Amálgamas – Vantagens e desvantagens

Quais as vantagens e desvantagens das amálgamas?

Resposta:

A sua pergunta é das mais frequentes hoje em dia. As amálgamas são dos materiais mais usados para o tratamento dos dentes.

Em função disso, são um material que oferece bastante credibilidade, ou seja, é um material eficaz para controlar as lesões de cárie.

No entanto, têm uma cor pouco estética o que, em função dos materiais estéticos que hoje existem, só deve ser usado nos dentes posteriores.

Pergunta-se hoje se a amálgama é segura, em virtude da qualidade dos metais que são usados no seu fabrico. Na realidade, ainda não existem ainda respostas concretas sobre este assunto.

Os estudos não são conclusivos em relação ao “perigo” das amálgamas dentárias (chumbos). Existem milhões e milhões de tratamentos feitos com esse material pelo mundo fora e na realidade ainda são, hoje em dia, considerados tratamentos muito eficazes. Feios mas eficazes.

A tendência no futuro será o uso de matérias mais estéticas e que levantem menos dúvidas, no entanto não é prática comum aconselhar a substituição dos “chumbos” por material mais estético, a não ser que as restaurações antigas estejam em mau estado.

Também não estão descritas com frequência as reacções alérgicas a estes materiais.

Por isso, e até termos dados mais concretos, as amálgamas dentárias podem considerar-se um material seguro e uma forma de tratamento viável para os dentes posteriores estragados.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:10 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)