Atividades para Bebês a Partir dos 10 Meses

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 28 de agosto de 2014

A infância de uma criança é marcada pelas suas experiências e pela forma como é estimulada no seu desenvolvimento físico e cognitivo. Duas crianças com o mesmo potencial, mas com níveis de estímulos diferentes, irão acabar por ser crianças com capacidades diferentes.

É por isso essencial os pais estimularem o bebê desde cedo, de modo que ele se desenvolva dentro do potencial que tem.

De seguida deixamos uma atividade para bebês com 10 meses ou mais, que o ajudarão a estimular o seu desenvolvimento cognitivo, nomeadamente a fala e a compreensão do mundo que o rodeia.

Atividades para estimular bebês a partir dos 10 meses

O bebê aprende com todas as experiências que vive e com os exemplos das pessoas que o rodeiam. Durante o crescimento, a imitação é a sua forma de aprender, já que ele nasce sem informação. Assim, a atitude dos pais perante o bebê fará toda a diferença.

O dia-a-dia é cheio de possibilidades de aprendizagens, e cabe aos pais aproveitarem essas oportunidades para estimular o desenvolvimento cognitivo dos seus filhos. Conheça de seguida uma atividade para bebês a partir dos 10 meses.

O vocabulário de uma criança é definido essencialmente através do que ela ouve nos primeiros três anos da sua vida. Claro que ao longo da sua vida ela aprende novas palavras, mas esta fase da sua vida é crucial, pois é quando tem maior capacidade de assimilação.

É por isso importante enriquecer o seu vocabulário, conversando com ela, descrevendo o que faz ou o que se passa à sua volta, nomeando objetos, situações, etc. Através deste conjunto de palavras e frases a criança vai construindo o seu próprio vocabulário, que será essencial para o domínio da Língua.

Uma atividade que pode fazer com o bebê é levá-lo às compras. Um mercado é um local com uma grande diversidade de objetos, situações, barulhos, cores, etc., que pode aproveitar para estimular o seu desenvolvimento.

Além disso, é também uma forma de o ambientar a locais diferentes com muitas pessoas desconhecidas. No supermercado, coloque o bebê no carrinho de modo que ele consiga ver tudo à sua volta, mas também, mexer e tocar.

Durante a ida ao supermercado:

– mostre-lhe todos os objetos que pegar, dizendo-lhe o nome e explicando qual a sua função;

– em cada alimento, junte sempre um adjetivo ao seu nome (por exemplo, banana amarela, pão é saboroso ou bom, etc.);

– mostre ao bebê os alimentos que ele costuma comer;

– Deixe-o tocar e sentir as texturas, dizendo-lhe se é frio, quente, rugoso, liso, etc.