Angioedema (edema angioneurótico) - Tratamento, causas, sintomas e diagnóstico
Fotos Antes e Depois

Angioedema (edema angioneurótico, edema de Quincke)

Atualizado em 13 Janeiro 2018

O angioedema também conhecido por edema angioneurótico, edema de Quincke ou urticária gigante é uma forma de alergia, na sua maioria afectando as pessoas mais jovens, que provoca o inchaço localizado e pronunciado da pele, do revestimento do nariz, da boca, da garganta ou do tracto digestivo.

É desencadeada pela picada de um insecto ou por contacto com certas substâncias alimentares, medicamentos ou pólens.

Conheça 23 Remédios Caseiros Para Picadas De Aranha

O inchaço é causado pela acumulação considerável de líquido nos tecidos e pode persistir durante horas ou mesmo dias. Esta condição é também conhecida como angioedema, garrotilho ou urticária gigante.

O maior risco surge quando o angioedema (edema angioneurótico) afecta a caixa de voz – laringe. Neste caso o inchaço pode conduzir rapidamente a uma oclusão da entrada do ar que pode colocar a vida em risco.

Causas do angioedema (edema angioneurótico)

Algumas variantes do distúrbio são hereditárias e são devidas a uma falha genética.

Esta alteração interfere com o normal funcionamento do sistema imunitário, consequentemente é produzida uma substância altamente irritante que actua nos pequenos vasos sanguíneos em várias partes do corpo tornando-os permeáveis à saída de líquidos e destes para o interstício.

Sinais e sintomas do angioedema (edema angioneurótico)

Depois de alguns minutos após o contacto, a pessoa afectada fica agitada e congestionada, com palpitações, formigueiro e inchaço da pele, latejar dos ouvidos, tosse e espirros.

Aparecem grandes marcas na pele e, por vezes, a respiração é difícil, devido ao inchaço do revestimento da laringe ou da contracção dos tubos de ar nos pulmões.

Se o efeito principal for no intestino, haverá náuseas, vómitos, dores abdominais e diarreia.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Os sintomas são normalmente bastante evidentes. As pessoas que tiverem tido ataques antes terão consciência de quando se aproxima um novo ataque.

Prevenção – Cuidados a ter

As pessoas que tiveram previamente uma grave reacção deste tipo deveriam sempre trazer consigo uma seringa selada contendo adrenalina.

Neste caso, pode ser ministrada por alguém ou pelo próprio uma injecção de emergência para lhe salvar a vida quando os canais de ar ficam bloqueados.

Tratamento do angioedema (edema angioneurótico)

O tratamento consiste em altas doses de corticosteróides ou com adrenalina.

Nos casos em que o bloqueio ameaça a passagem do ar e o estado não é revertido pela aplicação de injecção, a única expectativa de salvar a vida pode ser a traqueotomia.

Implica um corte vigoroso a partir da pele para a traqueia justamente por baixo do pomo de Adão.

Fonte das Imagens: www.dermis.net

Referências da matéria: www.nhs.ukwww.acoi.org

43 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Essa urticaria é cíclica a minha volta cada 12hs tomo corticoidese aliviar e volta. Estou desesperada.

  2. Oi, estou preocupada e preciso de orientação. Meu médico é somente daqui a duas semanas e meu resultado (que eu não entendo) de angioedema foi o seguinte:
    C4 – 13 mg/dL
    Inibidor de C1-Esterase – 27 mg/dL
    Inibidor de C1 – Esterase – Atividade – 52%
    Complemento C1q – 24 mg/dL

    Sei que não é muito certo, mas estou muito preocupada. Vocês podem me ajudar? Podem me explicar o que esses resultados dizem?

  3. meus labios neste momento estaao enormes , rosto disfigurado ,comi um doce, aqueles de gelatina amarelo e vermelho, tomei um antialegercio, mas ainda muito inchados, nao sei o q fazer , pois o alergista ainda n descoberiu a causa, senti coveiras em certas partes do corpo, ficou vermelho e inchou tipo picada de abelha,

  4. Descobri através do imunologista que os meus inchaços são Angiodema adquirido, mas ele me falou que não tem como descobrir pq é de remédios e alimentos processados, enlatados , tudo que tem conservantes, já não sei o que fazer, no verão quero morrer, incha tudo e cai a pressão, pareço que fico sem ar, pois não posso sentir calor e meu corpo esquenta.

  5. Creio que não sei mais o que fazer minhas mão incham, boca, estomago dores fortes, meus joelhos da um ataque e doe intensamente, isso é psicológico, ou alérgico, loratadina é como se eu tomasse água fica lá tudo inchado do mesmo jeito. Fiz exame de tudo nã tenho alergia a nada tenho hipertireoidismos a muitos anos de 3 anos para cá aparece essa alergias mas de 4 meses aumentou muito agora demora mais a desaparecer ou seja não desaparece sempre tem alguma coisa em lugares diferentes até uns caroços no couro cabeludo de vez enquanto.

  6. Preciso de ajuda vou nos médicos e elas passam apenas anti-histamínicos não adianta, quais remédios vocês usam.

  7. Tenho todos esses sintomas a mais de cinco anos venho procurando descobrir as cauas,não encontro.essas reações,são frequentes durante a noite de um dia pro outro,alquem pode me ajudar

  8. ola sou a shaiane e tenho anjioedema no começo eu me assustava mas depois que fui no alergista sei que é pra vida inteira tomo os remédios e aparece 2 vezes por ano agora né mas ta mais calmo depois que tomos os remédios vem mais fraca mas queriia saber se essa alergia pode ter cura só consultei um alergista se tiver adoraria.

  9. eu tenho depois que comecei a tomar os remédio me sai pouco mas depois que sai 2 vezes num ano por ai mas a medica sempre disse que vai sair e ñ tem curra é verdade

  10. Eu tenho o Angioedema caso alguem quiser saber do tratamento, entra em contato!

    • Olá. tenho esses sintomas cerca de 17 anos no início vinha duas vezes no ano ,de 2012 para cá foram aumentando mais e percebo que desde 2016 até agora vem com mais frequência pois se eu me agitar psicologicamente e sentir calor tende a vim mais forte, chega a dar no rosto, mãos, pés, couro cabeludo e em inúmeras vezes sentir no estomago acompanhado com vômitos e diarréia…

      Fui ao médico e só passa anti-alergico e nada mais fazem…

      Gostaria de saber um tratamento melhor e de preferência com remédios caseiros..se puder me ajudar agradeço…

  11. ola meu nome e vilma ha mais ou menos dois anos meu labios começarão a inchar começam do nada na maioria das vezes começam de madrugada e fico horivel nao saio na rua tenho vergonha quando vou ao medico eles sempre passam corticoide antes acontecia raramente agora sempre acontecem tenho medo de ficar so e ter uma edema de glote me ajude por favor

  12. vermelhão no pescoço descendo p região dos seios , na maioria das vezes quando falo ou lavo chão . é terrível!! quero ser curada!!

  13. Gostaria de sugerir que fizéssemos primeiro um relatório durante um mês para detectarmos o que comemos, usamos ou nos aconteceu para que pudéssemos detectar o que em cada um de nós desencadeia o edema e onde ele se instalou. E depois eu montaria uma planilha das principais causas! O que acham? E assim nos ajudaria e levaríamos para o nosso médico de confiança para traçarmos uma estratégia, visto que não tem cura até o momento! Aguardo os relatórios para fazer a planilha! E que Deus nos ajude!

  14. Oi, não sei a quantos anos tenho sofrido desse mal ,coça fica vermelho incha, comigo acontaçe nos pes algumas vezes nas mãos, já aconteceu nos lábios e fica incomodando na glote (garganta) tomei diariamente por algun tempo o antialérgico ebastel(esse antialérgico não da sono) comprimidos foi ótimo ate meu organismo acostumar dai voltou tudo de novo ,fui ao medico e ele me receitou o cloridrato de hidroxizina 2 comprimidos ao dia 1cedo e 1 antes de dormir (cuidado este da muito sono) foi bom controlou por um tempo mas sempre que não controlava eu tinha que tomar corticoides (o que eu tomo e o corticortem 20 mg )ele e ótimo desincha rapidamente so preciso tomar 1 comprimido mas da como reação adversa um pouco de dor nas coxas ,face avermelhada ,mas se eu não tomar eu não consigo nem andar pois incha a sola dos pes ,pelo que sei e uma reação alérgica mas parece também ser desencadeada pelo stress, se alguém sabe algun remédio melhor peço que comentem desde já obrigado e que Deus ajude a todos nos.(so por comentário sempre tenho corticoide,
    ou predisilona em casa para se eu tiver alguma crise)

  15. Eu tenho angioedema adquirido, fui diagnosticado em janeiro de 2012, por uma alergista , depois de mais ou menos um mês e meio sem saber o que era, foram feitos alguns exames e descoberto que nao era hereditario e sim adquirido, porem a causa nunca foi diagnosticada, a alergista disse que era idiopatico, quando nao sabe a causa, as crises agora sao raras, mas geralmente eu tento evitar contat com qualquer coisa que ja tenha provocado, principalmente pancadas,mordidas de insetos e quando estou com a garganta irritada ou alguma infecçao.se alguem está com os sintomas procure um MEDICO ALERGOLOGISTA para se tratar.

  16. Meu deus do ceu!!! Sou uma menina de dez anos e isso ja esta nos desesperando. Tudo começou com cascas na boca depois veio o susto eu sinti quando estava n cama antes de dormir meus olhos colando mais pensei que nao era nad e dormi mais quando eu acordei meus olhos tinham inchado q nem conseguia abrir minha mae me levou no medico ele indicou um charope e coliro sarou com ums doi dias ficou quatro dias mais depois inchou de novo e minha mae me levou no medico de novo e ele indicou mais um charope e uma pomada demorou um pouco mais para sararar mais ficou muitos dias mais ou menos umas quatro semanas ( ou cinco) e inchou de novo minha mae mudou de medico desta vez tomei injeção iai nos imaginavamos q tinha sarado mais inchou de novo e agora estou aqui com um lenço praticamente congelado no olho vamos ver, se melhora pois nao, aguento mais!!!

  17. Estou super preocupada, a mais de um ano vem sofrendo com este inchaço, coça fica vermelho e em seguida incha, quando não é a sola do pé é o rosto, lábios, braços e até os pés. Fico pensando o que fazer já parei no hospital, diversas vezes por isso e a única coisa que fazem é administrar soro. Hoje estou horrível, meus lábios ficaram enormes estou realmente desesperada. Gostaria de saber qual especialista posso procurar para ter realmente o diagnóstico. Obrigada

  18. Oi meu nome é Fernanda tenho 16 anos e tenho essa doença,nao sei muito o que e sempre tendo pesquisar mais pois só quem tem que sabe a dor e o incomodo .Acho que as crises só nao pioraram graças a meus pais que fazem de tudo pra me ajuda.Queria descobrir de onde vem isso e queria saber se tem cura pois nao aguento mais essas crises meus olhos incham que quase nao enxergo é horrível ja fui em vários alergistas e nada de me ajudar ..

  19. Tennho edema de quimkre descobri bem tarde, que toda a reação era por que eu tomava renedios com a composição dipirona e isso me fasia inchar labios ,olhos e laringe depois que descobri nunca mais tive uma crise so tomo paracetamou quando sinto alguma dor no corpo.

  20. desde que tive minha filha depois no ano de 2003 me apareceu uma uveite tratei dela e logo depois apareceu os sintomas de urticaria e venho sofrendo com isto a muito tempo so que de abril para venho tendo crises direto incho os pes ,mãos,olhos, boca e fora no meu corpo todo, eu preciso de ajuda o alergista se me disse que tenho angiodema hereditario, tomo transamin citirizine hidroxizine prednisona e nada adianta.

  21. Venho notando que toda vez que passo por um aborrecimento meus labios começam a inchar e coçar muito.não sei o que fazer. essa manha mesmo acordei com labios inchados,me ajudem por favor.

  22. Meu médico diz que o meu problema é angiodema. Mas, não encontrei nenhum sintoma como o meu. Geralmente, é de madrugada que ele começa a se manifestar, pois sinto o lado direito do meu lábio superior endurecendo…
    Tomo imediatamente o medicamento indicado, mas mesmo assim, ele continua progredindo, agressivamente.Sinto ele “andando” para preencher todo o lábio. Mas não coça, não dói nem fica vermelho… no fim do mesmo dia sinto que a carne começa a formigar e começa a ficar macia, normal…
    Ele costuma aparecer depois que passo por um aborrecimento ou estresse e vomito. Realmente, é horrível um problema desse, porque não sabemos qdo virá…

  23. Tenho uma filha com angioedema, depois que encontramos Doutora Anete Grumache tudo ficou mais fácil, ela casou e está esperando um bebê, e com a graça de Deus esta tendo uma vida saudável.

  24. oi , o meu mone é yvone e sofro muito de rinite alergica q ate peguei uma toxoplasmose e fiquei com um pequeno problema na vista tipo embassado mas parece q muda de lugar e doe muito fica vermelho e etc…ficou tbm inchado meu olho,fiz exame e o medico disse q não tinha nada mas eu sinto q ta estranho ,o que faço?

  25. oi, meu nome é Kelvia, tenho 20 anos e desde os 15 tinha esses tipos de inchaço, na boca, no rosto.. Mas de uns tempos para cá ficou extremamente forte.. Fui parar até no hospitalcom doficuldades para respirar… E o medico me encaminhou a um alegista. Fiz o teste e tenho uma lista de comida e de remédios de não posso comer.. E uma lista do que n posso usar… Mas eu estou tomando remédios para tentar controlar..gostaria de saber se com o tratamento controla pelo ou menos 98 % da doeça

  26. Tenho esses inchaços de vez em quando nos olhos, é muito constrangedor e esteticamente feio. Já fui a vários alergistas, e em um, me disse que tenho alergia a corante amarelo, pelas minhas características durante a consulta. Fiquei triste porque ele me disse que isso não tem cura, me deu uma lista de coisas que disse que não posso ingerir. O fato é que estou com o olho direito inchado desde segunda feira, e agora estou sentindo um incômodo na minha garganta, como se estivessem apertando, que está me incomodando muito. Peço a Deus que não seja edema de glote. Se puderem me ajudar obrigado.

  27. olá meu nome é renato tenho 21 anos.vai fazer 1 ano q eu tive minha primeira crise..meus lábios incharam muito e fiquei horrivel.desde então essas crises ocorrem 1 vez na semana.quando nao são os lábios,são os olhos,pé mão costa.é muito ruim..só quem sabe é quem tem..mas oq ta me ajudando retardar essas crises é parar de pensar q vai inchar quando comemos coisas diferentes..se você colocar na cabeça que vai inchar.ela incha mesmo.mas se colocar na cabeça q nao vai inchar.ela nao incha…isso ta me ajudando,e sempre bom tambem agente fazer um xarope de cenoura isso ajuda que nao acontessa novas crises.pegue meia xicara de água e bote a cenoura no liquidificador e depois coloque meu xicara de mel.tome 3 vezes no dia antes das 3 refeiçoes principai..isso tambem ajuda muito..BOA SORTE A TODOS NÓS
    meu facebook é: renato dantas
    moro em recife-pe

  28. Sou portadora de angiodema a mais de 10 anos, só agora depois de pesquisar muito é que conseguiu amenizar o problema, tinha crises horriveis. Meu rosto inchava de maneira que eu ficava irreconhecível, não saia na rua por vergonha e cheguei ate a faltar ao trabalho em virtude dos inchaços. Tinha crises todas as semanas e quase que diariamente. Hoje consigo controlar tomando corticoides e histaminicos.

  29. No ano passado em outubro, apresentei pela primeira vez este sintoma de inchar o rosto de tal forma que fiquei deformado. Parecia o FOFÃO. Além de sentir dores, a coceira é bastante irritante e forte. Os lábios parecem que vão estourar e as bochechas também. As sensações são muito estranhas. Neste ano de 2012 já apresentei 03 vezes com as reações em locais separados. em um dos lados do rosto, na semana seguinte do outro lado. No mes de julho tive que ser levado para um ortopedista pois não conseguia colocar os pés no chão de tantas dores e coçeiras nos calcanhares, os pés ficam tão deformados que parecem uma bola de futebol americano. Nesta sexta feira foi no pé esquerdo que se manifestou a reação. Ainda hoje, segunda feira estou com o calçcanhar inchado. Já fui parar várias vezes em Pronto Socorro para aliviar as dores e com receio de um mal maior . Hoje fui em uma médica Dermatologista que me fez um diagnóstico assustador; tudo leva a crer que sou portador do EDEMA ANGIONEURÓTICO. Vou ter que que me cuidar e muito pois não existe ainda um diagnóstico fechado sobre este problema. Ele pode aparecer a qualquer momento independente do que eu coma, respire, passe na pele ou pense. Vamos aguardar a próxima crise. Boa sorte para nós os portadores de mais uma Sindrome.

  30. Ola! são exatamente 00 :16 hrs , dia 13 de agosto de 2012 no momento estou passando ´por uma nova crise .estou com boca, e braços inchados . Esta é a segunda vez que incho na semana . Em dezembro ira fazer um ano que sofro com angioedema hereditario .

  31. GENTE EU TIVE E TENHO ANGIODEMA UM ERA POR CONTATO OS OLHOS INCHAVAM E A BOCA TAMBÉM CONSEGUI DESCOBRIR QUE ERA O MEU ESMALTE GRAÇAS A DEUS NÃO INCHOU MAIS. MAIS UMA VEZ ESTOU PASSANDO PELO MESMO PROCESSO SÓ QUE AGORA ACHO QUE É ALIMENTAR POIS FICO COM MAL ESTAR MUITO GRANDE E SEM AR DEPOIS DE COMER. E ESTOU DE OLHO NA BANANA.

  32. eu tive de maio para cá 4 reações alergicas sem saber o motivo. Sempre tive alergia ao acido acetilsalisílico que incha os olhos…. mas as 4 últimas vezes não teve nada que eu tenha comido que pudesse me dar alergia e inchou a glote, os lábios.Rezar para que não acnteça mais.

  33. a poucos meses minha filha comecou a inchar os labios face do nada nao coça nao doi .fez exame de sangue o medico falou que o organismo dela age mais doque deve,nao sei oque fazer.

  34. olá, tenho 32 anos e comecei inchar após guanhar meu segundo filho,fui ao alergologista esta semana e ele deu hipotese diagnostico de angioedema hereditario,tb me fez uma carta com o devo fazer se tiver outra crise. Minha preocupação maior é se realmente diagnosticada essa doença,em relação aos meus dois filhos ,pois sempre tive problema em adaptar leite para eles , eles são descendentes de orientais co italianos, e o pediatra sempre me disse isso que era por isso que eles não se adpatavam ao leite. Hoje a menina ja tem seis anos e só toma leite de soja e o bebe tem seis meses e consegui adaptar de depois de muita trocas o aptamil pepti. O menino chora dia e noite e não sabemos mais o que fazer sera que ele tem este mesmo problema que o medico suspeite em mim.

  35. sofro também com angioedema, e ultimamente os episódios tem sido quase diários. Alguém sabe indicar um especialista em angioedema na cidade de Belo Horizonte?

  36. Ola ! Ha 3meses venho apresentando inchaços uma vez por semana . Ja tive varios edemas de glote ,fiz exames requisitado pelo medico e qdo chegaram para minha surpresa tive que refaze-los . Até qdo vou inchar ñ sei ,,,,, só sei que sofro mt com cólicas e com a duvida de qual angioedema esta me perseguindo . O medico acredita tratar -se de um angioedema adquirido , vou aguardar ja que o exame chegara daqui ha um mes . Bjs e boa sorte a tds!

  37. Estou sentindo inchaço nos lábios diariamente, sentir forte dor de ouvido e dor estomacais. antes de meus lábios começarem a inchar geralmente coça muito. o que será isso?

  38. A 22 dias tive uma crise um edema de glote, tomei 2 doses de adrenalina 0,3ml,em intervalo de 20 minutos, na segunda dose meu coraçao acelerou,minhas vistas embasaram,deu vontade de fazer vomito e ao banheiro,comecei a suar,e abateu um imenso calor e principalmente meu peito doeu muito,achei que nao resistiria sera que na 3 dose iria aquentar?

  39. Eu sou portadora de angioedema hereditario, minha tia faleceu a 2 meses com edema de glote, minha vó tambem a 22 anos, na minha familia somos 10 com essa doença. Fazemos prevençao no HCUFMG a 8 anos.

  40. tomei o remedio cefalexina e me deu alergia. meu rosto inteiro inchou, quanto tempo demora para desinchar o rosto todo?

  41. Bom eu tenho 21 anos, e me chamo Fernanda Macedo. Dez dos meus 17 anos apos uma cirurgia das amidulas, que precisei tirar logo opos alguns meses começou a inchar do nada. Faz 4 anos que estou sofrendo isso, e ate adrenalina eu ja tomei,eu fico horrivel, eu ja fui em varios alergistas, fiz varios testes e ate agora não sabem do que desencadeia essa doença. Alguns alergista falam que é do sistema nervoso, outros falam que é de corantes,tinturas,batom etc…
    Mas na verdade fiz varios teste, e ate agora não chegamos a uma conclusão.
    Ficaria muito grata em saber sobre essa doença do angioedema.
    Obrigada! Fernanda Macedo.

  42. a minha filha incha assim os labios olhos o rosto todo e não decobrem o que é,do que vem

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade