Fotos Antes e Depois

Amamentação

Com esta página sobre amamentação, esperamos responder a inúmeras questões no que diz respeito à alimentação do seu bebé.

Como pegar no bebé durante a amamentação?

É importante que pegue correctamente no seu bebé quando lhe der de mamar. Muitos dos problemas associados à amamentação derivam do facto de o bebé não estar numa posição correcta.

O leite materno flúi melhor quando a mãe está relaxada e numa posição confortável. Se a sua casa for muito barulhenta ou movimentada, escolha um local tranquilo para amamentar o seu bebé. Se gostar, ouça uma música relaxante e beba uma bebida saudável enquanto o amamenta. Não fume ao pé do bebé. Lave as mãos com água e sabão antes da amamentação.

Dispa parcialmente o seu bebé durante os primeiros dias da amamentação. Tal permitirá a ambos desfrutar da sensação de se tocarem mutuamente. Despir o seu bebé também evitará que ele adormeça aquando da amamentação e ajudá-lo-á a mamar melhor.

Experimente as posições seguintes e veja qual a que se adapta melhor a si e ao seu bebé. Mude de posição se não estiver confortável. Mudar de posição de vez em quando permite variar o local por onde o bebé mama, o que poderá evitar a formação de fissuras nos mamilos. Coloque sempre o seu bebé ao nível dos mamilos. Se se inclinar para colocar o mamilo ao nível da boca do seu bebé poderá ficar com dores nas costas ou ganhar fissuras nos mamilos.

Posição de embalar ou sentada:

Esta é a posição mais comum para a amamentação. Sente-se numa cadeira de braços confortável ou numa cadeira de baloiço. Poderá usar um banquinho para apoiar as pernas e os pés. O banquinho permitir-lhe-á elevar o regaço e, assim, evitar dores nas costas e nos músculos dos braços. Apoie a cabeça e o pescoço do bebé na dobra do seu braço. Uma almofada debaixo do braço permitir-lhe-á levantar o bebé até à altura do mamilo durante as primeiras semanas de amamentação. A almofada também funciona como ponto de apoio para o seu próprio braço e para o corpo do bebé.

O bebé deverá estar deitado de lado, sobre o ombro e a anca. Deverão estar virados um para o outro de modo a que ambas as barrigas se toquem. Apoie o rabinho do bebé com a mão. Levante o bebé e coloque-o virado para si. Não se incline sobre ele. A boca dele deverá estar ao mesmo nível do mamilo. Ele não deverá ter de mover a cabeça nem de esticar o pescoço para alcançar o mamilo. A cabeça e o pescoço do seu bebé deverão estar direitos e não virados ou curvados.

Afaste delicadamente os braços e as mãos do seu bebé. Com ele virado de lado, coloque o braço do bebé entre o corpo dele e o seu próprio peito. Poderá ter de lhe manter a mão em baixo com a sua mão livre.

Posição de futebol:

Esta é uma boa posição de amamentação se tiver sido submetida a uma cesariana. Também gostará, provavelmente, desta posição se tiver o peito grande. Ela também pode ser bastante útil se estiver a amamentar gémeos ou se o seu bebé for pequeno. Poderá querer adoptá-la se os seus ductos lácteos estiverem obstruídos.

Sente-se e coloque uma almofada debaixo do braço, no lado de mamar. A almofada mantém o seu bebé afastado da incisão (corte), no caso de ter sido submetida a uma cesariana. Ela também funciona como ponto de apoio para o seu braço. Coloque a sua mão debaixo da cabeça do bebé. Coloque as costas dele ao longo do seu braço, com ele virado para si. A boca do bebé deverá estar ao nível do mamilo. Prenda-lhe as pernas e os pés debaixo do seu braço.

O que Procura?
Drenagem Lipossônica Ativa

Aproxime a cabeça do bebé do peito. Coloque os dedos da sua outra mão por cima e por baixo do mamilo. Vá aproximando a cabeça dele do peito à medida que ele abre a boca.

Posição deitada de lado:

Esta pode ser a posição mais confortável para amamentar o seu bebé pouco tempo após o parto. Também poderá gostar desta posição se tiver sido submetida a uma cesariana. As mamadas nocturnas tornam-se mais fáceis se adoptar esta posição. Deverá, porém, ter muito cuidado para não rolar sobre o seu bebé se, por acaso, adormecer enquanto o está a amamentar.

Deite-se de lado. Coloque o bebé de lado, virado para si. Apoie-o sobre o braço, com a cabeça apoiada sobre o peito. Poderá, se desejar, colocar uma almofada atrás das costas do bebé para evitar que ele se mova. Levante o peito. À medida que o bebé abre a boca, aproxime-o do mamilo.

Dada a comodidade desta posição, é possível que adormeça enquanto o está a amamentar. Certifique-se de que o seu bebé mama de ambos os peitos. Poderá ficar com os ductos lácteos obstruídos se o leite não for eliminado de ambos os seios.

Como fazer com que o bebé abocanhe devidamente o peito?

Certifique-se de que o bebé abocanha ambos o peito correctamente quando começar a mamar. Se ele não abocanhar correctamente o peito, poderá não obter leite em quantidade suficiente. Por outro lado, você poderá ganhar fissuras nos mamilos.

Relaxe. É possível que sinta um formigueiro nos seios enquanto se prepara para amamentar o bebé. Este formigueiro é designado por reflexo de expulsão do leite ou descida do leite. Quando ele se verifica, o leite pode gotejar ou escorrer dos mamilos. Por vezes, basta pensar no seu bebé ou ouvi-lo chorar para desencadear a descida do leite. Consulte no nosso portal os textos sobre Amamentação: Como é que o peito produz leite.

Coloque-se numa posição confortável com o seu bebé. Coloque o polegar da sua mão livre por cima da auréola. A auréola é a zona escura que rodeia o mamilo. Coloque os seus dois primeiros dedos por baixo da auréola. Acabou de formar a letra C com a mão. Volte o seu bebé de modo a que ele fique virado para o seu peito.

O seu bebé já nasce com vários reflexos que fazem com que ele reaja sem pensar naquilo que está a fazer como, por exemplo, fechar os olhos face a uma luz intensa. O reflexo dos pontos cardeais faz, nomeadamente, com que o seu bebé vire a cabeça na direcção da sua mão, se lhe tocar na bochecha ou na boca. Ele abrirá de imediato a boca e estará pronto para mamar.

Com um dos seus dedos, toque na bochecha do bebé que estiver mais próxima do seu peito. Também o poderá fazer com o mamilo. O bebé virará a cabeça e a boca para abocanhar o mamilo e começar a mamar. Não toque na bochecha do lado oposto ao peito, pois o bebé virará a cabeça nessa direcção, o que fará com que ele se afaste do mamilo.

Quando o bebé abrir totalmente a boca, coloque lá dentro o mamilo e a auréola, tanto quanto possível. Tal permitirá que o bebé use os lábios, as gengivas e os músculos das bochechas para pressionar os ductos localizados sob a auréola. Aproxime o bebé do peito de modo a que a ponta do nariz toque no mesmo.

Se o nariz do bebé lhe parecer tapado, puxe o rabinho dele para junto de si. Mude a posição em que ele se encontra durante alguns momentos. Alternativamente, pressione delicadamente o peito com o polegar para lhe destapar o nariz. Não tenha medo de tapar o nariz do seu bebé enquanto lhe está a dar de mamar. Os bebés conseguem respirar pela parte lateral do nariz, ainda que a ponta esteja ligeiramente comprimida.

O que Procura?
Como saber se o bebê mama o suficiente

Durante a mamada, segure no peito depois do bebé o ter abocanhado. Tal evitará que o peso do peito exerça uma pressão excessiva na boca do bebé. À medida que ele se tornar mais crescido e mais forte, deixará de precisar de segurar no peito.

Dê de mamar ao seu bebé durante 10 a 15 minutos em cada peito. Para passar para o outro lado, coloque um dedo na parte lateral da boca do seu bebé para quebrar a aderência. Faça-o arrotar e aproxime-o do outro peito.

Não há uma definição horária regular para a amamentação do bebé. Demorará algum tempo até que os dois descubram uma rotina satisfatória para ambos.

A partir de que momento é que posso amamentar o meu bebé?

Poderá começar a amamentar o seu bebé pouco tempo depois de ele nascer. Poderá, no entanto, ter de esperar se ele tiver perturbações como, por exemplo, problemas respiratórios. A posição deitada de lado poderá ser mais fácil aquando das primeiras mamadas. Estas primeiras mamadas representam um tempo de habituação para que o seu bebé se habitue a si e ao seu peito. Relaxe e aproveite o momento. Durante os primeiros dias, poderá constatar que ele mama com grande vontade para depois parar como se deixasse de estar interessado.

O primeiro leite que o seu bebé recebe é designado por colostro. É amarelo e possui um elevado teor de proteínas. O seu verdadeiro leite é fino e apresenta uma coloração ligeiramente amarelada. Não descerá durante vários dias após o parto.

Com que frequência devo amamentar o meu bebé?

Deixe-o decidir a frequência com que o deverá amamentar. Durante as primeiras semanas de amamentação, o seu bebé poderá querer mamar durante um longo período de tempo como, por exemplo, 60 minutos. Mas também poderá adormecer, depois de mamar durante alguns minutos, e querer ser novamente amamentado 30 minutos depois. Não consulte o relógio para decidir se é altura de dar de mamar. Observe antes o seu bebé. Chorar, mastigar ou mamar nas mãos ou nos dedos, assim como encostar o nariz ao peito, são sinais de que ele poderá estar com fome.

Os bebés amamentados com o leite materno precisam de mamar com mais frequência do que os bebés a quem é dado leite em pó. Isto deve-se ao facto de o leite materno ser mais facilmente digerido no organismo do bebé do que o leite em pó. Ele poderá querer comer a cada duas a três horas ou aguentar mais tempo entre cada mamada. O seu bebé deverá ser amamentado entre sete a dez vezes por cada 24 horas. Poderá ter de o acordar nas primeiras semanas se ele não estiver a mamar com a frequência necessária. Deverá estar prevenida para o facto de o seu bebé querer mamar cada duas a três horas, ao longo das primeiras seis semanas.

À medida que o estômago do seu bebé se desenvolver e você produzir mais leite, o bebé aguentará mais tempo entre mamadas. Poderá passar desde as dez da noite até às duas da manhã sem mamar e, depois, dormir até às seis da manhã. Para o ajudar a dormir mais à noite, dê-lhe de mamar cerca das 22:00. Deixe-o a dormir num quarto escuro, aquecido e sossegado. Se ele acordar às duas da manhã com fome, não acenda a luz. Mude-lhe a fralda, dê-lhe de mamar e coloque-o novamente no berço. Quando atingir os quatro meses de idade, o seu bebé deverá dormir pelo menos seis horas entre mamadas e toda a noite.

O que Procura?
Aleitamento Materno Previne Obesidade

Alguns bebés mamam durante um curto período, dormem um pouco e acordam novamente para mamar. Outros demoram-se mais tempo em cada peito. Alguns bebés mamam continuamente pois adoram o acto de mamar. Se o seu bebé for assim, terá de estabelecer regras. Grande parte do seu leite desaparece ao fim de 10 minutos de mamada em cada peito. Depois de 10 minutos de mamada, o seu bebé receberá cada vez menos leite.

Poderá, eventualmente, dar-lhe uma chucha se achar que ele quer mamar durante um longo período. É possível que o seu bebé não esteja a receber leite em quantidade suficiente, se a chucha não o acalmar. Se desejar, consulte um médico se o seu bebé quiser mamar durante longos períodos.

Lembre-se que quanto mais vezes o bebé mamar, mais leite produzirá. Os bebés amamentados com o leite materno bebem, geralmente, muito leite. Você não produzirá mais leite se o seu bebé mamar por um período curto ou longo.

Porque é que o meu bebé quer mamar continuamente?

Existem, eventualmente, várias razões para o facto de o seu bebé querer mamar com frequência. Os bebés crescem a velocidades diferentes, de dia para dia. O seu bebé poderá estar a crescer rapidamente num determinado dia e querer mamar durante todo o dia. Num outro, porém, poderá não estar a crescer tão rapidamente e contentar-se em mamar de três em três horas. Os bebés crescem, frequentemente, de forma muito rápida por volta das três semanas, seis semanas, três meses ou seis meses de idade. Quando o seu bebé mama mais frequentemente, o seu peito produz mais leite. Este leite extra é usado pelo bebé quando ele está a crescer mais depressa.

Um aumento na vontade de mamar por parte do seu bebé pode ser um sinal de que ele está a ficar doente. Amamentar com mais frequência dá, muitas vezes, ao seu bebé anticorpos que o podem proteger contra a doença. Um anticorpo é um componente criado pelo seu organismo que passa através do leite materno para combater uma infecção.

O seu bebé poderá estar a mamar mais por lhe estar a aparecer um dente. Além disso, os bebés também se apercebem das mudanças à sua volta, tais como visitantes na casa ou até uma mudança de casa. Estas alterações podem fazer com que o bebé se sinta ansioso e queira mamar com mais frequência por uma questão de conforto. Também é possível que você tenha comido algo que o esteja a incomodar. Talvez por isso ele queira mamar frequentemente.

Haverá ocasiões em que sentirá que passou o dia inteiro a amamentar o seu bebé. Lembre-se sempre que ele tem necessidades diferentes de dia para dia. Amanhã, o seu bebé poderá querer mamar apenas de três ou de quatro em quatro horas e poderá, assim, descansar.

Ler Também:

Amamentação após Proteses de Silicone, Implantes Mamários
Amamentação – Como aumentar a produção de leite materno?
Amamentação e Dores nas Mamas (Mamilos)
Tempo de Amamentação – Quanto tempo deve dar de Mamar
Ductos Lácteos Obstruídos e Amamentação
Amamentação – Seios Inchados, Turgidez Mamária
Amamentação – Como Tirar e Guardar o Leite Materno
Prótese de Silicone e Amamentação
Amamentação – Não se deve Passar Fome Enquanto se Amamenta
Amamentação – Beneficios do Leite Materno
Dúvidas sobre Amamentação – Perguntas e Respostas
Alimentação Durante a Gravidez e Aleitamento
– Guia da Gravidez
Bebés – Como Saber se Mamam o Suficiente

28. Janeiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *