Alergia ao Látex

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 23 de julho de 2014

Uma alergia é uma reação exagerada por parte do organismo ao contato com determinadas substâncias.

alergia ao látex

Uma das substâncias que podem causar uma resposta alérgica é o látex. O látex é uma substância que se encontra em vários produtos e materiais feitos de borracha.

Poderá encontrar látex em produtos como preservativos, luvas de limpeza, luvas cirúrgicas, chupetas, mamadeiras, roupas de lycra, roupa íntima, balões, alguns brinquedos de plástico, entre outros.

A maioria das pessoas não tem qualquer reação ao contato com esta substância, no entanto, algumas pessoas sofrem algumas manifestações e sintomas, causados pela resposta do seu sistema imunitário ao látex.

Sintomas da alergia ao látex

Os sintomas da alergia ao látex incluem geralmente asma, febre, dificuldade em respirar, congestão nasal, espirros, inflamação da língua e da garganta, olhos lacrimejantes, pele avermelhada, coceira, cólicas, diarreia, vómitos, dores de cabeça e subida da tensão arterial.

Em casos onde a alergia é mais intensa, pode mesmo ocorrer perda de consciência ou uma reação anafilática grave. Os sintomas aparecem normalmente logo após a exposição ao látex.

Quem tem maior risco em desenvolver alergia ao látex

Há certas pessoas e profissões que têm uma maior probabilidade em desenvolver alergia ao látex, devido à sua exposição a esta substância. Assim, todas as pessoas que utilizem luvas com látex de uma forma muito regular poderão desenvolver esta alergia.

Médicos e enfermeiros, devido ao contato contínuo com as luvas cirúrgicas, e profissões ligadas à limpeza, devido ao uso frequente com luvas, são dos mais afetados.

Há também pessoas com propensão genética para esta alergia, nomeadamente os indivíduos com alergias a alimentos como o kiwi, figo, abacate, tomate, noz, mamão papaia e banana. Estes têm também maiores chances de desenvolver alergia ao látex.