Alergia nas Mãos

A alergia nas mãos é uma inflamação que ocorre nas mãos devido ao contato com um determinado agente alérgico ou irritativo.

A alergia nas mãos é assim uma dermatite de contato, e que se manifesta especialmente através de coceira e vermelhidão.

eczema nas mãos

Dependendo da reação do seu organismo, os sintomas poderão surgir imediatamente, ou até 12 horas depois do momento de contato.

Em baixo poderá saber mais sobre as causas, sintomas e tratamento para alergia nas mãos.

Causas da alergia nas mãos

Pistáchio causa Alergias e Coceira nas mãos

Algumas pessoas possuem uma hipersensibilidade a determinadas substâncias ou alimentos, e que em caso de contato direto ou ingestão, causam uma reação alérgica por parte do corpo.

A maioria das alergias alimentares são causadas por alimentos, tais como moluscos, amendoim, peixe, ovos, leite, trigo, etc…

São causadas pela falta de uma enzima necessária para digerir esses alimentos, por uma intoxicação alimentar, sensibilidade a determinados aditivos alimentares, estresse recorrente ou devido a uma doença celíaca (um processo frequente de natureza autoimune que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo.

As causas para o aparecimento de alergia nas mãos incluem:

  • produtos de limpeza;
  • detergentes;
  • pulseiras e anéis com níquel;
  • tintas e solventes;
  • tinta utilizada nas tatuagens de henna
  • alergia alimentar (ingestão de determinados alimentos a que a pessoa é alérgica)

Sintomas da alergia nas mãos

Os sintomas da alergia nas mãos são iguais aos sintomas que ocorrem numa dermatite de contato em qualquer ponto da pele.

Assim, os sintomas da alergia nas mãos incluem vermelhidão, inchaço, coceira, e possível descamação da pele.

Dependendo de cada caso, os sintomas podem abranger toda a mão, ou surgir apenas numa parte.

Tratamento para alergia nas mãos

O tratamento habitual para a alergia nas mãos inclui evitar o contato com a substância responsável e aplicar cremes com propriedades calmantes, para reduzir a irritação e aliviar a coceira.

Para prevenir a descamação, aconselha-se também a não lavar as mãos muitas vezes.

Contudo, se a alergia for mais grave e existir inflamação, então o tratamento tem de incluir medicamentos próprios para reduzir a resposta imunitária do organismo e diminuir a inflamação.

Se tem alergia nas mãos com inflamação, então deve consultar um médico dermatologista, que lhe irá prescrever um medicamento tópico anti-inflamatório com corticosteroides.

» Conheça 10 Tratamentos Naturais para se Livrar da Vermelhidão no Rosto

Remédio caseiro para alergia nas mãos

Este remédio caseiro tem propriedades calmantes, que irão ajudar a aliviar a coceira.

Contudo, este remédio deve ser complementar ao tratamento médico, não o substituindo.

Para preparar este remédio caseiro basta esmagar folhas de malva, previamente lavadas, num pano limpo.

Depois, tem apenas de aplicar nas mãos, na região afetada, durante 15 minutos, enxaguando com água fria no fim.

Fotos

Continuação » 10 Remédios Caseiros para Dermatite de Contato

Informações que lhe podem ser Úteis:

Esta matéria tem 26 Comentários
  1. Mafalda Reply

    Olá, Gostaria de saber se a Amupirocina serve para coceira nas mãos, ou se é só para casos de dermatite de contato, obrigado.

  2. Josianeaparecidadecarvalho Reply

    Eu peguei alergia nos dedos quando trabalhei de promotora manipulava alimentos.tipo queijo presunto bacon salsichas etc.minha maos ficou toda destruida usei muitos remedios .com o tempo sumiu parei de trabalha com isso .ai nao voltou mas ai um certo dia voltei a trabalhar com manipulacao de queijos agora voltou de novo ja faz uns cinco meses que to com as mas feias isso da agunia volti e meia ate choro pois e muito aguniante horrivel

  3. Carlos Reply

    Há dois meses vinha tendo fortes reações alérgicas em minhas mãos. Elas coçavam muito, chegavam a pinicar. Não conseguia ficar um tempo sossegado, pois a coceira me incomodava muito. Minhas mãos inchavam e ficavam feridas e cada vez que coçava, a situação só piorava.

    Desenvolvi essa alergia devido ao uso recorente de detergente. Hoje me livrei do problema.

    O primeiro passo foi substituir o detergente pelo sabão de Coco natural, ou sabão de barra mesmo.

    Depois, quando minhas mãos ficavam irritadas, pois o problema não é resolvido rapidamente, eu tomava um antialérgico, um remédio chamado Istamin.

    Tomava uns dois comprimidos de uma vez, já que a coceira era insuportável. As vezes aliviava, outras não.

    Até que em casa tinha um remédio chamado Diclofenaco Potassico, um antinflamatorio. Tomei um comprimido, e me surpreendi, pois aliviou minha coceira em poucos minutos.

    Minhas mãos pararam de coçar por dois dias, então, tomei o último comprimido que tinha na caixa, pois só haviam dois quando a encontrei.

    Uns dias depois, a alegria voltou, de forma mais leve, até que minha mãe falou que tinha uma pomada antiinflamatoria chamada CATAFLAN.

    Passei a pomada, e minha alergia parou na hora. Até hoje não tive mais irritação nas mãos.

    O que fiz? Parei de usar o produto agressor com frequência, no caso, o detergente, tomei um antiinflamatorio, e usei uma pomada antiinflamatoria chamada Cataflan. Usa-la antes de deitar é ótimo.

  4. MARISTELLA Reply

    JA SOFRO HA VINTE ANOS,O REMEDIO E MANTER A PELE
    HIDRATADA, ELA NAO PODE FICAR RESSECADA, EVITAR
    CONTATO COM SUMO DE LIMAO,E PRODUTOS DE LIMPEZA
    TIPO – DETERGENTE,SABAO EM PO,LIQUIDO E BARRA
    PROCURE USAR LUVAS QUANDO MANUZEAR ESSES PRODUTOS SE
    SEGUIR ESTAS REGRAS BASICAS, ALERGIA NAO VAI
    APARECER.JA FIZ ESTE TESTE, NAO ADIANTA INJERIR REMEDIO A BASE DE CORTICOIDE, POIS VAI ARRANJAR OUTRO TIPO DE DOENÇA A (OBESIDADE).

  5. Ingrid Santos Reply

    Eu tenho essa alergia só que em uma mao só já fui a vários médicos dermatologista e nada de solução resolvi tomar benzotacil ele seca e as fferidas somem da mão fica limpinha voltá ao normal em poucos dias depois da aplicação da benzotacil fica a dica pra quem sofre com esse problema

  6. claudete farias de souza Reply

    Faz alguns meses que começou sair umas bolhas bem pequenas nas minhas mãos e coçam muito eu furo elas ai elas ficam manchadas e ficam doendo muito eu não sei o que fazer

  7. Julio Cesar Reply

    Boa Noite gente alégica como eu , gente há algum tempo desenvolve um tipo de elegia que coçava e a pele ficava vermelha cheia de bonhinhas e as vezes ficava muito reseca e se rachando e procurei um dermatologista , o mesmo disse que era (elegia escamosa) e mi passou uma pomada ( LOZAN CETOCONAZO ) pedio para que eu PASSASSE NAS ARIAS AFETADAS Á NOITE E DEPOIS DE 05 MINUTOS LAVASSE COM ÁGUA CORRETE PARA QUE AS OUTRAS ARIAS Ñ FOSSE AFETADAS e pedio´´não´´ usasse de forma nem uma ( água sanitaria, sabão em pó, sabão em barra, detergentes,sabonetes comus ), e mi disse com todas as palavras de hoje por diante você só vai poder usar ( sabonete de recenacido , pompo e jonson cricerinado , para minha supresa acabou o problema , recomendo á todos.

  8. Rafaella Reply

    Eu tbm tenho alergia nas maos q fazem meus dedos coçar e rachar alem disso ficam inchandos e eu não consigo fechar aao direito.Conhecem algum outro método pra aliviar a coceira?

  9. Elizabeth Reply

    Pomada Betacortazol eu recomendo…

  10. claudiomiro garcia soares Reply

    nossa sou pedreiro e trabalho com cal cimento e outros e desenvolvel em meus dedos e metade dos meus braços uma alergia com bolinhas de agua que cosam muito e viram feridas em meus dedos ja estou preocupado porque meus dedos estao ficando brancos da juntas para baixo e quando tomo antialergico meus braços começao a tremer e minhas pernas ficam bambas pareçe que tem alguma coisa me puxando meus braços e depois ficam dormentes esto precisando de ajuda meus amigos nao guento mais esta coseira isso quando nao racha e parece que esta rasgando a carne

  11. Conceição de Maria Reply

    Oi, tenho alergia nas mãos ja fui a vários médicos dermatologistas e alergistas cada um diz que isso e aquilo e muitos remédios sem efeito , não sei mais o que fazer.

  12. Luiz Cláudio Reply

    Boa tarde !
    Estou com as minhas mãos , toda ressecadas e rachadas bom fui ao médico e foi passado várias pomadas e usei por 25 dias e não deu jeito melhorou mais voltou tudo de novo , queria uma solução e se alguém souber entre em contato com o meu zap …… 979945718
    Obrigado !!

  13. Adilso concatto Reply

    Eu tive uma alergia nas mãos que se alastrou para as virilhas e nos pés, cosava muito entam fui me benzer e o benzedor me reseitou uma pomada (TEFIN)
    Me benzi 3 dias e passei a pomada no 3 dia ja tinha sumido tudo quase em uma semana tava praticamente curado.. Sofri quase 2 anos com esse alergia hojo ja faz 3 anos que nunca mais tive!! Espero ter ajudado..

  14. Carlos Reply

    No meu caso aparece pequenos cortes nos dedos da mão, depois fica aspero e seco

  15. francisco c. l. sousa Reply

    Eu tenho alergias nas mão, ja passei por dermatologistas e usei varios tipos de pomadas, a unica pomada que realmente resultou foi propiosol pomada 0,5mg, mais deve descobrir o que está causando a alergia se não a pomada não vai curar se não descobrir a pomada so faz aliviar ok.

  16. Silvania Sousa Reply

    Eu também sofro com esse problema a 10 anos já usei vários remédios e nada, o único remédio que ainda alivia um pouco e o creme para as mãos da “Neutrogena”

  17. cleusa Reply

    Ola! tenha alergia nas mãos e só aparecem no período de inverno, faz pequenas bolinhas depois vai espalhando, ainda não achei nada que resolva.

  18. Carla beatris henn Reply

    Olá pessoal! Eu também sofro desse mal nas mãos á algum tempo, é horrível, já usei pomada trok, betametasona etc… melhora um tempo e volta, creio que também tem a ver com stress, e eu sou massoterapeuta, então para mim é terrível, preciso trabalhar, já parei de atender 2 vezes na profissão, mesmo assim dava alergia nas mãos, não sei o que fazer e usar.

    Queria descobrir algo que resolvesse com esse sofrimento.

  19. Sara Reply

    Usem pomada Topison e nao molhem as mãos o tempo todo. eu tenho isso 🙁

  20. Juliara Reply

    Gostaria de compartilhar com quem sofre de dermatite atópica, assim como eu, que sofro a 19 anos, que isso não tem cura. Somente Deus pode curar e só Ele sabe o meu sofrimento.
    Tenho ferimentos por toda pele, principalmente mãos e pés. Já usei todos os medicamentos que vocês imaginarem. Pomadas, cremes, xaropes, comprimidos…. enfim, de nada adiantou.
    Só sei que é horrível. As pessoas te rejeitarem e sentir nojo de você. Pra quem não conhece sobre dermatite, quando vê as feridas, realmente pensam que é algo contagioso. Só quem tem vai me entender.
    Estou no aguardo pela minha cura. Uma vez que essa é a única alternativa: intervenção divina. Nada melhora isso, sou prova viva….

  21. Ju Reply

    Gente, tenho alergia de produtos de limpeza serissima. O médico me receitou a pomada Advantan e Trok-N. Estão funcionando. Uso luvas e passo óleo de sementes de uva antes de por a luva. Acho q não tem cura. Se souberem de alguma coisa diferente, me digam, por favor!!! Preciso muito. Vou tentar a malva…

  22. wallyson carvalho silva Reply

    Bom dia, queria uma ajuda pq já passei todos os tipos de pomada nas minhas mãos e não resolvem nada, aí queria saber se podem me ajudar com algumas sugestões de remédios caseiros. ????

  23. jose jean de souza camilo Reply

    se vcs quizerem mais foto eu mando…

  24. jose jean de souza camilo Reply

    gostei muito desse site,gostaria de expor minha situação: a 1 ano e 5 meses tenho sofrido com uma elergia nas maos, já troquei de dermatologista 5 vezes e ate o momento não conseguir encontrar o remédio certo todo e qualquer remedio de corticoide que existe ja usei e ate o momento nada. Por favor se poderem mi ajudar entrar em contato já estou desesperado com essa situação 75-99754197 falar com jean. mi ajudem por favor…..

  25. jose jean de souza camilo Reply

    gente a dermatite que parece não ter cura mi ajude 75-99754197

  26. jose jean de souza camilo Reply

    gostei muito desse site,gostaria de expor minha situação: a 1 ano e 5 meses tenho sofrido com uma elergia nas maos, já troquei de dermatologista 5 vezes e ate o momento não conseguir encontrar o remédio certo todo e qualquer remedio de corticoide que existe ja usei e ate o momento nada. Por favor se poderem mi ajudar entrar em contato já estou desesperado com essa situação 75-99754197 falar com jean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Filipe