10 Incríveis Benefícios das Sementes Ajowan (Trachyspermum Ammi) - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

10 Incríveis Benefícios das Sementes Ajowan (Trachyspermum Ammi)

Ajowan (Ajwain) é uma erva bastante utilizada na culinária indiana.

O seu nome científico é Trachyspermum Ammi, e a planta também é conhecida por outros nomes como: alcaravia do Ajowan, erva do Bispo e carom (nome por vezes confundido com carambola).

Sementes Ajowan (Trachyspermum Ami)

Os benefícios mais incríveis das sementes de Ajowan para a saúde são a capacidade de melhorar a aparência do cabelo, otimizar a digestão, intensificar a perda de peso, reduzir o excesso de flatulência e aprimorar a saúde respiratória — entre outras proezas.

Seja na preparação de alimentos ou especificamente voltadas à melhora da saúde, as sementes de Ajowan já são tradicionais há milhares de anos.

O que são as sementes de Ajowan?

Sementes Ajowan (Trachyspermum Ami)

Igualmente conhecida como Ajwain, alcaravia do Ajowan, erva do Bispo e carom em muitas partes do mundo, particularmente na Índia (terra nativa dessas sementes), as sementes de Ajowan são, na verdade, os frutos de uma erva.

Apesar de não serem sementes, esses pequenos frutos são facilmente confundidos devido ao seu tamanho reduzido.

Eles são marrons, ovais e apresentam um sabor ligeiramente amargo — razão pela qual raramente são comidos crus.

No entanto, não há nenhum perigo em ingerir essas sementes cruas, principalmente se você estiver usando-as para os mais variados fins medicinais.

O Ajowan é usado em preparações culinárias na Ásia e Oriente Médio, além de ser frequentemente encontrado na gastronomia internacional — inclusive em cozinhas ocidentais.

Planta Ajowan (Trachyspermum Ami)

Dotadas de sabor extremamente intenso, as sementes de Ajwain podem facilmente dominar o aroma de um prato.

Devido à presença de certos ingredientes ativos, como o timol, essas sementes têm um aroma parecido com o tomilho, e um sabor semelhante ao do regaliz (alcaçuz), anis e orégano.

Para suavizar o sabor amargo e o cheiro dessas sementes, elas costumam ser assadas e desidratadas, fritas ou adicionadas a molhos visando mascarar parcialmente o sabor.

Devido ao incrível óleo essencial que possuem, incluindo variados compostos, como timol, limoneno, pineno e terpineno, as sementes de Ajowan são altamente valiosas para a medicina natural.

Além disso, elas contêm uma pequena quantidade de fibra dietética e vários outros antioxidantes.

Devido à sua crescente popularidade, é importante entender um pouco mais sobre essa erva, além dos potenciais benefícios que ela pode proporcionar à saúde.

Benefícios das sementes de Ajowan para a saúde

Sementes Ajowan (Trachyspermum Ami)

Dentre esses benefícios estão: a melhora da saúde da pele e do cabelo, perda de peso, fortalecimento do sistema imunológico e redução de processos inflamatórios.

Estas sementes também ajudam o sistema respiratório e estimulam o trato digestivo.

Cuidados com os cabelos

Os frutos do Ajowan são um remédio tradicional muito usado por pessoas que apresentam cabelo grisalho precocemente.

Se você adicionar algumas sementes em um copo de água morna e tomá-lo logo pela manhã, o elevado teor antioxidante e mineral do alimento pode ajudar a estimular a saúde capilar, um efeito que contribui para a manutenção de uma aparência jovem.

Perda de peso

Apesar da capacidade do Ajowan em estimular o apetite, elas também têm propriedades laxantes e, por isso, tendem a acelerar o processo digestivo.

Isso ajuda o corpo a absorver os nutrientes e evita o armazenamento excessivo de gordura. Como as sementes podem aumentar significativamente o metabolismo, elas potencializam os esforços voltados à perda de peso.

Além disso, algumas pessoas preferem beber água morna com sementes principalmente após as refeições, o que favorece o emagrecimento.

Auxilia na digestão

Conhecida essencialmente pela ajuda digestiva, as sementes são regularmente consumidas antes ou após as refeições.

Isso melhora a eficiência do intestino e estimula a liberação de suco gástrico. Essas sementes também são úteis para eliminar a constipação intestinal, o que impede a formação de flatulência e cólicas, além de diminuir o risco de úlcera gástrica e câncer colorretal.

Alívio da flatulência

Ao longo de várias gerações, sabe-se que as sementes de Ajowan sempre foram utilizadas para acalmar o estômago e reduzir a acidez intestinal — impedindo a produção excessiva de gases.

A flatulência pode ser um mal estar embaraçoso. Felizmente, o consumo de uma porção dessas sementes após cada refeição produz ótimos resultados.

Aprimoramento da saúde respiratória

O ingrediente ativo das sementes, o timol, possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, tornando-se uma solução ideal para tratar dores de garganta e outras infecções do aparelho respiratório.

Triture as de sementes e, em seguida, misture-as com água para obter um remédio rápido e fácil para aliviar o trato respiratório, tratar tosses e também promover a eliminação de muco e catarro.

Fortalecimento do sistema imunológico

Os óleos essenciais presentes nas sementes do Ajowan têm fortes propriedades antioxidantes e antivirais, que dão um grande impulso ao sistema imunológico.

Se você pretende consumir as sementes cruas, ferva-as em água ou adicione-as trituradas sobre vários pratos ou molhos.

Assim, o timol e o limoneno ajudam a impedir infecções e a afastar patógenos perigosos antes que eles se estabeleçam no organismo.

Prevenção de doenças crônicas

Vários antioxidantes encontrados nos frutos do Ajowan, como terpineno e pineno, estão diretamente relacionados com a redução do estresse oxidativo em certas partes do corpo.

O estresse oxidativo é causado por radicais livres, que são resultantes da respiração celular e podem provocar inflamação e mutação nas células saudáveis.

Consequentemente, este quadro pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, doenças cardíacas e autoimunes.

Embora pequenas, essas sementes costumam gerar um profundo impacto positivo em relação a essas condições de saúde.

Redução dos processos inflamatórios

As propriedades antibióticas e anti-inflamatórias das sementes de Ajowan podem ajudar a aliviar o desconforto e a dor da artrite, além de outras complicações inflamatórias.

Seja nos casos de gota, psoríase, dor nas articulações ou de alguma lesão recente, mergulhar a parte do corpo afetada em água com as sementes pode ajudar a reduzir o inchaço.

Estímulo do desejo sexual

Há evidências casuais de que as sementes são um excelente estimulante do apetite sexual de homens e mulheres.

Eles podem superar problemas de infertilidade, além de aumentarem a libido. As sementes podem aumentar a virilidade dos homens, graças a qualidades afrodisíacas naturais.

A melhor maneira de obter estes benefícios consiste em assar as sementes e, em seguida, adicionar manteiga ou óleo.

Crescimento e desenvolvimento Corporal

Há uma pequena quantidade de proteína encontrada nos frutos do Ajowan, o que pode ajudar a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento de todo o corpo.

Os aminoácidos que formam essas proteínas são essenciais para a criação de células e tecidos do organismo.

Regula o colesterol

Com as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas dessas sementes, você consegue manter o colesterol em equilíbrio e regular.

A fibra alimentar das sementes também ajuda a extirpar o excesso de colesterol, diminuindo o risco de aterosclerose, infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares.

Tratamento de cefaleias

Uma das utilizações mais comuns do Ajowan é na prevenção ou tratamento de cefaleias. Em alguns casos, você nem precisa consumir as sementes, mas simplesmente esmagá-las em um cataplasma e, depois, aplicá-lo na área inflamada ou afetada.

No caso das enxaquecas, a aplicação do cataplasma nas têmporas pode fornecer alívio rápido na dor de cabeça. Ao serem esmagadas, estas liberam timol, um substância importante para diminuir a dor.

» Conheça a Sacha Inchi: a “Semente Mágica”

Efeitos colaterais das sementes de Ajowan

Embora o consumo moderado destas forneça uma série de benefícios para a saúde, a ingestão excessiva pode gerar inúmeros efeitos colaterais, como acidez, indigestão, complicações hemorrágicas e úlceras bucais.

Problemas gastrointestinais – o consumo exagerado de sementes de carambola realmente pode aumentar a acidez do intestino, o que pode acarretar náuseas, vômitos, diarreia, indigestão, flatulência e até mesmo úlceras gástricas.

Hemorragias um dos possíveis efeitos dessas sementes é uma redução da coagulação do sangue. Então, se você sofre de algum distúrbio hemorrágico, é melhor conversar com um médico antes de ingerir essas sementes.

Úlceras bucais – quando muitas sementes de carambola são consumidas ou mastigadas, seus poderosos princípios ativos podem causar inflamação na boca, que podem, inclusive, desenvolver úlceras bucais.

Da mesma forma, se você já teve úlceras na boca, seja muito cauteloso ao consumir essas poderosas sementes.

Problemas de fígado – estudos mostraram que alguns dos compostos orgânicos presentes nas sementes de carambola podem potencializar certas complicações pré-existentes no fígado.

Caso você esteja sofrendo de cirrose, hepatite ou outras doenças hepáticas, fale com um médico antes de acrescentar essas sementes em uma dieta saudável.

(Conheça os benefícios do extrato de semente de uva).

Referências

http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/13859
http://www.tennacadofsci.org/journal/articles/vol75/JTAS75-1-2-38.pdf
http://www.academicjournals.org/journal/JMPR/article-abstract/3AD6A9621755
http://www.informaticsjournals.com/index.php/jnr/article/view/96
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4893422/
https://www.researchgate.net/profile/Ghulam_Shah3/publication/284412025
https://www.researchgate.net/publication/284502532
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0972060X.2014.895178
http://www.ijppsjournal.com/Vol6Issue6/9593.pdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/and.12675/full
https://books.google.com/books?id=C6lYoH8rwywC
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0023643815300815
http://imsear.li.mahidol.ac.th/handle/123456789/175710

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.