Alergia nos Olhos

A alergia nos olhos é uma inflamação causada por uma reação do sistema imunitário do organismo humano a uma determinada substância.

alergia nos olhos

Esta inflamação nos olhos irá provocar ardor, vermelhidão e inchaço nos olhos, obrigando-os a lacrimejar constantemente. Sendo uma reação alérgica, ela é desencadeada por uma substância, geralmente inofensiva para a maioria das pessoas.

Esta substância, denominada de agente alérgico, pode ser pó, pólen, pelos de cães e gatos, e até mesmo determinados alimentos. Contudo, esta reação pode também ser desencadeada pelo vento, cremes de rosto, alguma maquiagem, ou até pequenos micróbios.

Geralmente, depois de impedir o contato dos olhos com esse agente alérgico, e com uma correta limpeza, a alergia nos olhos não causa lesões irreversíveis e tende a desaparecer.

De seguida conheça os vários sintomas da alergia dos olhos, em que consiste o tratamento, e ainda, algumas considerações sobre a alergia nos olhos em bebês.

Sintomas de alergia nos olhos

Sendo uma alergia nos olhos, é nestes órgãos que os sintomas se vão manifestar. Contudo, alguns destes sintomas podem aparecer à volta dos olhos e nas pálpebras. Os sintomas de alergia nos olhos incluem olhos vermelhos, inchados, lacrimejantes e com ardência. Geralmente, esta combinação de sintomas provoca coceira nessa zona.

Tratamento para alergia nos olhos

O tratamento para alergia nos olhos será composto essencialmente por duas partes: o afastamento do agente alérgico e a limpeza dos olhos. A limpeza dos olhos deve ser feita com soro fisiológico, ou simplesmente com água. Adicionalmente pode usar um colírio antialérgico, para aliviar os sintomas.

Pode também aplicar lágrimas artificiais, que irão diminuir a irritação nos olhos e proteger a sua superfície. Caso você tenha conjuntivite alérgica, o médico oftalmologista irá prescrever medicamentos à base de corticosteroides.

Alergia nos olhos em bebês

Caso os sintomas atrás mencionados apareçam no seu bebê, então é importante levá-lo logo que possível ao seu médico pediatra. Estes sintomas podem ser sinal de conjuntivite, sendo portanto fundamental iniciar o seu tratamento o mais depressa possível, caso se confirme.

Artigo Útil:

Tratamento para alergia nos olhos

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Filipe