Alexandra Leite - Antes e depois e Biografia
Fotos Antes e Depois

Alexandra Leite

Alexandra Sancho Brito Leite, ou simplesmente Alexandra Leite, nasceu em Lisboa, no ano de 1961 e iniciou a sua carreira cinematográfica aos 27 anos, em 1988, participando no filme Voltar, de Joaquim Leitão. O seu interesse pelas artes começou a revelar-se em 1980, altura em que participou no workshop, “Projetos e Progestos, oficina de interação criativa”, ministrado por Alberto Carneiro, em Coimbra.

Alexandra Leite Antes e depois (1993 e hoje)

A sua formação expandiu-se para a área musical em 1985, quando frequentou a Academia dos Amadores de Música, no mesmo ano realizou ainda o Curso de Harmonia, de Fernando Lopes Graça. Mais tarde, em 2000 frequentou o Workshop “Corpo e Voz”, orientado por Polina Climovitskaya.

Fugindo ao percurso normal dos actores em Portugal, Alexandra Leite começou pelo cinema, mais propriamente, pelo filme “Voltar”, de Joaquim Leitão. Neste telefilme de 1988, Alexandra representou o papel de Teresa e contracenou com aquele que viria a ser o seu marido, o cantor Rui Reininho.

No mesmo ano participou no filme “Meia Noite” do realizador Vítor Gonçalves. Do elenco faziam parte grandes nomes do cinema português como Fernando José Oliveira, Canto e Castro, Miguel Guilherme, Rogério Samora, Alexandra Lencastre, Vítor Norte, Virgílio Castelo. No ano seguinte, em 1989, participou no filme destinado à televisão, “Dulcineia”. Uma produção para a RTP, dirigida por Artur Ramos.

Em 1991, participou numa produção francesa “Duplex”, onde teve uma pequena participação como dona de casa. No mesmo ano, seria uma das estrelas do telefilme nacional Retrato de uma Família Portuguesa, no qual interpretou o papel de Júlia Vaz Botelho.

Seguiram-se duas pequenas participações numa série alemã “Peter Strohm” e numa série francesa “Coup de foudre”. Em 2002, voltou às longas metragens nacionais, interpretando o papel de Guida, na produção Terra Fria, uma drama amoroso centrado na vida em Trás-os-Montes. Do elenco faziam parte outros nomes consagrados como Joaquim de Almeida e Ana Bustorff.

Em 1993, foi convidada a integrar o elenco da série inglesa da BBC “One Foot in the Grave”, num episódio gravado no Algarve. Depois de várias participações em filmes e séries, chegou finalmente a primeira participação numa telenovela. “Telhados de Vidro”, criada por Rosa Lobato de Faria, foi transmitida em 1993 e em 1994, no horário nobre da TVI. Alexandra desempenhou o papel de Helena Sardi.

Seguiram-se duas participações em programas de comédia, “Desculpem Qualquer Coisinha”, com Io Apolloni, João Baião, Ana Bola, Ana Bustorff e Victor de Sousa. E no ano seguinte, “Tudo ao Molho e Fé em Deus”, contracenando com Diogo Infante, Ana Bustorff, Igor Sampaio, Alexandra Lencastre e José Pedro Gomes.

Começou em 2005, a aventura televisiva que lhe daria mais popularidade, “Os Malucos do Riso”. Está série de comédia da SIC, composta por números sketches, teve no ar durante 10 anos e Alexandra Leite foi uma das atrizes habituais do elenco.

Entre 1995 e 1997, Alexandra participou na popular série da RTP, “A Mulher do Sr. Ministro”, tendo participado num total de 31 episódios. Em 1997, participou num episódio da série “Não Há Duas Sem Três. No mesmo ano regressou às telenovelas da RTP, participando em “A Grande Aposta”. No elenco da novela, destacavam-se nomes como Armando Cortez, Isabel de Castro e Virgilio Castelo.

Em 1998, continuou com uma forte ligação à comédia, vestindo a pele de “Catarina”, em “Uma Casa em Fanicos”. Esta série produzida pela Multicena para a RTP, contava com Nicolau Breyner, Lia Gama, Anita Guerreiro, Sandra Cóias e Heitor Lourenço, entre outros. Teve participações curtas e esporádicas em episódios das séries “Médico de Família” e “O Fura-Vidas”.

Na telenovela “Nunca Digas Adeus”, transmitida na TVI , entre 2001 e 2002 e produzida pela NBP, desempenhou o papel de Becas. Ainda em 2001, foi uma das protagonistas de “Mais Tarde”, um telefilme da SIC, onde contracenou com Margarida Marinho, Rogério Samora e Paulo Matos. No mesmo ano, participou no filme “Camarate”, sobre o acidente que vitimou o antigo Primeiro-Ministro de Portugal, Sá Carneiro.

Em 2002, participou em episódios das séries “Camilo, o Pendura” e “O Bairro da Fonte”. Entre 2003 e 2005, participou na longa telenovela da SIC, “O Jogo”, em que assumiu a personagem “Constança”. Durante esse período, ainda assumiu diversas participações em séries como “Maré Alta”, “Inspector Max”, “Até Amanhã, Camaradas” e “Os Malucos nas Arábias”.

Alexandra Leite voltou às novelas da TVI com “Mundo Meu”, uma produção Fealmar e NBPP, que esteve em exibição durante 2005 e 2006. Em 2008, participou em “Casos da Vida” na TVI e em “Ainda Bem que Apareceste”, na RTP. No mesmo ano, fez parte do elenco de “A Outra”, mais uma telenovela da TVI. Logo depois, seria uma personagem em destaque, em nova telenovela da TVI, “Feitiço de Amor”. Esta nova produção da NBP, alcançaria um considerável sucesso e manteve-se no ar durante 344 episódios.

Alexandra Leite encontra-se agora de volta aos ecrãs da TVI, no papel de uma professora na nona temporada dos “Morangos Com Açúcar”. Recorde-se que a atriz já tinha participado nesta série juvenil, na sua quarta época. Deu-se assim o regresso, às lides televisivas, após dois anos de ausência. Alexandra Leite declarou em entrevistas, que “se sentia gorda”, mas após perder 12 quilos, sentiu-se preparada para regressar.

A experiente atriz, já fez soar várias vezes a sua voz em defesa dos jovens atores dos “Morangos Com Açúcar”, defendendo o valor do seu trabalho e a importância da série, como palco de aprendizagem para os atores mais novos. Alexandra Leite foi casada com o conhecido músico Rui Reininho, vocalista dos GNR, com quem tem um filho. Encontra-se atualmente divorciada.

Para além da sua atividade profissional, Alexandra Leite tem mostrado uma participação ativa. Em 2007, apoiou publicamente a candidatura de Helena Roseta à Câmara Municipal de Lisboa.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade