Amamentação e Dores nas mamas (mamilos) - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Amamentação e Dores nas mamas (mamilos)

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Amamentação e Dores nas mamas (mamilos):

Porque é que os meus mamilos estão doridos?

A amamentação é um momento especial para si e para o bebé. Mas o prazer que consegue com a amamentação pode transformar-se em pesadelo se os seus mamilos ficarem doridos. É normal as mães que amamentam pela primeira vez queixarem-se de dor nos mamilos que pode levá-las a interromper a amamentação. Existem alguns cuidados para tratar os mamilos doridos e geralmente não terá que interromper a amamentação.

Pode ficar com os mamilos doridos se o seu bebé não mamar na posição correcta. Os mamilos doridos também podem ser o resultado do seu bebé não agarrar bem o mamilo quando começa a mamar. O tamanho e forma dos seus mamilos e o formato da boca do bebé podem afectar a forma como ele agarra o mamilo. A forma como o seu bebé mama pode provocar-lhe dor mamilar. Outras causas possíveis de a dor no mamilo podem ser uma infecção dos mamilos ou uma infecção na mama (mastite).

 

O que é que posso fazer para tratar os mamilos doridos?

A seguir estão descritas algumas orientações que pode seguir para tratar os mamilos doridos. Com estas medidas os seus mamilos deverão ficar melhor passados poucos dias.

Relaxe ouvindo música ou fazendo exercícios de relaxamento antes de começar a amamentar. Beba um sumo. Tome um banho quente ou aplique nos peitos compressas quentes (toalhas mornas) Qualquer uma destas ideias a ajuda a relaxar e ajuda o reflexo de ejecção do leite (REL). O REL também é chamado “subida do leite”.Se não tiver uma boa subida do leite o bebé terá de chupar com mais força para conseguir tirar leite, o que provocará mais dores nos mamilos.

Amamente primeiro com o mamilo menos dorido. O seu bebé chupa com mais força no início da amamentação porque está com mais fome. Normalmente, não chupa com tanta força no outro seio. Quando os seus mamilos estiverem curados, mude sempre o seio com que começa a amamentação. Isto mantém o fornecimento de leite equilibrado em cada seio. Se ambos os mamilos estiverem doridos, mude também o seio com que começa cada amamentação.

Mude a forma como segura no seu bebé enquanto os mamilos estiverem doridos mas mantenha sempre o seu bebé virado para os seus seios.

O seu bebé pode ter dificuldades em agarrar-se ao seu mamilo se os seus seios estiverem cheios e duros. Use compressas quentes para amolecer o mamilo e a aréola. A aréola é a área escura à volta do mamilo. Retire algum leite antes de começar a amamentar. Isto ajuda ao início do REL. Também amolece os mamilos, o que torna mais fácil ao seu bebé agarrá-los.

Verifique a posição de amamentação do seu bebé. Coloque 4 dedos por baixo do seio e o polegar sobre o seio. Cuidadosamente, aperte o mamilo entre o polegar e o primeiro dedo. Coloque o máximo possível da aréola e do mamilo na boca aberta do bebé. O seu mamilo deverá estar no centro da boca do bebé. Correrá o risco de ficar com os mamilos doridos e com gretas se o seu bebé chupar apenas na ponta do mamilo.

O lábio inferior do seu bebé e a língua podem estar a provocar a dor nos mamilos. Baixe o lábio inferior do seu bebé para ter a certeza que vê a sua língua. Verifique se o lábio inferior do seu bebé não é sugado para dentro da boca dele durante a amamentação.

Se preferir, pode amamentar o seu bebé de 2 em 2 horas, durante 5 a 10 minutos, de cada lado até os mamilos ficarem curados. Retome o horário normal quando se sentir preparada.

Coloque o seu dedo mindinho na boca do bebé para quebrar a sucção quanto tiver acabado de chupar num seio. Isto pode ajudar a evitar dores nos mamilos.

Utilize apenas água quando lavar os seios. Não utilize sabão, álcool, ou qualquer outro produto para limpar os seios ou os mamilos.

Seque cuidadosamente os mamilos com um pano limpo e macio depois de alimentar o bebé. Pode preferir deixar os seios em contacto com o ar durante alguns minutos após cada amamentação. Poderá fazê-lo mantendo para baixo as abas do seu soutien de amamentação. Não utilize um secador para secar os mamilos. Os mamilos demasiado secos podem piorar a situação, em vez de melhorar.

Depois de secar os mamilos, cubra-os com uma camada fina de lanolina pura. A lanolina evita que o mamilo seque em excesso. Coloque um revestimento de lanolina fresca nos mamilos após cada amamentação. Algumas mães colocam vitamina E líquida nos mamilos para ajudar o mamilo a sarar e para evitar que sequem.

Mude as almofadas dos seios quando ficarem molhadas.

O que é que faço se as dores nos mamilos não melhorarem?

Procure lesões nos mamilos no caso destes continuarem doridos. A monilíase é uma infecção a fungos que o bebé pode ter na boca e que se pode alastrar para os seus seios. Abra a boca do seu bebé e procure bolhas brancas. O seu bebé também pode ter uma erupção das fraldas provocada por essa infecção. Os seus mamilos podem ficar vermelhos, com prurido ou com ardor. Esta infecção também lhe pode provocar dores fortes nos seios durante ou depois das amamentações. Os médicos dar-lhe-ão um medicamento, para si e para o bebé, para tratar esta infecção.

Normalmente, as dores nos mamilos desaparecem após a 20ª amamentação. Por esta altura os seus mamilos já se fortaleceram. Por vezes as dores nos mamilos pioram em vez de melhorarem. Isto pode ser mais frequente se tiver uma pele muito clara.

Se os seus mamilos não estiverem a sarar, fale com o seu médico. Também poderá querer falar com um membro de alguma instituição especializada. Normalmente estas instituições são constituídas por mulheres com formação para ajudarem as mães que estão a amamentar. Os membros destas instituições podem fornecer apoio e respostas às suas questões e preocupações relativamente à amamentação. Procure na lista telefónica o contacto de uma destas instituições na sua área de residência. Nas Maternidades as enfermeiras do Berçário também a poderão ajudar.

Pode ser necessário utilizar uma bomba eléctrica para retirar leite se não conseguir amamentar devido às dores no mamilo. A utilização da bomba é uma forma fácil, e rápida de esvaziar os seios e de manter o fornecimento de leite. Se utilizar uma bomba mamária dará tempo para os mamilos sararem. Peça ao seu médico mais informações sobre as bombas mamárias.

Quando é que devo contactar o meu médico?

Contacte o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas:

Arrepios ou uma temperatura superior a 38 graus C.

Dores de cabeça ou dores musculares.

Dor ou vermelhidão nos seios. Isto pode significar uma infecção dos seios que precisa de ser tratada.

Mamilos que estão vermelhos, com prurido (comichão) ou com ardor. Dores fortes nos seios durante ou após as amamentações. Estes sinais e sintomas podem significar que tem uma infecção por fungos no mamilo. É necessário um medicamento para tratar a infecção.

Dor no mamilo que impede o REL.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *