Fotos Antes e Depois

Alho Negro: Os 7 Benefícios e Como Fazer em Casa

A adição de alho negro em determinados pratos confere-lhes uma personalidade única, além de proporcionar alguns benefícios impressionantes à saúde. Por isso, o alho negro é um ingrediente culinário tão especial!

Alho Negro, Conheça Os 7 Benefícios E Aprenda A Receita Para Fazer Em Sua Casa

O que é o alho negro?

O alho negro é uma forma caramelizada do alho, mas não é fácil de ser produzido. Com a recente e crescente popularidade no Ocidente, este modo de preparar o alho já é seguido em muitos países há séculos.

O chamado alho caramelizado ou fermentado é feito principalmente pela exposição da casca do alho a longos períodos de calor (bronzeamento) e umidade — às vezes até 40 dias!

Isso provoca a eliminação de alguns dos compostos do alho comum, particularmente aqueles que lhe dão o gosto extremamente picante e causam mau hálito.

Uma vez que esses compostos são perdidos ao longo do processo, eles fornecem ao alho um sabor mais salgado, semelhante ao aroma de uma carne cozida ou cebola refogada.

Quando o alho preto é preparado adequadamente, também surge um elemento adocicado, fazendo parecer que estamos a comer uma fruta desidratada.

Essa forma de alho tem algumas diferenças nutricionais em relação ao alho tradicional e é amplamente utilizada em receitas de alta qualidade.

Devido à dificuldade e custo elevado de produzir este alho fermentado e envelhecido, não se trata de um ingrediente comum, disponível em qualquer prateleira de temperos e especiarias.

As pessoas consomem o alho negro na sua forma pura, moído, infundido em óleo, adicionado a pratos de vegetais e salpicado em molhos.

O sabor desta forma de alho é altamente sutil, em comparação com o alho branco. Logo, uma quantidade bem generosa é necessária para causar algum impacto na maioria dos pratos.

O processo de aquecimento também aumenta a concentração de alicina e níveis de S-allycysteine (S-alil-cisteína) neste, o que melhora a biodisponibilidade de alicina — o ingrediente ativo do alho.

O que Procura?
10 Benefícios da Erva-Cidreira e como Usá-la (Saiba o que Diz a Ciência)

Origem

A Origem Do Alho Negro

Foi usado pela primeira vez como um ingrediente alimentar na cozinha asiática (Japão, Coréia e Tailândia), onde era selado em potes de cerâmica ou barro e deixado a descansar em local fresco durante vários meses, para fermentar naturalmente.

Na Tailândia diz-se que aumenta a longevidade do consumidor. Entrou no mercado dos Estados Unidos apenas em 2008, e desde então é procurado pelos melhores chefs, devido ao seu sabor complexo, doce e salgado.

Descubra para que serve realmente…

Benefícios do alho negro para a saúde

Alho Preto

Dentre os benefícios mais notáveis do alho negro estão a melhora da proteção contra doenças crônicas, o aumento da imunidade, a prevenção do câncer, o controle do diabetes, e a melhora da saúde cardíaca, dentre outros.

Previne o câncer

O composto S-allycysteine, que se forma após a caramelização do alho, impacta diretamente na formação das células cancerígenas do organismo — de uma forma ainda mais eficaz do que o alho branco. Essa característica torna o alho preto ainda mais especial e importante para as pessoas que tentam aprimorar a saúde por meio de uma dieta exótica.

Trata a diabetes

Com as altas concentrações de alicina do alho comum, este tipo de alho é ainda mais eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue. Os ingredientes ativos da erva podem ajudar a retardar a liberação de insulina no corpo, o que é importante tanto para os pacientes diabéticos como para aqueles que possuem alta propensão de desenvolver a doença.

Melhora a saúde cardiovascular

Entre os aminoácidos encontrados em nosso organismo, a homocisteína pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e comprometer a saúde cardiovascular. Alguns estudos descobriram que o alho negro é muito eficaz na redução dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, ajudando a proteger a saúde do nosso coração.

Aumenta a imunidade

O alho comum é famoso pela sua influência sobre o sistema imunológico. O mesmo se aplica ao alho negro, conhecido por aumentar a resistência do sistema imunológico e prevenir uma série de infecções bacterianas e virais comuns. Ele é particularmente efetivo na limpeza dos sistemas respiratório e digestivo.

O que Procura?
Benefícios e propriedades da melancia, valor nutricional

Trata doenças crônicas

A alicina é um dos mais poderosos antioxidantes que você pode adicionar à sua alimentação. E o alho negro, de fato, tem concentrações mais elevadas de alicina do que o seu primo não cozido. Se desejar aumentar as suas defesas contra a doença crônica e o estresse oxidativo, deve adicionar esta forma de alho como tempero à sua dieta semanal.

Melhora a circulação

O alho é associado à melhora da circulação sanguínea por meio da produção de sulfeto de hidrogênio, mas o seu composto sulfúrico também ajuda a regular a pressão sanguínea. Este benefício assegura a entrega de nutrientes e oxigênio às extremidades do corpo.

Aumenta a libido

Algumas culturas utilizavam tradicionalmente tanto o alho branco como o alho preto para estimular o desejo sexual em homens, particularmente. As propriedades impulsivas de antioxidantes dessa erva afetam positivamente o fluxo de sangue, os níveis de energia e outros fatores determinantes para uma boa atividade sexual.

Como fazer o alho negro?

Você pode fazer o alho preto em casa, mas precisará de alguns equipamentos específicos. É por isso que a maioria das pessoas simplesmente compram este formato de alho em lojas especializadas.

Para esta finalidade pode ser usada uma panela de cozer arroz (rice cooker), na qual você pode ajustar as condições de temperatura e umidade. Uma máquina de fermentação seria ainda melhor, embora seja um item bem menos comum na sua cozinha.

A receita é simples:

Passo 1 — Reuna de 6 a 8 cabeças de alho e lave-as. Não remova a pele.

Passo 2 — Uma vez secos, mantenha os alhos em uma caixa de fermentação durante 10 horas a 60º graus Celsius e a 70% de umidade.

Passo 3 — Após a primeira rodada, aumente a temperatura para 70º graus Celsius e mantenha a umidade em 90%.

Passo 4 — Finalmente, altere a configuração para 82º graus Celsius, deixando a umidade em 95% durante 200 horas.

Passo 5 — Retire as cabeças do alho, que deve estar escurecido.

Passo 6 — Preparar o alho negro para usá-lo em suas receitas de culinária ou em medicamentos caseiros.

O que Procura?
Alho granulado: Conheça 4 Benefícios, 5 Substitutos e Como Fazer

Se ainda tiver algumas dúvidas veja o vídeo:

Onde Comprar (Portugal e Brasil)

Em Portugal destacamos as seguintes lojas online: celeirointegral.pt ; fiel.pt e remediosanto.pt

No Brasil está disponível em várias lojas especializadas, por exemplo: alhonegrodositio.com.br

Referências

https://www.spandidos-publications.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.dbpia.co.kr/Journal/
http://www.koreascience.or.kr/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.tandfonline.com/

19. novembro 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *