Angelina Jolie

Angelina Jolie Voight, nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos da América a 4 de Junho de 1975. Filha de uma casa de atores, Jon Voight e Marcheline Bertrand não é de estranhar que tenha revelado desde cedo uma grande atração pela representação.

Angelina Jolie Antes e Depois

Apesar de ter nascido americana, no seu sangue correm diversas nacionalidades europeias. Do lado do seu pai, existem origens da Eslováquia e da Alemanha e do lado da sua mãe, antepassados franceses, alemães e holandeses. A sua madrinha é a famosa atriz inglesa, Jacqueline Bisset.

Quando os seus pais se divorciaram, Angelina e o irmão James Haven Voight, que se tornaria cineasta, foram viver com a sua mãe, para Nova Iorque. Foi ao ver filmes de forma regular, na companhia de sua mãe, que Angelina Jolie começou a interessar-se pela representação.

Aos onze anos de idade, Marcheline voltou para Los Angeles com os dois filhos e foi nessa altura, que Angelina entrou para o Lee Strasberg Theatre Institute, para estudar representação. Frequentou a referida escola durante dois anos, participando em diversas peças de teatro durante esse período.

Aos 14 anos, o seu interesse pela representação sofreu uma quebra, própria da rebeldia da adolescência. Durante essa fase, adotou um visual extravagante e declarou querer ser futuramente uma agente funerária. Regressou às aulas, na Beverly Hills High School, onde se sentia descontextualizada, devido às diferenças económicas que existiam entre a sua família, que passava por algumas dificuldades na altura e a generalidade das famílias daquela zona.

Mais tarde, quando iniciou a sua carreira de modelo, resolveu tendência para a auto-flagelação, cortando-se frequente. Foi também nessa altura que começou a colecionar facas, adegas e punhais. A sua paixão por aqueles utensílios foi levada ao extremo, incorporando-os nos seus jogos sexuais e tendo mesmo aprendido a atirá-los. Já confessou possuir cicatrizes no corpo, resultado desta fase conturbada.

Apesar de ter surgido pela primeira vez no cinema com apenas 7 anos de idade, representando com o seu pai, a sua verdadeira estreia chegaria apenas em 1993, com o filme Cyborg 2. Dois anos depois, Angelina conseguiu um papel principal, no filme Hackers.

A sua carreira ganhou uma maior relevância, ao desempenhar o papel de Cornelia Wallace, no filme George Wallace, de 1997. O seu desempenho valeu-lhe um Globo de Ouro e também uma nomeação para os Emmys.

Seguiu-se Gia, filme em que Angelina vestiu a pele de Gia Carangi, uma super-modelo dos anos 80. Mais uma vez, Angelina impressionou a crítica especializada, neste drama emocional. O papel valeu-lhe novo Globo de Ouro e nova nomeação para o Emmy Award.

Apesar do sucesso que havia obtido nas suas duas últimas obras, Angelina Jolie resolveu mudar-se para Nova Iorque e parar de representar durante algum tempo. Na verdade, não se tratou de abandonar a representação, já que durante esse período ela matriculou-se na Universidade de Nova Iorque, com o objetivo de estudar cinema.

Voltou depois ao grande ecrã, em 1998, nos filmes Hell’s Kitchen e Playing by Heart. No ano seguinte, participou em Pushing Tin, The Bone Collector e em Girl, Interrupted. Este último, daria a Angelina o seu terceiro Globo de Ouro e um sempre desejado Oscar, como Mellhor Atriz Secundária.

Apesar das críticas sucessivas e dos diversos papéis principais que já havia tido, o reconhecimento e a fama mundial só chegariam com o filme Tomb Raider, uma adaptação de um vídeo-jogo muito popular. Para desempenhar este papel, Angelina Jolie teve que melhorar a sua forma física, aprender artes marciais e usar um sotaque tipicamente britânico. O filme foi um verdadeiro sucesso planetário e catapultou Angelina para o mediatismo. No mesmo ano, ela participou ainda em Original Sin, com Antonio Banderas.

Em 2000, Angelina Jolie foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade, pelo Alto Comissariado da ONU. Esta nomeação foi o reconhecimento do trabalho em prol dos necessitados de países como a Tanzânia, Paquistão e Serra Leoa. Desde essa altura, Angelina, tem sido uma fervorosa ativista em defesa dos mais necessitados. Após ter estado no Camboja, para a rodagem do primeiro Tomb Raider, ela resolveu adotar um bebé daquele país. Dessa forma, adotou o seu primeiro filho Maddox.

Depois de vários anos de conflito com o seu pai, ambos contracenaram juntos em Tomb Raider, no que aparentava ser uma tentativa de reconciliação. A verdade é que dois anos depois, Angelina entrou com um pedido para alterar o seu nome, deixando de usar Voight como sobrenome.

Em 2005 formou par com Brad Pitt, em Mr. & Mrs. Smith. Pouco tempo após a rodagem do filme, Pitt divorciaria-se de Jennifer Aniston, para formar com Brad Pitt o casal mais famoso de Hollywood.

Na carreira de Angelina seguiram-se filmes como The Good Shepherd, Wanted e Salt. Em 2007, tornou-se realizadora, com o documentário A Place in Time, que mostrou a vida quotidiana em 27 locais diferentes do mundo, durante uma semana.

A vida pessoal da atriz tem sido conturbada. Casou em 1995, como o também ator Jonny Lee Miller. Num casamento muito singular e sui generis, Angelina apresentou-se vestindo uma camisa branca, com o nome do seu noivo escrito com o seu sangue. Menos de um ano depois, o divórcio estava consumado.

Seguiu-se um casamento com Billy Bob Thornton, o famoso argumentista, ator e realizador, em 2000. Desta feita, a relação e o enlace foram mais discretos, mas o casamento também não durou muito, terminando em 2002.

Em 2005 começaram os rumores de um romance com Brad Pitt, principalmente após o divórcio deste. Só meses depois ambos assumiriam a relação. Brad Pitt adotou depois legalmente os dois filhos adotivos de Angelina. O casal tem atualmente seis filhos, três biológicos e três adotados.

Os seus esforços constantes em prol de campanhas humanitárias e as adopções de crianças oriundas de países sub-desenvolvidos, conferiram a Angelina Jolie um papel de grande importância internacionalmente. Face a isto não é de estranhar, que Angelina Jolie  tenha sido eleita em 2009, como a celebridade mais poderosa de todo o mundo.

Galeria de Fotos:

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:38 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)