Amesterdão - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Amesterdão

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Amesterdão ou (Amsterdão) é uma cidade lindissima, rodeada por canais, dando a sensação que caminhamos sempre ao lado ou sobre a água. Apenas isto já é motivo suficiente para encantar qualquer turista. Consequentemente, um passeio de barco pelos típicos canais, de dia ou à luz das velas, é imprescindível.

Para os mais noctívagos, a exótica vida nocturna oferece um variado leque de opções: os “nightclubs” de Leidseplein, o famoso Bairro Vermelho, pequenos bares e fumarentos “brown cafés”. Os apreciadores das belezas naturais poderão desfrutar dos verdejantes parques e admirar a profusão de flores, uma constante sempre em evidência. Tudo contribui para proporcionar uma estadia inesquecível em qualquer altura do ano.

Amesterdão, antiga pequena vila piscatória medieval, é hoje uma cidade europeia com um elevado património cultural e arquitectónico. Erguida sobre uma vasta rede de canais que lhe conferem uma beleza muito particular, a capital cultural da Holanda abre-lhe as portas para as artes…Locais a não perder em Amesterdão

É irresistível um passeio de barco pelos canais, que lhe possibilitam observar a cidade e os seus magníficos edifícios a partir do Amstel. Em frente da estação de comboios de Damrak, há uma vasta oferta de passeios de barco pelos canais.

Depois do tour de barco, pode alugar uma bicicleta pedalando de canal em canal. A cidade de Amesterdão é completamente plana, por isso os seus habitantes utilizam com regularidade a bicicleta como meio de transporte, existindo pistas e semáforos especiais para ciclistas.

Amesterdão é a capital da Holanda. Visite o Rijksmuseum, o museu possui um enorme colecção de pintura, escultura, arte decorativa, de vários artistas holandeses do século XVII. As maiores colecções são de obras de Rembrandt, Vermeer, Frans Hals e Jan Steen.

O Museu Van Gogh, um dos mais espectaculares da cidade, abriga uma das maiores colecções de obras de arte do mundo. Desde a obra deste mítico pintor, exposta por ordem cronológica e temática, à de outros artistas seus contemporâneos. Já no Stejdelijk, o destaque é a arte moderna, que abrange desde 1850 até à actualidade. A exposição permanente possui quadros de nomes famosos como Picasso, Monet, Chagall, Matisse e Appel.

Se quiser ficar a conhecer um pouco mais sobre a cidade não deixe de visitar o Amsterdam Historisch Museum: as suas obras contam a história da cidade, em especial o século XVII, época em que Amesterdão era considerada a cidade mais rica do mundo.

Um dos locais mais procurados pelos visitantes é a famosa Casa de Anne Frank, onde a jovem judia e a sua família se esconderam antes de serem capturados pelas forças nazis.

Vale a pena visitar o Begijnhof, um dos maiores pátios típicos da cidade, escondido entre várias casas, uma espécie de oásis no meio da confusão, apresentando como ex-libris uma igreja inglesa e a mais antiga casa da cidade, construída em madeira no longínquo ano de 1475.

Onde fica

Amesterdão é conhecida como a capital da Holanda, apesar de o Governo deste país estar sediado em Haia. Originalmente uma aldeia de pescadores, a cidade e o seu porto situam-se na costa Oeste da Holanda, com ligação ao mar do Norte. É o principal centro industrial e comercial do país.

Beleza Natural

Amesterdão surpreende pela sua beleza natural, não só pelos canais do Rio Amstel, mas também pela forma como todos os monumentos estão preservados. O centro da cidade está dividido por canais, que ligam mais de 90 pequenas ilhas, num número total de cerca de 1300 pontes e pequenos viadutos.

Esta cidade, considerada um museu-vivo, transmite, ao mesmo tempo, uma atmosfera moderna, de liberdade e tolerância, e de grande expressão artística. A partir do séc. XVII teve um grande desenvolvimento, sobretudo a nível arquitectónico, visível pelas magníficas fachadas que muitos edifícios apresentam.

Historia de Amesterdão

Na Idade Média, a pequena vila piscatória de Amesterdão desenvolveu-se tornando-se uma das mais importantes cidades comerciais da época. No final do século XVI, a cidade aderiu à reforma protestante e rapidamente assumiu uma importante posição na liderança económica e política do Noroeste do país. O século XVII ficou conhecido como a “época de ouro” de Amesterdão. De facto, a importância da cidade como ponto de trocas comerciais, e a enorme quantidade de refugiados judeus que ali se estabeleceram fez com que Amesterdão ganhasse em dinamismo.

Restaurantes e Gastronomia – Faca & Garfo

Amesterdão é conhecida como a cidade dos cafés e restaurantes. Todos estes locais têm algo de especial para oferecer aos seus clientes: um amplo cardápio de cervejas, música ao vivo, um terraço virado para um dos canais, exposições de todos os tipos, jogos, mesas de bilhar ou o agradável atendimento aos visitantes. Se é um bom apreciador de cerveja não deixe de ir aos arredores das praças Leidseplein e Rembrandtplein, onde se encontram os melhores bares da cidade.

Uma das especialidades gastronómicas holandesas é o queijo, sobretudo o Gouda e o Edam, mundialmente famosos. Outros dos pratos típicos são, por exemplo, as panquecas e os kroketten, uma espécie de croquetes de carne.

A noite

A animada vida nocturna desta cidade oferece-lhe desde os clubes nocturnos de Leidseplein ao famoso Bairro Vermelho.

Como chegar

O aeroporto de SchipHol fica relativamente perto do centro da cidade. Uma viagem de comboio, em funcionamento dia e noite, demora cerca de 15 minutos. Em Amsterdão, os eléctricos são uma atracção turística. O transporte popular é a bicicleta.

Sabia que

A Holanda é o maior exportador mundial de flores, sendo o leilão de Aalsmeer, em Amsterdão, responsável pela venda de aproximadamente 50 por cento da totalidade das flores que saem do país.

Clima

Temperado, no Verão a temperatura oscila entre os 15ºC e os 21ºC e no Inverno entre os 2ºC e os 9ºC.

Moeda

A moeda holandesa é o Florim (1NLG ronda os 90$00).

Idioma

Neerlandês, inglês como alternativa.

Fuso Horário

Mais uma hora que em Portugal Continental.

Documentos necessários

Bilhete de Identidade ou passaporte.

  

Fotos de Amesterdão

Vista da Munttoren em 1900.

Distrito Zuidas – o principal distrito comercial de Amesterdão

Casa de Anne Frank

Aeroporto de Schiphol.

Canais de Amesterdão

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *