Alimentação equilibrada

Para seguir uma alimentação equilibrada deve ter em atenção a regularidade com que deverá consumir os diferentes tipos de alimentos, através da pirâmide alimentar, que se segue:

As porções que deve ingerir de cada um dos grupos de alimentos que compõem a pirâmide: Antes de mais, há que ter em atenção que os alimentos que constam da base da pirâmide são aqueles que devem ser ingeridos em maior quantidade e com regularidade; em contrapartida, os que constam do pico da pirâmide são aqueles que deve ingerir em menor quantidade e só esporadicamente.

Então, de acordo com o que foi dito anteriormente, a distribuição deve ser a seguinte:

O grupo composto pelos cereais, pão, tubérculos (batata), massas e arroz: devem ser ingeridos numa quantidade diária entre 4 a 6 porções, o que equivale a dizer que devem fazer parte das várias refeições;

– O grupo composto pelas hortaliças e legumes: devem fazer parte da constituição das refeições principais, com regularidade;

– Do grupo das frutas: deve fazer uma ingestão diária de 2 a 4 peças, podendo estas ser consumidas no término das principais refeições (em substituição dos doces), ou então, nos “lanches” (meio da manhã, tarde/ceia). Nota: não deve ingerir a fruta isoladamente, sendo aconselhado acompanhada de uma pequena porção de cereais ou pão.

– No grupo das leguminosas (feijão, grão, ervilhas, favas, lentilhas…): deve-se ter em consideração a estação do ano, sendo o aconselhado, 1 porção por semana nas estações mais quentes e 2 porções nas estações mais frescas.

– No grupo das carnes, ovos e peixes: é dada a preferência ao peixe, tendo em conta as suas características benéficas. No caso da carne, esta não deve exceder as 2 porções diárias. Relativamente aos ovos, estes não devem ser ingeridos numa quantidade superior a 2-3 unidades por semana.

– No grupo do leite e seus derivados (queijo, iogurtes, sobremesas lácteas…): deve dar preferência a produtos lácteos meio-gordos ou magros. Devendo ingerir 3 porções por dia, distribuídas entre o pequeno-almoço, meio da manhã, ou lanche/ceia.

O que Procura?
Alimentos para limpar o fígado

– No grupo dos óleos e gorduras: deve fazer do azeite a sua gordura de eleição, preferencialmente para temperar.

– No grupo dos doces: deve ingerir no máximo 1 porção por dia.

04. fevereiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *