Aleitamento Materno Previne Obesidade

Estudos recentemente realizados concluem que o aleitamento materno previne obesidade.

Diversos estudos ao longo dos anos têm sucessivamente comprovado diversas vantagens do aleitamento materno. Desde logo o facto de este ser um leite natural contribui bastante para que possa ser uma excelente base de alimentação para o bebê, ao mesmo tempo que lhe fornece todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

No entanto, comprova-se agora o impacto de prevenção da obesidade deste leite, o que apresenta ainda mais uma nova vantagem.

O que acontece, na prática, é que os bebês possuem um mecanismo de auto-regulação de ingestão energética, que se encontra activo logo desde o nascimento do bebê.

Este mecanismo faz com que o bebê possa treinar, digamos assim, os seus estímulos internos de fome e saciedade. Em idades muito precoces (nos primeiros meses de vida) este mecanismo poderá ser regulado e fazer com que o bebê consiga regular adequadamente as suas necessidades alimentares.

Esta ajuda na regulação da fome e saciedade fica-se a dever ao facto de o leite natural não limitar a variação da quantidade de leite ingerido e não favorecer uma eventual ingestão adicional de leite, já que a quantidade de leite ingerido favorece o trabalho de sucção do bebê, o que não acontece no biberão.

Existem ainda estudos que demonstram que o volume de leite materno que é ingerido e a duração da amamentação se relacionam de forma directa com a quantidade de gordura e hormonas presentes no leite.

Esta capacidade de o bebê aprender desde muito novo a regular correctamente os seus estímulos de fome e sociedade faz com que ao longo de toda a sua vida possa vir a ter hábitos alimentares mais saudáveis, e consequentemente a evitar a ingestão adicional e desnecessária de alimentos e gorduras, que é aquilo que poderá precisamente provocar obesidade.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *