Saiba Como Tirar e Guardar o Leite Materno - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Saiba Como Tirar e Guardar o Leite Materno

Aprenda a tirar e guardar o leite materno.

Porque preciso de tirar o leite materno?

Pode, em algum momento, precisar de tirar (bombear) o seu leite para o dar mais tarde ao seu bebé. Ou, pode necessitar tirar o leite por os seus seios estarem cheios e dolorosos.

Alguns bebés não bebem, ou são alérgicos, a fórmula artificial, e devem beber leite materno. O leite materno pode ser a única forma de alguns bebés ganharem peso.

Pode utilizar as mãos, uma bomba especial, ou ambos para tirar o leite.

Tente estar calma quando começar a aprender a bombear os seus seios. Nos primeiros dias poderá ter dificuldade em tirar o leite, independentemente do que faça.

Pode demorar algum tempo até conseguir bombear os seus seios com sucesso.

Quando é que devo tirar o meu leite?

De manhã pode ser a melhor altura para tirar o leite, pois os seus seios estarão com a máxima capacidade. Pode preferir tirar o leite de 3 em ou de 4 em 4 horas.

Irá demorar 20 minutos, ou mais tempo, a recolher o leite de cada vez que tirar leite com as suas mãos ou com uma bomba.

O que é que devo fazer para me preparar?

Lave as mãos, com sabão e água, e seque. Com cuidado, limpe os mamilos e os seios com água tépida. Não utilize sabão, cremes, loções, ou qualquer outra coisa nos mamilos.

Beba um copo de água, de sumo, de leite, de chá ou de café sem cafeína, ou ingira sopa antes de tirar o leite. Os líquidos podem ajudar a relaxar. Escolha um compartimento sossegado, onde possa relaxar, para tirar o leite.

Deverei utilizar as mãos, em vez de uma bomba, para tirar o leite materno?

Cabe-lhe a si optar se prefere utilizar as mãos ou uma bomba para tirar o leite materno. Algumas mulheres acham que a bomba lhes provoca feridas nos seios, ou não funciona tão bem como as mãos.

Pode parecer mais “natural” utilizar as mãos para tirar o leite. Fale com o seu médico, sobre as diferentes formas de tirar leite. Juntos, podem decidir qual é o método mais adequado para si.

Como é que tiro leite dos meus seios com as minhas mãos?

As sugestões seguintes ajudam-na a aprender a utilizar as mãos para tirar o leite:

Utilize um recipiente plástico de boca larga, com capacidade para 22 a 33cl, que tenha sido lavado em água quente com sabão e passado por água limpa.

Este recipiente será utilizado para recolher o seu leite materno. Coloque o leite numa garrafa esterilizada no frigorífico quando tiver terminado de tirar o leite.

Ou, pode congelar o leite para ser utilizado mais tarde. Com cuidado, esfregue ambos os seios com as suas mãos para ajudar o reflexo de ejecção do leite (REL).

Comece no topo do seu seio mais cheio e mais molhado. Utilizando os dedos de uma mão, prima, com firmeza, o seu seio contra o tórax.

Mova os dedos com um movimento circular num ponto da pele. Após alguns segundos, mova os dedos para a área seguinte do seio. Mova os dedos à volta do seio, em direcção à área castanha á volta do mamilo, que se chama aréola.

De seguida, espalhe os dedos numa pequena porção do seio. Agite ligeiramente o seio, do topo para o mamilo. Mova os dedos num movimento circular à volta do seio. Este movimento relaxa os seios, para que libertem o leite. Incline-se para a frente e, com cuidado, abane o seio. Esta posição ajuda a iniciar o fluxo do leite para fora do mamilo.

Segure no recipiente com uma mão para apanhar o seu leite materno. Coloque o polegar aproximadamente a 4 cm acima do mamilo.

Coloque os dois primeiros dedos a uma distância entre 2,5 e 4 cm por baixo do mamilo. Não “segure” no seio agarrando-o. Com cuidado, prima-o contra o tórax, sem afastar os dedos. Se tiver seios grandes, primeiro levante-os e, depois, prima-os contra o tórax.

Role o polegar e os dedos para a frente. Este movimento empurra e esvazia as células produtoras de leite, mas não magoa o seu tecido do seio.

Deve repetir este movimento de colocação dos dedos à volta do mamilo, empurrando-os contra o tórax, e enrolando-os.

Mova os dedos à volta do mamilo para “extrair o leite” das outras células produtoras de leite. Utilize ambas as mãos em cada seio. Não aperte os seios, pois isto pode provocar feridas na pele. O tecido do seio pode ficar danificado se puxar o mamilo ou o seio.

Pode provocar uma queimadura na pele se utilizar ambas as mãos para empurrar os seios.

Como é que escolho uma bomba mamária?

Existem muitos tipos de bombas para tirar o leite materno. Peça para experimentar a bomba que está a pensar comprar ou alugar. Siga sempre as instruções da bomba mamária.

Coloque as seguintes questões antes de decidir qual é a bomba mais adequada para si.

Quanto é que custa uma bomba mamária?

A bomba faz um bom trabalho a esvaziar os seios?

Precisa de uma bomba que possa levar consigo?

Ou, vai utilizar apenas a bomba em casa ou no trabalho?

A bomba é fácil de utilizar?

Pode remover, limpar ou esterilizar todas as peças da bomba que entram em contacto com a pele?

Como é que utilizo uma bomba mamária?

Bombas manuais:

As farmácias ou as lojas para bebés vendem muitos tipos de bombas manuais.

A bomba de bolbo ou “buzina de bicicleta” chupa o leite dos seios de cada vez que apertar o bolbo. A bomba de bolbo pode ser utilizada ocasionalmente para retirar demasiado leite.

Pode sentir que o leite materno não foi totalmente esvaziado quando utiliza a bomba de bolbo. Esta bomba pode provocar dores nos mamilos e pode ser difícil de lavar. É a mais barata de todas as bombas manuais.

A bomba de seringa ou cilindro tem 2 peças que se encaixam uma dentro da outra. A peça interior é colocada por cima do mamilo. A sucção é feita quando a peça exterior é empurrada para a peça interior e puxada.

Então, o leite é retirado para a peça exterior. A peça exterior pode ser utilizada para armazenar o leite, ou pode ser utilizada como biberão para alimentar o seu bebé.

Uma bomba de seringa é fácil de utilizar e de limpar. Pode levá-la para qualquer lado. Não deverá ter dores no seio ou no mamilo quando utilizar esta bomba. Uma bomba de seringa é mais cara que uma bomba de bolbo.

Bombas a bateria:

Este tipo de bomba aplica uma sucção constante no seio. Pode parar a sucção se premir uma válvula ou um botão. Uma bomba a bateria pode ser utilizada se precisar da bomba mais que uma vez por dia, e se não existir uma tomada eléctrica.

Esta bomba é pequena e fácil de transportar. Pode utilizar esta bomba apenas com uma mão. Uma bomba a bateria custa mais que as bombas manuais.

As baterias utilizadas como fonte de alimentação da bomba constituem um custo extra. A capacidade de sucção altera-se com o envelhecimento das baterias, por isso precisa de mudar de baterias com frequência. As lojas de equipamento médico vendem baterias para as bombas mamárias.

Bombas eléctricas:

Esta bomba aplica uma sucção constante no seio, mas pode alterar a capacidade de sucção.

Pode preferir utilizar esta bomba se precisar de a utilizar mais que uma vez por dia. Uma bomba eléctrica é rápida, fácil de utilizar, e é a bomba com melhores resultados a esvaziar os seus seios.

As bombas eléctricas custam mais dinheiro, mas podem ser alugadas em hospitais, farmácias, ou lojas de equipamento médico.

A maioria das bombas eléctricas são demasiado grandes e pesadas para serem transportadas consigo. Deverá ligar a máquina a uma tomada eléctrica. Poderá preferir manter esta bomba em casa ou no trabalho.

Onde é que devo colocar o leite materno para utilizar mais tarde?

Deverá utilizar copos esterilizados ou garrafas de plástico duro, ou sacos plásticos para amamentação, para armazenar o leite materno.

Algumas bombas vêm equipadas com recipientes que podem ser utilizados como biberões ou como garrafas de armazenamento. Coloque dois sacos de plástico, para o caso do saco exterior sofrer rasgos.

Lave o copo ou as garrafas de plástico numa máquina de lavar louça. A temperatura da água na máquina de lavar não deve ser inferior a 82 graus C. Utilize uma escova de garrafa para lavar as garrafas em água quente com sabão. Com cuidado, retire o sabão das garrafas.

Não guarde o leite à temperatura ambiente durante mais de 30 minutos. Os germes podem desenvolver-se no leite que não for guardado no frigorífico.

O que é que preciso saber sobre o armazenamento do leite materno?

Em primeiro lugar, coloque cerca de 8,5cl a 11cl de leite em cada recipiente. O seu bebé deverá beber esta quantidade em cada refeição. Pode aumentar a quantidade para 17cl a 22cl, à medida que o bebé vai crescendo e precisando de mais leite. Congele 3cl a 6cl de leite em alguns recipientes.

Estes podem ser utilizados quando o seu bebé quiser mais leite em alguma das refeições. Deixe algum espaço livre no topo do recipiente, pois o leite aumenta de volume quando congela.

Aperte a tampa da garrafa e coloque um elástico, ou um arame torcido, à volta do saco de plástico. Coloque uma etiqueta nas garrafas ou nos sacos, com a hora e a data em que tirou o leite.

Isto ajuda-a a saber qual é o recipiente que deve descongelar e utilizar a seguir. Utilize primeiro o leite mais antigo.

Se o seu bebé for consumir o leite num prazo de 24 horas, coloque-o imediatamente no frigorífico. Deite fora o leite se o seu bebé não o consumir nas 48 horas seguintes.

A temperatura do frigorífico deverá estar entre 1 a 4 graus C.

Congele o leite se não tiver a certeza de o utilizar nas 24 horas seguintes. Mantenha a temperatura do congelador a 18 graus C negativos.

O leite materno pode ser guardado em segurança, na zona de congelação de um frigorífico de 1 porta, durante um período de 2 semanas.

Pode ser mantido num congelador, de um frigorífico/congelador de 2 portas, durante 3 a 4 meses. O leite materno pode ser mantido numa arca congeladora durante 6 meses, ou mais tempo.

Não guarde o leite materno nas prateleiras da porta do frigorífico. Não o deve fazer porque a temperatura na porta pode não estar suficientemente baixa.

Como descongelar leite materno?

A forma mais simples, e segura, de descongelar e aquecer o leite materno é colocar o recipiente direito em água morna. A gordura no leite pode separar-se do leite, enquanto este descongela.

Rode várias vezes o recipiente dentro da água, para misturar o leite e a gordura no leite. Também pode descongelar o leite se colocar o recipiente em água morna corrente.

O leite materno pode ser descongelado no frigorífico, mas deve ser utilizado num período de 4 horas. Pode demorar muitas horas a descongelar desta forma se o recipiente tiver 8,5cl, ou mais, de leite.

Pode colocar o recipiente numa panela com água no fogão, em lume brando. Não deixe que o leite ferva se o descongelar seguindo este método.

Nunca deverá utilizar os fornos microondas para descongelar o leite materno. O recipiente pode parecer estar bom ao toque, mas os fornos microondas sobreaquecem o leite no centro do recipiente.

Este leite sobreaquecido pode queimar a boca do seu bebé. O recipiente também pode explodir se for deixado durante muito tempo no microondas.

O leite materno não deverá ser retirado do frigorífico, ou do congelador, e deixado à temperatura ambiente durante horas. Não deixe o leite descongelado à temperatura ambiente durante mais de uma hora. Coloque no frigorífico todo o leite que o seu bebé não beber.

Utilize-o. novamente, no mesmo dia; mas deite-o fora se não o utilizar até ao fim do dia. Não volte a congelar leite que tenha sido descongelado.

O seu bebé está habituado ao leite à temperatura ambiente. Aqueça o leite descongelado para a temperatura ambiente (20 a 22 graus C).

Também pode utilizar um aquecedor de biberões par aquecer o leite materno. O aquecimento excessivo do leite materno elimina as vitaminas, os minerais e os nutrientes que combatem as infecções.

Como é que levo o leite congelado do trabalho para casa, ou de casa para a ama?

Se precisar de levar o leite materno para outro local, coloque-o num saco térmico ou numa garrafa térmica. Também pode utilizar um saco térmico com pacotes de gelo para manter o leite seguro e frio.

Conheça as Formas de Uso do Leite em Pó

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. qual a quantidade de leite que devo tirar por dia para doação de leite materno,para que meu filho não fique sem. vc sabe né medo de mãe.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade