo essencial de árvore de chá (Melaleuca alternifolia)
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda

ou:

  • 4 gotas de óleo essencial de Helichrysum
  • 4 gotas de óleo essencial de gerânio (Pelargonium odorantissimum)

Como fazer:

Adicione todos os ingredientes a um frasquinho de 1 onça e misture. Para aplicar basta usar uma bola de algodão e aplicar com cuidado na pele.

Limpador facial com limão

O uso de ingredientes orgânicos é recomendado sempre que possível. Os preços tendem a ser maiores, no entanto, pelo fato de estarem livres de pesticidas prejudiciais, produtos químicos, ingredientes sintéticos, e toxinas, vale a pena pagar um pouco mais.

Ingredientes:

  • Quantidades iguais de água de rosas (comprada ou caseira) e Suco de limão

Precisará de:

  • 1 tigela
  • 1 Garrafa de vidro estéril ou garrafa de plástico
  • 4-5 Bolas de algodão

Use quantidades iguais de água de rosas e suco de limão e adicione a uma tigela. ¼ de xícara de cada um é o suficiente. Misture, e o seu limpador facial está pronto!

Como aplicar: Embora seja uma lavagem facial, não é a melhor opção para usar como removedor de maquiagem.

Passe o algodão por água e esprema para retirar o excesso de água. Este método reduz a textura áspera do algodão e evita irritações na pele.

Antes de começar, comece por umedecer a pele com água morna para abrir os poros.

De seguida adicione uma pequena quantidade da receita realizada a uma bola de algodão e limpe todo o rosto a partir da base do pescoço até à testa.

Se deseja aplicar mais produto, use um novo pedaço de algodão.

Esta lavagem facial é calmante, rejuvenescedora e extremamente refrescante.

Alternativamente, pode aplicar a mistura no rosto liberalmente e deixar atuar durante 15 minutos, ou até secar.

De seguida, limpe com água morna e termine com água fria, para fechar os poros.

Para finalizar, Aplique hidratante.

Dicas: Quando usada diariamente é uma excelente opção para fechar os “grandes” poros abertos.

Remoção de pelos indesejáveis

Usada maioritariamente na Índia e no Paquistão, a mistura de alúmen e água de rosas é uma excelente opção para remover e enfraquecer os pelos do corpo e da face.

Como fazer: Misture 1/2 colher de chá de pedra de alúmen (pedra-ume) e pó a 1 colher de chá de água de rosa pura de alta qualidade (a quantidade necessária para a área dos lábios superiores, por exemplo).

Misture os dois ingredientes até que a maior parte do alumbre seja dissolvido. É difícil dissolvê-lo completamente, então dê o seu melhor.

Pode usar um pincel para misturar e aplicar a solução na pele.

Após cerca de dez minutos, o alume vai secar e transformar-se em pequenos grãos.

Reative novamente a mistura pulverizando a pele com água de rosas e deixe atuar por mais 10 minutos.

Retire o alúmen do rosto com água corrente e limpe a pele com uma toalha seca.

A área depilada deve ser muito bem lavada, especialmente se for no rosto ou perto dos olhos.

Para finalizar, hidrate a pele com óleo de coco orgânico.

Que resultados esperar: cerca de 70% menos pelos no lábio superior, e a necessidade de realizar o procedimento uma única vez a cada dez dias.

Os cabelos que permaneceram, serão mais finos e já não possuíram raízes tão fortes e escuras. Para além disso, a mistura ajuda também a tratar problemas de cabelo encravados.

Sabia que em alguns países africanos e do Médio Oriente, a pedra alumbre é usada para restaurar a virgindade feminina apertando a vagina? Verdade!

Onde comprar?

água De Rosas Pura

O composto biológico tem um preço que ronda os 10 a 15€ e pode ser encontrado em lojas online, farmácias e em qualquer superfície comercial.

Descubra Como Usar o Leite de Rosas para Eliminar a Acne

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *