Os 10 Alimentos Mais Saudáveis para Crianças

Ter uma alimentação saudável é muito importante para os adultos, mas para as crianças, encontrar os alimentos mais saudáveis e saborosos é vital para o seu crescimento e desenvolvimento.

Elaborar uma dieta deliciosa e saudável para os nossos filhos pode ser uma tarefa difícil, pois nem tudo o que é bom é apreciado pelas crianças.

Mesmo assim, existem algumas necessidades nutricionais que devem ser cumpridas, então, compreender os benefícios e as necessidades alimentares das crianças, é fundamental.

Crianças A Comer Alimentos Saudáveis

Como uma Alimentação Saudável Beneficia as Crianças?

Se fornecermos uma dieta repleta de alimentos saudáveis a uma criança, isso estimula os bons hábitos alimentares, promove o crescimento e desenvolvimento, estimula a força cognitiva, garante uma vida saudável a longo prazo e reduz o risco de doenças crônicas.

Hábitos Alimentares Saudáveis

A melhor parte de fornecer alimentos saudáveis para crianças é que esta “educação” incentiva e acostuma a criança a ter uma boa alimentação no futuro.

As crianças começarão a associar o nome dieta a comer de forma “saudável”, o que tornará mais fácil para elas resistir à tentação de alimentos pouco ou nada saudáveis, quando tiverem a independência para escolher as suas próprias refeições.

Os especialistas acreditam que um dos maiores problemas com os adultos não saudáveis é que eles nunca foram devidamente ensinados/educados a ter uma alimentação balanceada quando crianças.

Desenvolvimento da Força Cognitiva

Nos nossos primeiros anos de vida, o desenvolvimento cognitivo ocorre rapidamente, e pode em grande parte definir algumas características da função cerebral à medida que envelhecemos.

Alguns elementos específicos da nossa dieta, como os minerais-chave e os ácidos graxos, podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento cognitivo e prevenir deficiências de habilidades motoras e dificuldades de aprendizagem.

Sistema Imunológico

As Frutas e vegetais são muito importantes para fortalecer o sistema imune, particularmente nas crianças.

À medida que o nosso sistema imunológico se desenvolve e se familiariza com diferentes agentes patogênicos e diferentes compostos no corpo, uma dieta rica em antioxidantes e vitaminas irá proteger-nos de muitas infecções.

O que Procura?
Dieta Militar: Cardápio Alimentar, Potenciais Benefícios e Riscos

Prevenção de Doenças Crônicas

Uma dieta equilibrada e saudável para crianças é extremamente importante para prevenir predisposições para certas doenças.

A diabetes, por exemplo, muitas vezes afeta pessoas que nunca desenvolveram bons hábitos alimentares quando crianças.

As Dietas ricas em açúcar e alimentos processados aumentam consideravelmente o risco de doenças crônicas e infecções, mesmo em nossos primeiros anos de vida, de modo que estabelecer um padrão saudável precocemente é fundamental.

Processo de Crescimento

É necessária uma ingestão adequada de proteínas, gorduras e carboidratos para que o crescimento e o desenvolvimento ocorram normalmente.

Se deseja que os seus filhos cresçam fortes, saiba que é importante que a criança tenha uma alimentação balanceada para que o corpo obtenha todos os nutrientes necessários para o crescimento muscular e desenvolvimento ósseo, estatura, etc.

Os primeiros anos são vitais para o desenvolvimento, crescimento e saúde a longo prazo de uma criança.

Alimentos Fundamentais para as Crianças

Alguns dos alimentos mais saudáveis para as crianças são as massas e cereais integrais, ovos, frutas vermelhas, nozes, tofu e iogurte.

Ovos

Ovos

Como uma ótima fonte de proteínas e responsável por uma série de vitaminas, como vitamina A e vitamina D, os ovos são um alimento fundamental para as crianças.

Enquanto em excesso os ovos podem causar um aumento nos níveis de colesterol, quando consumidos de forma moderada, podem ajudar no crescimento e desenvolvimento, graças aos aminoácidos essenciais encontrados nos ovos.

Frutas Vermelhas

Não deve ser difícil fazer com que as crianças comam frutas vermelhas como morangos, amoras doces e deliciosas, o que é excelente para o sistema imunológico e evita qualquer inflamação nos primeiros anos de vida.

O sabor destas frutas também facilita garantir que os seus filhos obtenham as fibras e outras vitaminas necessárias para o dia a dia.

Frutas vermelhas com iogurte grego são uma ótima opção para um café da manhã fácil de preparar e bastante saudável.

Tofu

Ensinar aos seus filhos que existem outras fontes de proteína, além da carne vermelha e do frango, é importante, portanto, a introdução de alimentos como o tofu pode ajudá-los a fazer escolhas mais saudáveis à medida que crescem.

Saber preparar o tofu de forma saborosa é a chave neste processo, já que o tofu simples não é muito atraente para o paladar de muitas crianças.

Nozes

São uma opção para lanches rápidos e muito nutritivo que satisfazem e evitam a tentação de outros “lanchinhos” à base de doces ou guloseimas açucaradas.

O que Procura?
O Chá Verde é Seguro Durante a Gravidez?

As Nozes também vêm em muitas variedades, algumas delas salgadas, o que se assemelha a outros lanches que as crianças gostam.

Comer uma porção de nozes diariamente é um ótimo hábito de se ensinar às nossas maravilhosas pestinhas.

Iogurte

Rico em probióticos, o iogurte é excelente para melhorar a digestão e ajudar a equilibrar o flora bacteriana no estômago.

Isso pode ajudar a aliviar o desconforto em crianças que podem ter um estômago mais sensível e garantir que elas tenham uma boa eficiência na absorção de nutrientes.

Massa Integral

As Massas brancas fornecem muito pouco nutrientes, porém “infelizmente” é a massa mais comum encontrada nos restaurantes e lanchonetes.

Procure sempre optar por massas de trigo integral e incentivar desde o início da vida para que os seus filhos optarem pelas opções mais saudáveis de carboidratos.

Dicas para os Pais

Como pai tentando educar o paladar dos filhos para uma alimentação saudável, você pode limitar as opções de refeições, evitar a compra de doces, reduzir o tempo que seu filho passa na frente da Tv e outros eletrônicos, procurar sempre dar bons exemplos, controlar o que os seu filho come e sempre incentivar eles a comer novos alimentos “benéficos”.

Evitar a Compra de Doces

Eliminar a tentação de comer doces é importante, ao invés de ter sempre um “esconderijo” para os doces, que as crianças enxergam como uma forma de agrado ou recompensa.

É importante ensinar o impacto nutricional dos doces à criança. Evitar comprar sempre alimentos muito açucarados pode ser um bom começo.

Limitar as Opções de Refeições

Ao fornecer apenas uma quantidade limitada de opções, em vez de uma grande variedade, haverá menos conflitos na hora da refeição, e você tem um maior controle para fornecer uma alimentação mais balanceada para o seu filho.

Tempo em Frente da Telinha

Assistir televisão e jogar videogames são atividades sedentárias, e muitas vezes são acompanhados por lanches e doces.

Certifique-se de que os seus filhos estão praticando atividade física suficiente para abrir o apetite para alimentos saudáveis e rejuvenescedores.

Seja um Bom Exemplo

Se os seus filhos vêem você não ter uma alimentação saudável, sempre comendo doces, eles vão querer fazer o mesmo.

Dar alimentos saudáveis à criança também exige que os pais sejam responsáveis com sua a dieta e sejam um bom exemplo.

Eduque os seus Filhos

Nunca é muito cedo para começar a ensinar as crianças sobre as necessidades nutricionais do nosso organismo.

O que Procura?
Dieta de Baixo Carboidrato e Rica em Gordura Vs Dieta de Baixo Teor de Gordura: Qual a Mais Saudável?

Quanto mais cedo entenderem o impacto dos alimentos na sua vida, mais cedo eles podem começar a tomar boas decisões na hora das refeições.

Alimentos Saudáveis Para as Crianças

Existem muitos alimentos saudáveis para as crianças, mas encontrar “aqueles alimentos” que eles realmente gostam não é uma tarefa fácil.

Como boas alternativas, tente adicionar alimentos como smoothies de frutas (batidos), legumes picadinhos, pizzas saudáveis, tutu de feijão e barrinhas ou isca de peixe.

Pizzas Saudáveis

As crianças gostam de comer pizza, mas tente mudar a receita, adicionando legumes e ingredientes lights, uma massa com farinha integral, algumas ervas e especiarias únicas.

Esta alternativa não deve ser muito difícil convencê-los a comer.

Batidas de Frutas

Fazer com que os nossos filhos estejam envolvidos em fazer suas próprias refeições é também muito importante, e os batidos de frutas são ótimos para incluí-los no processo de preparação.

Peça aos seus filhos que escolham entre 5 ou 6 frutas e teste diferentes sabores até encontrar uma combinação que eles gostem.

Salmão

Fazer com que as crianças comam peixe nem sempre é fácil, mas a alta concentração de proteínas e boas gorduras ômega-3 tornam o salmão num alimento que valem a pena todo o esforço.

Apresentar o salmão em saladas ou em sanduíches pode ser uma melhor alternativa para chamar a atenção das crianças do que colocar um bife de salmão na mesa.

Não importa o jeito que é feito, mas adicionar este peixe à sua dieta é fundamental.

Vegetais Picadinhos

Cortar cenouras, pepinos, tomates cereja, pimentão verde, aipo e brócolis fazem uma bandeja de vegetais bastante apresentável para todos, ao mesmo tempo que pode ser bastante divertido para a criança.

Faça um molho cremoso para acompanhar, como o hummus, que ainda fornece nutrientes importantes para completar o lanche.

Iscas de peixe

Em vez fazer as Iscas de frango fritas, tente fazê-las assadas para evitar as frituras.

As crianças nem sempre são loucas por peixe, mas as iscas de peixe ou palitos de peixe são uma opção deliciosa que pode ser acompanhada por vários molhos,

enquanto aproveita os minerais e os ácidos gordos essenciais presentes.

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12947462
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://pediatrics.aappublications.org/
http://jn.nutrition.org/content/131/2/649S.full.
https://doi.org/10.1086/587658
http://jamanetwork.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf902263n
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://jn.nutrition.org/content/138/9/1736S.short
http://daa.asn.au/
https://doi.org/10.1093/heapro/dah503
http://www.sciencedirect.com/
http://advances.nutrition.org/
http://ajcn.nutrition.org/content/26/11/1251.short
http://www.epi.umn.edu/
http://circ.ahajournals.org/

06. outubro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *