Alimentos Bons para uma Pele Saudável e Bonita

Conheça alguns alimentos bons para uma Pele Saudável e Bonita, ricos em antioxidantes, vitaminas e nutrientes benéficos para uma pele mais jovem.

Alimentos bons para uma Pele Saudável e Bonita

Já alguma vez ouviu a expressão, “o nosso corpo é aquilo que nós comemos”? Levamos, cada vez mais, uma alimentação incorrecta, recorrendo a refeições pré-preparadas e a restaurantes de fast-food, com comida feita rapidamente, cheia de açúcar e com preço acessível.

A prova disso são as taxas de obesidade que aumentam todos os anos. Comer mal não afecta apenas a nossa linha, reflectindo-se, a longo prazo, na saúde, na beleza e até, no estado de espírito. Mas é da influência da alimentação na beleza que vamos falar.

Rejuvenescer e manter uma pele saudável e bonita faz parte dos desejos da maior parte das mulheres, que temem o envelhecimento. O uso de cremes hidratantes, anti-rugas e tratamentos específicos torna-se quase obrigatório. Mas, na maior parte das vezes, esses cremes são feitos a partir de alimentos nutritivos que todos nós temos na despensa da cozinha.

Se tomar esses alimentos, frequentemente, poupará tempo e dinheiro. Já outro tipo de alimentação, baseada no açúcar e nas gorduras, deve ser evitada.

Alimentos para uma Pele Saudável e Bonita

Quais são, então, os alimentos que produzem efeitos positivos na pele? Tudo depende daquilo que pretende. Os alimentos ricos em antioxidantes, por exemplo, previnem e retardam o aparecimento das rugas na pele.

Os frutos vermelhos, como as amoras, as framboesas e os morangos, são reconhecidos por proporcionarem maios produção de antioxidantes no corpo humano. Para manter a pele rejuvenescida, proporcionando-lhe maior firmeza e elasticidade, deve ainda integrar na sua dieta a batata-doce, o tomate e o melão. Substitua a batata normal pela batata-doce e verá a diferença.

Os citrinos são alimentos reconhecidos, também, pelas suas propriedades benéficas para a pele. Por conterem muita vitamina C, outro antioxidante poderoso, alimentos como o limão, a laranja, a toranja e a lima, ajudam a produzir maior quantidade de colagénio, substância que mantem a firmeza da pele e que impede que este enrugue.

Como esta propriedade começa a desaparecer a partir dos 30, é importante consumir citrinos em exagero. Use e abuse deles nas refeições, em saladas ou como um lanche nutritivo. Pode, inclusivé, temperar saladas, carne e peixe, com sumo de limão. O peixe é, também, outra fonte de nutrição para a pele.

A ómega 3, encontrada em peixes como o atúm, o salmão e o marisco, tem propriedades anti-inflamatórias, diminuindo os danos deixados pela excessíva exposição solar. Além disso, faz bem à forma física, tal como os legumes, alimentos que também contribuem para uma boa pele.

Os legumes com folhas verdes contêm vitamina A, que combate a escamação, a desidratação da pele e o envelhecimento precoce, promovendo a regeneração de novas células na pele.

Por último, há também saber o que beber. Substitua os refrigerantes pela água e pelos chás. Chás, como o chá verde, o chá preto e o branco, contêm antioxidantes (os EGCG) que combatem o aparecimento de acne e os danos provocados pela exposição solar intensa. Acredita-se, também, que estes antioxidantes possam prevenir o aparecimento de cancro da pele.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:30 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)