Alimentos que Combatem a Queda de Cabelo

Conheça e desfrute dos principais alimentos que prometem combater a queda de cabelo.

Não é novidade nenhuma o facto da saúde dos cabelos estar directamente associada àquilo que ingerimos. O mesmo é válido para qualquer outro componente do organismo que, quando indevidamente nutrido, acabará por desenvolver problemas.

Exemplo antes e depois

queda de cabelo antes e depois

Apesar da queda de cabelo nem sempre ser directamente potenciada por défices nutricionais, é impossível negar o impacto que uma boa alimentação poderá ter na saúde capilar, e é por isso que, antes de direccionar a sua atenção para a escolha de cremes e champôs que ajudem a fortificar o cabelo, deverá, primeiro que tudo, certificar-se de que a sua alimentação é a mais adequada.

O problema de queda de cabelo, tanto pode ter causas hereditárias, como origem em disfunções hormonais, stress e ingestão de determinados medicamentos. No entanto, ainda que a queda de cabelo possa ser potenciada por factores alheios à alimentação, uma rotina alimentar diária inadequada pode contribuir para agravar toda a situação, acelerando o processo de queda e prejudicando o recrescimento do cabelo.

Eis alguns dos principais alimentos que deverá integrar na sua alimentação como forma de combater a calvice:

Peixe, carne, ovos e feijão

Clara de Ovo

Todos estes alimentos são poderosíssimas fontes de proteínas, substâncias vitais para o desenvolvimento de todas as células do organismo. A ausência de uma dieta rica em proteínas pode favorecer a queda de cabelo e dificultar imenso o seu recrescimento.

Laranja, limão, tomate e frutos vermelhos

limao

Todos estes são alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes, substâncias importantes para o bom funcionamento e regeneração das células do cabelo. Ao manter uma dieta rica em alimentos compostos por vitamina C, conseguirá facilmente verificar um crescimento mais rápido dos fios de cabelo e um abrandamento da sua queda.

Fígado, levedura de cerveja, amendoim, ervilha

Creme_de_Ervilha

O Fígado, a levedura de cerveja, o amendoim, e a ervilha, todos estes alimentos são ricos em cobre, zinco e proteínas, o que significa que favorecerá o fortalecimento do cabelo e a manutenção do seu brilho.

O que Procura?
Plástica Capilar

Estes alimentos são particularmente importantes para quem pretende preservar o aspecto jovem e saudável do cabelo, na medida em que, sem eles, o mesmo tornar-se-á fraco e sem vida.

Cebola, óleo vegetal, hortaliças, frutos do mar

cebola

Através do consumo destes alimentos estará a aumentar os níveis de ácido linoléico, iodo e vitamina A presentes no seu sangue, o que originará, não só o fortalecimento, como também a hidratação natural dos fios de cabelo. Isto, não só é bom no combate à queda, como também ideal para quem sofre de cabelos secos e quebradiços.

Cenoura, soja, nozes

cenoura

Qualquer um destes alimentos possui a capacidade de potenciar o crescimento do cabelo. Ricos em magnésio e ácidos graxos, estes são alimentos que, ao marcarem presença regular na sua rotina alimentar, farão com que o crescimento dos seus cabelos se dê de uma forma muito mais rápida.

Outros alimentos de topo

Tofu: Este alimento à base de soja é uma fonte saudável de ferro. • Queijo cottage: Os produtos lácteos são excelentes fontes de proteína, especialmente porque contêm caseína. • Ostras: Estes crustáceos são outra fonte de ferro. Uma porção de três onças contém 6,6 mg.

Linhaça: Outra grande fonte de ferro, as sementes de linhaça também contêm ômega-3, e podem estimular o crescimento do cabelo. • Salmão: Este peixe é uma ótima fonte de ômega-3 e vitamina D, e vários nutrientes que têm sido associados à prevenção da calvície em pacientes que realizam a quimioterapia . O Salmão também é uma grande fonte de vitamina B12 e ferro.

semente de linhaça

Grão de bico: Comer metade de um copo de grãos de bico oferece 80 microgramas. Este também é ricos em proteínas, que é essencial para o crescimento do cabelo. • Acelga: É uma excelente fonte de biotina , vitamina B. As pessoas com uma deficiência de biotina queixam-se frequentemente de cabelos quebradiços.

Castanha do Brasil: O selênio é um mineral importante quando se trata da saúde capilar. Se você não costuma comer frutos do mar, a castanha do Brasil pode ser uma excelente fonte deste precioso mineral.

O que Procura?
Cirurgia de Varizes

O estresse também é um fator problemático, por isso, se você está perdendo mais cabelo do que o normal, pode também optar por praticar yoga, fazer uma massagem de vez em quando, uma corrida leve, ou um banho bem quente. Além disso o penteado também pode contribuir para a queda de cabelo, por isso evite os rabos de cavalo, as tranças apertadas, e deixe o cabelo o mais solto possivel.

Conclusão

Estes são alimentos que deverá fazer questão de consumir sempre que possível. No entanto, só surtirão efeito se interromper o consumo daqueles que se revelem prejudiciais para a saúde do seu cabelo, como é o caso de alimentos excessivamente açucarados e com elevados níveis de colesterol. Ao consumi-los, apenas estará a acelerar drasticamente todo o processo de queda e a dificultar o seu tratamento.

Para além da adopção destes hábitos alimentares, recomenda-se que procure aconselhamento junto de um bom especialista na área. Apenas depois de diagnosticadas as causas da queda de cabelo é que será possível traçar com eficácia uma estratégia de tratamento que se possa revelar verdadeiramente eficaz.

02. janeiro 2013 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *