Argila para Pele do Rosto, Corpo e Cabelo – Benefícios, Tipos, Onde Comprar e Como Aplicar

A argila é um tipo de rocha formada por partículas minerais muito finas, constituída essencialmente por sílica, alumínio e água. Devido às suas características, é um material com várias propriedades medicinais, sendo muito utilizado em produtos e tratamentos de beleza, bem como terapias termais.

argila branca e verde

Benefícios da argila no corpo, rosto e couro cabeludo

A descoberta das propriedades medicinais da argila trouxe consigo um grande conjunto de benefícios também para os tratamentos estéticos, principalmente a nível da pele e cabelos. De seguida, apresentamos os principais benefícios do uso da argila.

– Devido às suas partículas muito finas, vai promover uma esfoliação suave da sua pele, mas também, do couro cabeludo.
– A argila promove o rejuvenescimento da pele, mantendo-a jovem e com um tom homogéneo.
– Ajuda a absorver as impurezas e toxinas, além de promover a desintoxicação resultado da ação metabólica na pele, na cara e do resto do corpo.
– Devido ao seu poder estimulante na circulação sanguínea superficial, a argila irá promover o crescimento dos fios de cabelo.
– Ajuda a eliminar o excesso de oleosidade do cabelo e da pele.
– O uso da argila ajuda a tornar a pele mais suave e macia.
– A argila tem ainda propriedades calmantes e antibacterianas.

Tipos de Argila

Argila Verde

Este tipo de argila é especialmente indicada para peles mais oleosas, com tendência a ter acne. Tem várias propriedades importantes, sendo muitas vezes utilizada como máscara facial. Assim, a argila verde tem uma ação estimulante, tonificante, antibacteriana, adstringente, calmante e ainda cicatrizante. Esta argila tem também a capacidade de eliminar o excesso de oleosidade da pele, fazendo um peeling natural. Mas as suas vantagens não se ficam por aqui. Ajuda a retardar o envelhecimento da pele, já que vai nutri-la e protege-la das radiações solares.

Argila Branca

A argila branca é mais aconselhada para pessoas com peles secas e sensíveis, já que o seu nível de pH é dos mais próximos aos níveis normais da pele. Tendo em conta que é muito utilizada em peles com pouca hidratação, este tipo de argila tem a capacidade de remover a oleosidade em excesso, mas sem desidratar a pele. Tem ainda um efeito calmante e cicatrizante, perfeito para as peles mais sensíveis.

O que Procura?
Radicais livres e Envelhecimento

Argila rosa

Este tipo de argila é uma mistura entre a argila branca e a argila vermlha, mais férrea. Dessa maneira, tem todas as propriedades da argila branca, sendo por isso também adequada a uma pele mais sensível, tendo ainda uma ação calmante, cicatrizante e desinfetante. Como possui uma constituição mineral mais rica, especialmente em ferro, esta argila será a ideal para máscaras, tanto faciais, como corporais, como capilar. Assim, é uma argila que ajuda a eliminar o excesso de oleosidade e as toxinas, sem desidratar a pele, fornecendo ainda os minerais necessários para manter a pele jovem e macia!

Argila cinza

Este tipo de argila é mais indicado para pessoas com peles oleosas e manchadas. A argila cinza tem propriedades antoxidantes, ajudando a retardar o envelhecimento da pele. Além disso, devido à sua constituição, onde se inclui o titânio, é um ótimo esfoliante e ajuda a combater as espinhas e os cravos. Por fim, este tipo de argila promove ainda o clarear de manchas, a absorção a radiação solar, sendo ainda regulador da produção de oleosidade da pele.

Argila preta

Esta argila é das mais raras, mas também, das mais benéficas para a saúde da pele. A argila preta é essencialmente encontrada em zonas vulcânicas. É especialmente indicada para a desintoxicação de peles oleosas. Tem propriedades antiartróscias, absorventes, calmantes, anti-inflamatórias. Devido à sua constituição, é ainda utilizado também em tratamento de várias doenças. Tem ainda um poderoso efeto rejuvenescedor!

Como aplicar a argila

Antes de aplicar a argila, deve ter em atenção que a pele deve estar totalmente limpa, sem qualquer maquigem.

1º Retire uma colher de sopa da argila em pó;
2º Adicione água mineral, mexendo até obter uma mistura consistente e pastosa. Poderá também usar chá de camomila.
3º Se utilizar a mistura como máscara facial, aplique em todo o rosto, à exceção da zona dos lábios e olhos. Certas argilas irão dar a sensação de que a pele está a esticar. Não se preocupe, isso é normal, e é sinal de que está a fazer o efeito pretendido.
4º Logo que seque, retire a argila, lavando a cara. É normal que a pele esteja vermelha, já que a argila estimula a circulação sanguínea superficial.
5º Não deverá usar cremes ou maquiagem nas duas horas seguintes.

O que Procura?
Rejuvenescimento Caseiro

Onde pode encontrar e comprar argila?

Hoje em dia você pode encontrar argila em pó, ou em produtos de cosmética. Qualquer loja de produtos naturais, farmácias ou supermercados têm disponíveis argila apropriada para os seus tratamentos. De seguida deixamos alguns exemplos de alguns produtos de cosmética feitos a partir de argila.

– Máscara purificante facial argila verde + kiwui, da Boticário
– Argila verde, da Vitaderm
– Argila vita – Pele e Cabelos
– Bio-máscara de argila rosa + ativos
– Argila Thermal Branca 2k asp. Cosmética
– Preactive Máscara purificante argila branca, da Boticário

03. fevereiro 2013 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *