Amaurose fugaz

A amaurose fugaz consiste na perda de visão num olho devido à falta temporária de fluxo sanguíneo para a retina.

Pode ser um sinal de AVC iminente.

Causas da amaurose fugaz

A amaurose fugaz é um sintoma de doença arterial carotídea. Ocorre quando um pedaço de placa numa artéria carótida se rompe e é transportada até à artéria da retina no olho.

As artérias carotídeas são a principal via de abastecimento de sangue para o cérebro. Estão localizadas em cada lado do pescoço e por baixo do maxilar.

A placa é uma substância dura que se forma quando gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias. Pedaços de placa podem bloquear o fluxo sanguíneo.

Em pessoas com amaurose fugaz, a perda de visão continua enquanto o fornecimento de sangue artéria da retina continuar bloqueado.

O principal factor de risco para esta condição é a aterosclerose das artérias do pescoço. Os factores de risco para a aterosclerose incluem doença cardíaca, colesterol alto, fumar, diabetes e pressão arterial alta.

Sintomas da amaurose fugaz

Os sintomas incluem a perda de visão repentina num dos olhos. Normalmente esta situação só dura alguns segundos, mas pode demorar alguns minutos.

Alguns pacientes descrevem a perda de visão como uma sombra cinzenta ou negra a descer sobre o olho.

Exames e testes de diagnóstico

Os testes incluem exames completos ao olho e exames neurológicos. Em alguns casos, um exame ocular irá revelar um ponto brilhante onde o coágulo está a bloquear a artéria da retina.

Um ultra-som carotídeo ou uma angiografia por ressonância magnética (MRA) devem ser feitas para detectar um bloqueio na artéria carotídea.

Também devem ser realizadas análises regulares ao sangue, colesterol e glucose para definir o seu risco de aterosclerose, que aumenta com colesterol elevado e diabetes.

Tratamento da amaurose fugaz

O tratamento para a amaurose fugaz depende da severidade do bloqueio na artéria carotídea. O objectivo do tratamento é prevenir um derrame. O seu médico pode recomendar:

• Que não haja tratamento. Você pode apenas necessitar de fazer check-ups regulares para verificar a condição da sua artéria carotídea
• Mudança de dieta e medicação para ajudar a baixar o colesterol e controlar a pressão arterial
• Aspirina, varfarina (Coumadin) ou outros medicamentos anticoagulantes para reduzir o risco de derrame.

Se uma porção larga da artéria carotídea aparecer bloqueada, é feita uma cirurgia para remover o bloqueio. A decisão de fazer uma cirurgia também é baseada na sua saúde geral. Consulte também: endarterectomia carotídea.

Perspectivas

A amaurose fugaz por si própria não resulta normalmente em nenhuma lesão permanente. Contudo, significa que você sofre de aterosclerose e tem alto risco de derrame.

Quando deve contactar um médico

Contacte o seu médico se sofrer alguma perda de visão. Se os sintomas durarem mais do que alguns minutos ou se existirem outros sintomas a acompanhar a perda de visão, é importante que procure cuidados médicos imediatamente.

Prevenção da amaurose fugaz

Um derrame pode ser prevenido da seguinte forma:

• Evite alimentos gordos. Siga uma dieta saudável, baixa em gorduras
• Não beba mais do que 1 u 2 bebidas alcoólicas por dia
• Exercite-se regularmente: 30 minutos por dia se não tiver peso a mais; 60 a 90 minutos por dia se tiver peso a mais
• Deixe de fumar
• Meça a sua pressão arterial a cada 1 ou 2 anos, especialmente a pressão arterial alta for um problema na sua família. Se tiver pressão arterial alta, doença cardíaca ou já teve um derrame, deverá medi-la mais frequentemente. Aconselhe-se com o seu médico.
• A maioria das pessoas deveria tentar manter a sua pressão arterial abaixo de 120-130/80 mmHg. Se sofrer de diabetes ou tiver tido um derrame, o seu médico deverá aconselhar a que tenha uma pressão arterial mais baixa.
• Os adultos devem analisar o seu nível de colesterol uma vez a cada 5 anos e tratar, se necessário. Se já recebeu tratamento para colesterol elevado, deverá fazer análises mais frequentemente.
• Se sofrer de diabetes, doença cardiovascular ou endurecimento das artérias, o seu colesterol “mau” deverá manter-se abaixo de 70 mg/dl.
• Siga o tratamento recomendado pelo seu médico se sofrer de pressão arterial elevada, diabetes, colesterol alto ou doença cardiovascular.

Nomes alternativos
Cegueira monocular transitória.

Conheça Os 7 Efeitos Colaterais e os 6 Riscos da Cirurgia Ocular a Laser

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 3 Comentários
  1. adriana sousa Reply

    um menino de 6 anos ficou enternado
    por 3 meses bacteria nos rins desencadeou alguns outros problemas hoje graças a deus esta em casa se recuperando mais esta com perda de visao hora ele nara o que esta vendo hora pergunta pela luz os medicos falaran que e amaurose como os pais deven proceder nos ajude por favor.

  2. Ricardo Reply

    A amaurose pode ser causada por conjuntivite bacteriana?

    Obrigado

  3. Ciliane Rodrigues Reply

    Aconteceu a 5 dias um avc esquemicos , com a perda de 70% da visão ,tendo um tramento de AAS continuo e copidogrel por 5 dias.
    Gostariamos de saber quais as chances de voltar a enchergar com esse tramento se não qual seria o profissional que deve procurar sendo que este tratamento foi dado por um neurologista!
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:44 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)