Alimentos para limpar o fígado

Publicado por Equipe Editorial a 18 de dezembro de 2014 - Atualizado em 1 outubro 2018

Quem come muita comida processada ou ingere álcool, precisa periodicamente de limpar o seu fígado. Uma excelente opção para limpar este órgão fundamental do corpo humano é a ingestão de alimentos para limpar o fígado.

alho

Quando o fígado não é limpo de forma adequada deixa de conseguir eliminar as toxinas e gorduras em excesso, prejudicando todo o organismo. O funcionamento incorreto do fígado tem impacto direto em outros órgãos, como o pâncreas.

Manter o fígado a funcionar em boas condições é essencial para manter um bom estado de saúde geral.

Os Melhores Alimentos Para Limpar o Fígado de Resíduos Tóxicos

A natureza oferece-nos recursos que nos permitem melhorar o nosso estado de saúde. Escolhendo os alimentos certos é possível melhorar o funcionamento do nosso fígado. Um dos melhores alimentos para limpar o fígado é o alho.

O alho é rico em alicina e selênio, duas substâncias naturais que fortalecem o fígado. E o que é realmente interessante é que não precisa de consumir muito alho para obter bons resultados. Um só dente por dia já contribui para ativar as enzimas presentes no fígado.

Se não gosta de alho e se prefere sabores mais doces, pode optar por beber um copo de suco de toranja por dia. Para obter os resultados desejáveis deve beber sempre este suco sem adicionar sal.

A toranja contém muita vitamina C e também uma grande quantidade de antioxidantes, ajudando o seu corpo a desintoxicar. Ganhe hábito de beber um copo de suco de toranja ao pequeno-almoço ou ao lanche e aproveite todos os benefícios que esta fruta oferece.

Outros alimentos para limpar o fígado são as cenouras e beterrabas. Ambos os alimentos contêm uma quantidade significativa de betacaroteno e de flavonoides, que contribuem para melhorar o funcionamento hepático.

Durante a cozedura estes alimentos perdem algumas das suas propriedades mais benéficas, por isso opte por comê-los crus. Tente comer uma beterraba ou uma cenoura todos os dias, para ajudar o seu fígado a funcionar melhor.

Adicione à sua dieta couve, espinafres, alface, repolho, chicória e rúcula. Estes vegetais folhosos são uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas e clorofila, ajudando a limpar as toxinas que afetam negativamente a função hepática.

Um dos benefícios mais importantes que irá ganhar ao consumir estes vegetais é que o seu consumo ajuda a neutralizar os malefícios dos metais pesados.

Os vegetais folhosos podem ser ingeridos de várias formas, o importante é a imaginação: pode consumi-los crus, cozidos, ou se preferir como suco.

Adicione estes alimentos à sua dieta regular e vai ver o seu organismo funcionar novamente como um relógio preciso.

Também pode utilizar os óleos orgânicos, como os óleos de sementes de cânhamo, linhaça e o azeite de oliva para limpar o fígado. Estes óleos fornecem limpos que ajudam a eliminar os resíduos tóxicos presentes em excesso neste órgão.

Os Alimentos Que Deve Evitar

O álcool não é o único inimigo do fígado. Para proteger a função hepática também deve evitar comer fritos e alimentos processados. Se come batatas fritas todos os dias está a prejudicar o seu fígado.

Leia Também:

Remédio Caseiro para Gordura no fígado
Como Tratar Gordura no Figado