Alergia a Perfumes e Fragrâncias - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Alergia a Perfumes e Fragrâncias

Atualizado em 15 Janeiro 2018

A alergia a perfumes e fragrâncias surge quando ocorre uma reação alérgica após a pulverização do perfume. Geralmente, a referida reação alérgica faz-se notar através do seguinte conjunto de sintomas:

  • Pele avermelhada;
  • Pele irritada;
  • Sensação localizada de desconforto, geralmente produzindo coceira.

Apesar destes sintomas se manifestarem na maioria das pessoas que sofrem de alergia a perfumes e fragrâncias, eles não estão presentes em todos os casos. Este tipo de reação alérgica pode manifestar-se apenas através do surgimento de lágrimas nos olhos, nariz irritado ou tosse.

Alergia a Perfumes e Fragrâncias

Esta alergia é uma reação alérgica geralmente leve, que apesar de causar incómodo não coloca a vida em risco. Devido às suas caraterísticas, é também facilmente identificável, bastando consultar um médico especialista em alergias que deverá realizar os testes habituais com o objetivo de identificar o agente alérgeno.

Sempre que um individuo sabe que sofre de alergia aos perfumes deve esforçar-se por evitar usar todos os produtos que possam produzir uma reação alérgica. Os produtos a evitar incluem: perfumes, colónias, eau de toilette, eau de parfum e cremes perfumados.

Deve também existir um grande cuidado na escolha dos produtos de limpeza pessoal, escolhendo apenas os shampoos, sabonetes e condicionadores que não contenham perfume na sua composição.

Cuidados a Ter Com Outras Formas de Perfume

A alergia aos perfumes não é necessariamente provocada pelo contato do perfume com a pele. Em alguns, a simples presença de perfume no ar pode desencadear a reação alérgica.

Assim, também é importante evitar produtos domésticos de limpeza que possuam perfume na sua composição. Muitos produtos de limpeza são perfumados com essências como óleo de rosas ou geraniol.

Estas essências são conhecidas por provocarem facilmente alergias e por isso devem ser evitados. Quem sofre deste tipo de alergia deve ler atentamente o rótulo dos produtos de limpeza antes de comprá-los.

Como Usar Perfume Evitando Alergias

Quem sofre desta alergia pode utilizar alguns truques para poder “usar perfume”, reduzindo a exposição direta a esta substância. Contudo, é necessário notar que estes truques apenas devem ser utilizados por quem sofre de alergias leves, já que de outra forma, podem não ser suficientes para evitar reações adversas.

Uma possibilidade é pulverizar o perfume na roupa e não diretamente no corpo. Isto deve ser feito, de preferência, ao ar livre e tendo o cuidado de pulverizar o perfume à distância.

É também recomendável que o perfume seja pulverizado na roupa com alguma antecipação. Duas ou três horas antes de vestir a roupa pode bastar para reduzir de forma substancial o risco de sofrer de alergia.

Quando os sintomas de alergia se manifestam durante vários dias consecutivos, o paciente deve consultar um médico.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade