Alergia no Bebê

Quando um bebê faz uma reação alérgica, inicialmente é difícil perceber qual o agente que ativou essa resposta do sistema imunitário da criança.

Há diversos agentes alérgicos, desde alimentos, produtos de higiene, temperatura, e até, pelos de animais, entre outros.

assaduras em bebe

Apenas relacionando as crises alérgicas com algum fator presente em todas é que se consegue descobrir qual o agente responsável.

Neste artigo pode saber o que fazer em caso de alergia no bebê, e ainda, saber mais sobre algumas alergias muito comuns nesta idade.

Alergia no bebê – o que fazer

Como referimos em cima, uma alergia no bebê pode ter diversas causas, sendo por isso fundamental saber qual a origem da reação alérgica.

Por exemplo, se está a fazer alergia na pele, então deve trocar os produtos de higiene, um de cada vez, até perceber qual o responsável.

Na alimentação o método é o mesmo. Retira os alimentos da dieta do seu filho, um de cada vez, até perceber a qual ele é alérgico.

Depois de identificado o agente alérgico, deve deixar de usar esse elemento. Adicionalmente deve também consultar o médico pediatra, pois ele poderá prescrever um tratamento à base de medicamentos corticoides ou anti-histamínicos.

Se o seu filho apresentar alguma alergia durante o primeiro ano de vida, ele poderá apresentar outras alergias. Assim, depois de fazer um ano, o pediatra pode pedir que o bebê realize testes específicos para verificar a que agentes é alérgico.

Alergia alimentar no bebê

Uma alergia alimentar normalmente manifesta-se no bebê através do aparecimento de manchas inchadas e avermelhadas por todo o corpo.

Nalguns casos, estas manchas podem aparecer nos ouvidos, provocando dor.

Há também outros sintomas que podem surgir em caso de alergia alimentar no bebê, como problemas respiratórios (dificuldade em respirar e nariz congestionado) e problemas digestivos (gases, diarreia e vómitos).

Alergia na pele do bebê

Quando a alergia é causada pelo contato da pele do bebê com produtos de higiene, como cremes hidratantes, shampoos, ou até mesmo produtos de limpeza da roupa, essa reação manifesta-se através do aparecimento de pele seca ou escamosa, coceira e manchas vermelhas.

Nalguns casos podem mesmo formar-se pequenas bolhas da pele.

Conheça os Óleos Essenciais Seguros para Bebês

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *