Arraial d’Ajuda e Porto Seguro – Bahia, Brasil

Porto Seguro e Arraial d’ Ajuda estão separados pelo estreito rio Bunharém, mas são dois destinos totalmente diferentes. Porto Seguro, onde se situa o aeroporto, está mais vocacionado para o turismo de massas e tem a orla recheada de pequenos hotéis para a classe média. Arraial da Ajuda aposta nas pequenas pousadas com ar familiar e ambiente despreocupado. Em Porto Seguro está tudo feito à medida do turista, concentrando-se as principais atracções à volta da Passarela do Álcool, que à noite ganha uma animação surpreendente. Do outro lado do rio (que se cruza de balsa por dois reais em menos de cinco minutos) o ritmo diminui, os canteiros das flores escondem as tabuletas das pequenas pousadas de charme e a música toca baixinho. Os dois destinos não se excluem. Há um tempo para tudo. Há noites em que apetece o ambiente frenético de Porto e outras em que o corpo e a cabeça pedem a calma das ladeiras do Arraial.

As povoações cultivam um certa rivalidade, mas não podem viver uma sem a outra, até porque as principais atracções estão espalhadas pelas duas margens do rio. Foi em Porto Seguro que aportaram as caravelas de Pedro Álvares Cabral em 1500, e o marco de pedra lá está para assinalar o descobrimento. Mas na pequena praceta de Arraial ergue-se uma das primeiras capelas construídas na América do Sul. Há melhores praias na Bahia do que as de Porto Seguro e de Arraial d’ Ajuda, mas tendo em conta que é um dos destinos mais baratos do Brasil, que mais se pode pedir?

Onde ficar

Arraial d’ Ajuda Eco Resort

Ponta do Apaga Fogo, Arraial da Ajuda |

Localizado numa zona priviligeada, na embocadura do rio Buranhém o Arraial d’ Ajuda Eco Resort e é um dos destinos de lazer e aventura mais interessantes da Bahia. Quem estiver em Porto Seguro tem que fazer uma curta travessia de três minutos de balsa para lá chegar (o hotel tem um barco exclusivo para os clientes) mas a viagem vale bem a pena. Integrado numa parcela da mata atlântica, o resort oferece um vasto leque de programas de contacto com a natureza, nomeadamente caminhadas, surtidas ao Buranhém, avistamento de baleias ou visitas controladas às praias de desova das tartarugas

Porto Seguro

Brisa da Praia, Avenida Beira Mar, – Um hotel típico de Porto Seguro, na praia de Mundai. É só atravessar a rua a cair no mar. Um restaurante razoável, instalações modestas mas limpas, muita simpatia por parte do pessoal.

Onde comer

Em Arraial d’Ajuda:

– Rosa dos Ventos, alameda dos Flamboyants. Peixe, peixe, peixe e também algum marisco. Vá por nós e peça como entrada um “manoelito”, uma torrada com parmesão, cebola e pimentão. À noite, como acontece em quase todos restaurantes do Arraial, há música ao vivo.

– Boi nos Ares, estrada de Mucugê. O nome diz tudo: um excelente restaurante argentino. Ao lado ficam algumas das melhores lojinhas do Arraial.

Em Porto Seguro

Bistrô da Helô – Situado numa das travessas da Passerelle do Álcool, é um must. O ambiente conta mais do que a comida, mas recomenda-se as moquecas de peixe e camarão, os bobós de camarão, vatapá e acarajés. De resto, há dezenas e dezenas de restaurantes num espaço de menos de mil metros.

O que fazer

Ir à praia, visitar as aldeias dos índios pataxós (a excursão, de algumas horas apenas, pode ser comprada na recepção de qualquer hotel), visitar as povoações vizinhas de Trancoso e Vale Verde, fazer um safari de jipe (Paraiso Turismo, tel. 575-2360), passar pela feira do Baianão na foz do Bunharém ou fazer um passeio de lancha rápida ao arquipélago de Abrolhos. Arraial dAjuda é um distrito de Porto Seguro, localizado na Bahia.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 1 Comentário
  1. Arraial d'Ajuda Reply

    Arraial d’Ajuda e muito lindo, praias bonitas e limpos, uma igreja maravilhoso e ruas charmosas. Eu gostei muito mais de Arraial dajuda que Porto Seguro …
    Andressa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:05 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)