Fotos Antes e Depois

Arroz Integral Germinado: Conheça os Nutrientes, Benefícios e Como Germinar

Se ainda não adicionou o arroz integral germinado na sua dieta, saiba que está a perder a chance de receber vários nutrientes que oferecem muitos benefícios à saúde.

Arroz Integral Germinado

O que é o arroz integral germinado?

Semelhante a muitos outros grãos germinados, o arroz integral germinado não é o ingrediente mais comum da gastronomia.

Porém, é um alimento que ocupa um lugar extremamente importante em muitas culturas gastronómicas.

O processo de germinação inicia depois do arroz integral comum (arroz castanho) ser mergulhado em água.

O arroz integral germinado é livre de glúten e tem uma quantidade de nutrientes significativamente maior. Este evento ocorre porque a germinação muda drasticamente o seu perfil nutricional.

No caso do arroz integral, este processo aumenta os níveis de GABA (ácido gama-aminobutírico) e de vários minerais, além de alguns ácidos e ingredientes ativos.

Esta variedade de arroz pode ser aplicada em muitas das aplicações destinadas ao arroz normal. Contudo, a versão germinada gera mais saciedade e aumenta a absorção de fibras, o que a torna ideal para a adição em sopas de legumes ou como acompanhamento.

E, embora seja ligeiramente mais caro, vale a pena comprá-lo, ou, pode simplesmente prepará-lo em casa!

Composição Nutricional

O impressionante perfil nutricional do arroz integral é a razão por que tantas pessoas utilizam este tipo de cereal. Em uma porção de 1/4 de xícara, o arroz integral germinado contém 2 g de fibra, cerca de 170 calorias e 4 gramas de proteína.

Esta quantidade de fibra e proteína é muito superior à obtida através do consumo do arroz integral comum. Além disso, esta variedade germinada contém mais vitamina E, vitaminas do complexo B e magnésio do que o arroz não germinado.

Existem também apenas 1,5 g de gordura em uma 1/4 de xícara, o que torna este alimento ideal para a perda de peso e gordura abdominal.

O que Procura?
Leite de Aveia: Como Fazer, Benefícios e Informação Nutricional

Benefícios para a saúde

Arroz Castanho Germinado

Os principais benefícios de saúde proporcionados pela ingestão do arroz integral germinado são o controle da pressão arterial, a prevenção da diabetes, a proteção da saúde cardíaca, a desintoxicação do corpo e o suporte ao crescimento e desenvolvimento.

Controla a pressão arterial

O seu nível de fibras contribui na eliminação do excesso de colesterol, o que promove a redução da hipertensão, ajudando a evitar outras complicações cardiovasculares.

Trata a diabetes

O arroz integral também regula a liberação de glicose e insulina no organismo, o que é uma boa notícia para os diabéticos e aqueles propensos a desenvolver a doença.

Desintoxica o organismo

Com níveis mais elevados em alguns minerais, vitaminas e compostos ativos, o arroz integral germinado pode estimular a função hepática e, com isso, eliminar a toxicidade do organismo.

Melhora o humor

A quantidade significativa de ácido gama-aminobutírico (GABA) encontrada no arroz integral germinado pode impactar a atividade neurotransmissora. Dessa forma, o alimento melhora o humor, eliminando os sintomas de depressão e ansiedade causados pelo desequilíbrio dos níveis do hormônio do estresse.

Ajuda no crescimento e desenvolvimento corporal

Como possui mais proteína do que o arroz integral tradicional, a variedade germinada pode ajudar no crescimento e desenvolvimento corporal, além de colaborar na reparação e recuperação do organismo após alguma doença treinamento físico intenso.

Como fazer o arroz integral germinado?

Para germinar o seu próprio arroz integral, apenas precisa de água, arroz e uma câmara de germinação adequada!

Passo 1— Adicione 1/2 xícara de arroz integral em um pote de vidro ou um recipiente de germinação. Em seguida, cubra o arroz com a água.

Passo 2 — Deixe o arroz de molho durante 12 horas. Depois, escorra a água.

Passo 3 — Lave o arroz e escorra-o novamente.

Passo 4 — Repita a lavagem e a drenagem durante 2 a 3 dias. Depois disso, os grãos brotados/germinados devem começar a aparecer.

Passo 5 — Armazene-o num recipiente hermético até que este esteja pronto para consumo.

Referências

1 http://www.koreascience.or.kr/
2 https://link.springer.com/
3 http://research.psru.ac.th/
4 http://www.tandfonline.com/
5 http://www.sciencedirect.com/
6 http://www.tandfonline.com/
7 https://www.jstage.jst.go.jp/

26. novembro 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *