Animais e Alergias

Os Animais e as Alergias

Até recentemente, quando se tinha um animal em casa e uma alergia, a primeira coisa a ser indicada pelo médico era para acabar de vez com os animais de estimação. Graças a diversos factores, as alergias tornam-se cada vez mais comuns no nosso ambiente poluído, condicionando a vida normal das pessoas.

As alergias e situações como a asma são controladas actualmente através de fármacos, pelo que a história conhecida de ter de doar o cão, gato, ou periquito começa a tornar-se algo do passado. Pela primeira vez surge um estudo que defende que o contacto de crianças com animais desde tenra idade torna-as mais resistentes. No entanto ainda é cedo para pensar que o pior foi ultrapassado. Muitos anos irão passar ainda e vários estudos e testes serão efectuados até que finalmente se possa comprovar essa teoria.

Os casos devem ser avaliados com frieza antes de se chegar à dedução de que a “culpa” das crises, entre aspas, é do animal. Antes de tudo o que é necessário é acabar com outros agentes alergénicos. Deve deixar de fumar, de usar perfumes fortes, ter sempre a habitação bem aspirada e se possível essa aspiração deve ser efectuada por outra pessoa. Deve também evitar ter muitas flores no quintal, caso o tenha.

Um hábito que se perdeu infelizmente no nosso país e que pode ser recuperado por si é o da limpeza da primavera, arejando todas as divisões da habitação, perfumando-as com eucalipto e alecrim, levantando os tapetes, aspirando carpetes e lavando reposteiros.

A limpeza primaveril diminui a incidência de crises, evita o acumular de humidade e bolor nas habitações portuguesas, muitas vezes de péssima qualidade.

Os cães e gatos têm uma parte importante na prevenção. devem ter sempre a sua pelagem bem escovada de forma a deixar o mínimo possível de pelos e ainda para evitar que tragam poeiras, pólens para dentro de casa, expondo os seus donos a crises alérgicas.

Os sistemas de ar condicionado devem ser sujeitos a manutenção periódica de forma a não servirem de meio de cultura. As aves devem ter a sua gaiola sempre limpa, evitando acumulação de sujidade e de penas.

O que Procura?
Maconha

Devem ser estabelecidas zonas livres de animais na casa, no entanto, nomeadamente o quarto, pois as crises asmáticas podem ser despoletadas pelo hábito dos cães e gatos de dormirem sobre os edredões da cama.

Evite que os animais durmam na sua cama, até por uma questão de etologia. O animal estando situado ao mesmo nível que o dono terá mais dificuldades em determinar qual o seu lugar na matilha familiar podendo dar origem a desvios comportamentais.

Assim será possível evitar a maior parte dos agentes que provocam as crises alérgicas e ter uma vida mais saudável na companhia de seu cão ou gato.

08. outubro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *