Atividade Física - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Atividade Física

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Ter uma vida ativa tem muitos benefícios para si. Desde melhorar o seu humor, a sua saúde mental até à manutenção do peso e prevenir doenças crónicas.

O que queremos dizer quando falamos de atividade física, exercício físico ou “ser ativo”?

A resposta rápida é que ser que ser ativo ou actividade é movimento. Tudo o que implique movimento, que aumente a frequência cardíaca e que a mantenha alta por um período de tempo, é actividade. Pode manter-se ativo andando, a andar de bicicleta, ou mesmo a cuidar do jardim por um intervalo de 20 minutos. As actividades mais vigorosas incluem correr, spinning ou subir escadas, ou mesmo levantar de pesos. Mesmo pequenos pesos constituem atividade também. E são muito bons para quase todas as pessoas, com todas as idades.

Porque devo fazer exercicio físico?

O corpo humano foi criado para ser activo, os nossos antepassados usavam o seu corpo para encontrar alimentos, para caçar e para migrar. Hoje muitos de nós temos uma vida demasiado sedentária o que faz muito mal à saúde e à sua linha. Ser activo é, de longe, um dos melhores presentes que pode dar à sua saúde. Ajuda a controlar o peso, ajuda a combater a diabetes e diminui os riscos de cancro, diabetes e Alzheimer. Ajuda ainda a baixar os níveis de stress, melhora a saúde do coração, melhora o humor, ajuda a sua auto-estima. As pesquisas mais recentes demonstraram que uma atividade moderada ajuda, incluso, a aumentar o tamanho do cérebro. É uma prescrição perfeita para que se mantenha sempre jovem.

Quanta atividade física necessito?

As estimativas variam. Mesmo se são só vinte minutos três vezes por semana, consegue baixar os riscos cardiovasculares, ainda que a maioria dos especialistas diz que o melhor é fazer 30 minutos de actividade moderada 5 a 6 vezes por semana. Poderá fazer mais se o exercício físico lhe agrada.

Qual é o melhor tipo de atividade física?

O melhor tipo de atividade é aquela que gosta mais de fazer e pode continuar a fazer – com regularidade. Por exemplo golfe, ténis, jardinagem, natação, btt ou brincar com os seus filhos ou netos. Desde que esteja em movimento e a respirar mais que o normal, está ativo. Uma forma simples de começar é caminhar. Isto é o que as pessoas mais saudáveis do mundo fazem. Inúmeros estudos demonstram que andar 30 minutos por dia, todos os dias, melhora e muito a sua saúde. Os especialistas agora crêem que os melhores programas de exercicio físico incorporam movimentos ligeiros – actividades que permitem que o seu coração e pulmões trabalhem fortemente, como natação, jogging e caminhadas combinadas com levantamentos leves de pesos. O primeiro tipo de atividade melhora e fortalece o coração e os pulmões enquanto que o levantamento de pesos, mesmo que muito leves, fortalecem os seus músculos, melhora a densidade dos ossos e aumenta o seu metabolismo (ajudando a manter o seu peso sobre controle). Torna-se um exercício físico muito completo se a tudo isto, adicionarmos alongamentos.

Como posso ter mais atividade na minha rotina diária?

Não é assim tão difícil como pensa. Pode começar por andar perto da sua casa por uns 15 minutos por dia. Por exemplo, se encontra alguém com quem partilhar essa rotina, será mais fácil manter o horário e o compromisso. Andar de bicicleta ou ir a pé para o trabalho. Sair para andar à hora do almoço. Alugue um vídeo de exercício e pratica frente à televisão. Faça-se membro de um ginásio, se pode. No momento em que o exercício físico faça parte da sua rotina diária, verá como é fácil que o faça diariamente.

 

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *