10 Alimentos para um Sangue mais Saudável e um Corpo Feliz :-) - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

10 Alimentos para um Sangue mais Saudável e um Corpo Feliz :-)

Ao concentrar em manter-se saudável, a maioria das pessoas nem tem em conta a saúde do sangue. Focamo-nos demasiado em ter um corpo perfeito, e o que realmente importa fica pelo caminho!

O sangue não é apenas tecido conjuntivo ( 1 ). Um sangue saudável ajuda na prevenção de vários problemas de pele, como a acne e manchas, bem como outros problemas (mais graves), como a anemia, o câncer, distúrbios plaquetários e muitos outros ( 2 ).

É importante saber que, se realmente queremos ter um corpo em forma e feliz, livre de doenças, necessitamos manter o sangue saudável -> O que significa, comer bem!

10 Alimentos Para Um Sangue Mais Saudável E Um Corpo Feliz

Antes de falar sobre o tipo de alimentos que devemos comer para manter o sangue saudável, vamos passar alguma informação sobre “este tecido conjuntivo líquido”, para entender melhor o que funciona e o que não funciona.

O básico do sangue

Como sabemos, o sangue é um tecido conjuntivo composto de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma. Este líquido vital, é transferido para várias partes do corpo através de veias, capilares, artérias, ventrículos e átrios.

Em média, o corpo é composto por 4,5 a 6 litros de sangue, que podem variar na cor e consistência. Normalmente, o sangue é leve, o que significa que tem altos níveis de oxigênio, ou é vermelho escuro, o que significa que é pobre em oxigênio.

A temperatura do sangue ronda os 38 ° C – ligeiramente mais quente que a temperatura do nosso corpo.

A produção do sangue ocorre na medula óssea. A medula óssea é um tecido parecido com uma esponja, encontrado dentro de alguns ossos presentes no corpo, como o osso do quadril e o esterno, por exemplo ( 3 ).

O conteúdo de um sangue saudável

Se o sangue estiver livre de impurezas e estiver saudável, ele é rico nos seguintes componentes ( 4 ):

  • Nutrientes
  • Oxigênio
  • Hormônios
  • Dióxido de carbono
  • Anticorpos
  • Vitaminas
  • Eletrólitos
  • Calor

Os minerais e as vitaminas necessários para a formação de sangue saudável

São muito específicos os minerais e vitaminas que fazem parte da produção de um sangue saudável. Se pretende que o sangue funcione na sua melhor forma, precisa certificar-se que a sua dieta contém:

  • Vitamina E: Esta vitamina ajuda a aumentar a resistência dos glóbulos vermelhos.
  • Vitamina C: Esta ajuda na absorção adequada de ferro.
  • Vitamina K: Isso é necessário para a coagulação do sangue em caso de ferimentos.
  • Vitamina B12: Esta vitamina é importante para a maturação dos glóbulos vermelhos.
  • Ácido Fólico: É vital para a maturação dos glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
  • Iodo: Seu sangue precisa desse mineral para impulsionar a formação de plaquetas e glóbulos vermelhos.
  • Zinco: Isso ajuda na produção de glóbulos brancos.
  • Cobalto: Isso é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
  • Cobre: Garante que muito ferro está disponível para a produção de glóbulos vermelhos.
  • Ferro: Este mineral é vital para a produção de hemoglobina.

Os 10 melhores alimentos a incluir na dieta para um sangue saudável e purificado

Agora que sabe tudo o que precisa sobre o carmesim bombeado nas suas veias, deixe-nos contar que alimentos precisa ingerir para manter o sangue saudável! Sabendo que para um sangue de boa qualidade do sangue, precisa haver a boa produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

1. Fígado

Carne De Fígado

O fígado é um alimento extremamente saudável e riquíssimo em vitamina A, bem como outras vitaminas, que ajudam a melhorar a aparência e a textura da pele.

Além disso, o alto teor de ferro presente na carne do fígado também ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no organismo. O baixo teor de gordura presente no alimento ajuda no fornecimento de ácido fólico às células, para uma divisão celular adequada.

2. Ovo

Ovos

Mesmo que não seja vegetariano/a, ser ‘eggetarian ou (ovovegetariano em Português)’ é quase uma obrigação! Os ovos estão repletos de minerais, proteínas e vitaminas, que ajudam a manter o sangue saudável.

A gema do ovo contém uma substância específica conhecida como “lecitina”, que ajuda a limpar as artérias da gordura e placa.

Além disso, a colina existente no ovo aumenta o desempenho do sistema nervoso, enquanto a multiplicidade de vitaminas e minerais que contém contribui para tornar o sangue super saudável.

3. Vegetais

Espinafre

Se é do tipo para quem a carne está fora de questão e os ovos também, benefície dos vegetais. Os vegetais ricos em proteínas (espinafre, brotos, cogumelos, ervilhas, etc.), ferro (lentilhas, feijões, grãos) e vitamina B, além do magnésio e potássio, podem melhorar a saúde do sangue ( 5 ).

4. Nozes

O teor de calorias presente nas nozes pode ser elevado, mas elas estão impregnadas de nutrientes que podem tornar o sangue saudável se as consumir com moderação.

Os ácidos graxos ômega-3, juntamente com a multiplicidade de vitaminas e minerais que contêm as nozes, como magnésio, potássio, fósforo, etc ajudam bastante no controle dos níveis de glicose e gordura no sangue.

5. Batatas

São ricas em energia, que o corpo precisa para manter o motor a funcionar – mas sem exageros. As batatas contêm quantidades elevadas de ácido fólico e vitamina B, que já sabemos serem necessárias para a produção das células sanguíneas ( 6 ). Além disso, a vitamina B6 presente no tubérculo auxilia na prevenção da inflamação das artérias ( 7 ).

6. Pimenta-caiena

Pimenta Caiena

A pimenta-caiena ajuda a acelerar a purificação do sangue, estimulando a atividade cardiovascular e reduzindo a pressão arterial. Acrescente-a às suas refeições e desfrute de um sistema cardiovascular mais forte.

7. Aloe vera

O suco de aloe vera tem sido usado durante muitos anos por herbalistas como um estimulante natural do sangue. Limpa as artérias e é anti-inflamatório. Também é rico em aminoácidos, enzimas, clorofila, vitaminas e minerais – todos para construir um sangue mais forte.

8. Água

Bebe muita água – O sangue é em grande parte composto por água, necessitando dela para reabastece-lo.

9. Use a raiz de dente de leão

Suco De Raiz De Dente De Leão

Um dos melhores construtores de sangue, mas também o mais odiado. A Raiz de dente-de-leão mostrou melhorar algumas doenças do fígado e atuar como purificador do sangue.

Esta Raiz maravilhosa pode ser cozida e comida em sopas, ensopados e adicionada a smoothies. Pode ser fervida em água, coada e bebida como chá.

Também pode ser torrada e transformada numa bebida semelhante ao café. Opções não faltam!

10. Raiz de salsaparrilha (Smilax ornata)

Raiz De Salsaparrilha

A raiz, também usada para fazer cerveja, mostrou atacar as substâncias microbianas presentes na circulação sanguínea, neutralizando-as. Contém compostos chamados saponinas que possuem propriedades antibióticas naturais (matadoras de bactérias).

Pode ser tomada como uma tintura de ervas (extração à base de álcool), em forma de chá ou cápsulas.

Fazer destes alimentos parte da sua alimentação diária pode fazer uma diferença significativa na saúde do sangue. Lembrando que o fundamental é a moderação!

Atualizado em 27 Março 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.