Algália (Sonda de Foley)

Algália (Sonda de Foley): Como Colocar

O que é?

Uma sonda de Foley (algália) é um tubo de borracha fino dotado de um balão na extremidade. A extremidade do tubo é introduzida na uretra e delicadamente pressionada para dentro da bexiga.

A uretra é o tubo que une o exterior do organismo ao interior da bexiga. A bexiga é o local onde a urina é armazenada. A sonda esvazia a bexiga para que não tenha de usar uma arrastadeira ou a sanita.

O balão posicionado na extremidade da sonda retém a urina dentro da bexiga. A sonda de Foley encontra-se ligada a um tubo de plástico que conduz a um saco. A urina permanece no saco até ser despejada na sanita.

Como deve tratar da sonda de Foley?

Reúna tudo o que necessita:

Água morna, sabão, pano absorvente e toalha de rosto. Protecção à prova de água ou toalha de banho. Correia para sonda de aplicação na perna, alfinete de segurança ou fita adesiva hipoalergénica.

É menos provável que esta fita adesiva lhe irrite a pele. Coloque a protecção à prova de água ou a toalha de banho debaixo de si. Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a sonda. Limpe a zona em torno da sonda.

Delicadamente, comece a lavar o meato com um pano limpo, sabão e água morna. O meato é a abertura da uretra. Continue a lavar em círculos, afastando-se do meato. Tal ajuda a evitar que os germes sejam deslocados do ânus para a uretra.

Segure na extremidade do tubo da sonda para evitar puxá-lo aquando da limpeza. Lave a sonda e remova quaisquer vestígios de sangue ou de outros materiais.

Quando terminar a limpeza da sonda, lave a zona em torno do ânus. Deite o pano para lavar e não a volte a utilizar sem o lavar previamente. Enxagúe e seque suavemente com uma toalha.

Com a fita adesiva, fixe a sonda à coxa ou utilize um alfinete de segurança para o fixar ao lençol ou à bata. Tal evitará que a sonda seja esticada e, possivelmente, arrancada. Certifique-se de que o alfinete de segurança contorna o tubo e que não o perfura.

Dê alguma folga ao tubo para que a sonda não seja puxada enquanto move a perna ou, então, peça ao médico uma correia para sondas, de aplicação na perna. Poderá utilizá-la em vez da fita adesiva para não irritar a pele.

Como evitar infecções?

Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a sonda. Limpe a zona em torno da sonda pelo menos uma vez por dia da forma descrita anteriormente. Esvazie o saco da urina quando este estiver 2/3 cheio ou de oito em oito horas, se ele for de maiores dimensões.

Se tiver um saco mais pequeno, esvazie-o a cada três ou quatro horas. É importante seguir estes passos, ao esvaziar o saco da urina, a fim de evitar infecções:

Coloque um recipiente grande de plástico ou metal no chão, ao lado da cadeira, ou segure no saco da urina sobre a sanita.

Remova o tubo de descarga da respectiva manga, no fundo do saco da urina, sem tocar na ponta. Abra a válvula de deslizamento do tubo.

Despeje a urina do saco para o recipiente ou para a sanita. Não deixe o tubo tocar em nada.

Limpe a extremidade do tubo de descarga com Betadine® quando o saco estiver vazio. Tenha cuidado ao usar o Betadine®. Este desinfectante pode deixar manchas. Feche a válvula de deslizamento e coloque o tubo de descarga na respectiva manga, no fundo do saco da urina.

Anote a quantidade de urina que estava no saco, se os médicos lhe pedirem para manter esse registo. Lave o seu saco da urina com água e sabão pelo menos uma vez por semana, se o reutilizar. Adquira um saco da urina novo ou limpo dotado do respectivo tubo.

Coloque um grampo na sonda de Foley, na junta de ligação com o tubo do saco da urina. Solte o saco velho e una a sonda de Foley ao saco novo. Retire o grampo. Enxagúe o saco velho com água morna.

Encha o saco com uma parte de vinagre para três partes de água da torneira. Deixe o saco repousar com a água e o vinagre dentro dele durante trinta minutos. Esvazie, enxagúe e deixe o saco secar ao ar.

Quando o saco estiver seco, coloque-o num saco de plástico limpo até à próxima utilização. Não desengate a sonda do saco da urina, excepto quando necessitar de o limpar ou de colocar um saco novo.

Mantenha o saco da urina abaixo do nível da bexiga. Tal evitará que a urina flua para trás, para a bexiga, a partir do tubo e do saco da urina. Esse retorno da urina pode provocar uma infecção.

Nunca erga o saco de drenagem acima do nível do estômago. Use cuecas de algodão para permitir uma boa circulação do ar e uma secagem eficaz da zona genital.

Beba seis a oito copos de líquidos por dia. Tal ajudará a manter a urina limpa. Alternativamente, siga os conselhos do seu médico se estiver num regime de limitação de fluidos.

A água, o leite e alguns sumos, constituem exemplos de bons líquidos para beber. Limite a quantidade de cafeína que ingere sob a forma de, por exemplo, café, chá e bebidas gasosas.

Como evitar outros problemas?

Não arraste nem puxe o tubo. Tal poderá provocar uma hemorragia e uma lesão na uretra. Além disso, não tropece no tubo ao caminhar. Enrole-o na mão com o saco da urina abaixo do nível da bexiga ao caminhar.

Ao deitar-se na cama, coloque o tubo de forma a que não fique torcido ou dê um nó. Pendure o saco da urina ao lado da cama, certificando-se de que não fica acima do nível da bexiga.

Se a sonda tiver uma fuga ou sair, coloque uma toalha ou uma protecção à prova de água debaixo de si próprio. Não tente introduzir a sonda de Foley novamente, a menos que o tenham ensinado a fazê-lo.

Como pode determinar se a urina não está a ser expelida da bexiga?

O nível de urina no saco deixou de subir e a sonda não expeliu nenhuma urina no espaço de seis a oito horas. A cama ou as roupas estão molhadas (de urina). Sente-se inquieto tem dores ou sensação de enfartamento na parte inferior do abdómen.

O que deve fazer se achar que a bexiga não está a ser esvaziada?

Verifique se o tubo da urina está torcido ou dobrado. Veja se está a pisar a sonda ou o tubo. Certifique-se de que o saco da urina está abaixo do nível da bexiga. Mude de posição e separe as coxas. Irrigue a sonda se lhe tiverem ensinado a fazê-lo. Consulte o seu médico se nenhuma destas operações ajudar.

Consulte o seu médico se:

A sonda sair ou tiver uma fuga. A urina mudar de cor. Lembre-se que certos medicamentos e vitaminas podem alterar a cor da urina. A urina estiver espessa, turva ou contiver muco.

Detectar manchas vermelhas na urina ou se ela parecer cor-de-rosa ou vermelha. A urina tiver um odor forte. Nenhuma urina tiver sido expelida pela sonda no espaço de seis a oito horas.

Tiver dores ou ardor na uretra, bexiga ou abdómen. Ou se Tiver tremores ou febre acima dos 38°C.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um comentário
Esta matéria tem 2 Comentários
  1. Jacinto H. Lijembe Reply

    O que acontece quando uma pessoa é ligado algália na uretra menor de idade

  2. maria teresa gomes Reply

    olá eu tenho uma irmão com bexiga de esforço e utiliza a algalia mais tem sempre complicações gostava de ter mais esclarecimento
    mais tenho sempre cuidado ele bebe muita agua
    a minha pergunta é é normal haver complicações ao longo do tempo de uso da algalia.
    teresa gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)