Aumentar o rendimento Desportivo

Aumentar o rendimento

Conheça algumas técnicas para o desportista amador melhorar o seu desempenho em alguns desportos.

Começou a praticar exercício físico e não sabe o que fazer? Acha que o esforço não está a ser dirigido na melhor direcção? Nós damos algumas dicas para se adaptar melhor ao desporto e conseguir melhorar o seu desempenho.

Futebol

Aquecer – é prática corrente em todos os desportos e este não é excepção, uma vez que assim evita lesões musculares.
Melhorar a técnica – pratique exercícios para melhorar a técnica de controlo da bola. Exemplo é lançar a bola ao ar e pará-la com o pé antes desta chegar ao chão.
Melhorar os passes – como desporto colectivo que é, o futebol assenta nos passes para os outros jogadores. Desenvolva exercícios como o de desenhar pontos numa parede e tentar acertar com a bola.
Bom calçado – deve ter as chuteiras em bom estado de conservação e os «pitons» adequados para o tipo de terreno onde joga.

Ciclismo

Bicicleta adequada – ao comprar a bicicleta peça indicações junto do vendedor para achar a mais adequada a si, tendo em conta também o tipo de terreno por onde vai andar.
Melhores mudanças – deve praticar a utilização das mudanças, mesmo que isso implique andar de um lado para o outro. Com a percepção da mudança ideal para determinado terreno, conseguirá aproveitar melhor as potencialidades da bicicleta.
Subir aos «esses» – se ainda não tem a forma física ideal para realizar a direito aquela subida que o atemoriza, o melhor é fazê-lo aos ziguezagues. Assim, consegue dosear melhor o esforço e não tem necessidade de parar e começar a pedalar novamente, algo que cansa bastante.

Ténis

Melhorar a precisão – fixe um ponto no outro lado do campo e tente acertar lá com a bola.
Movimentar bem a raqueta – aqui, o ideal seria ter um técnico que lhe ensinasse algo mais sobre essa técnica. Ainda assim, aqui fica uma dica: segure no cabo bem abaixo e utilize a mão esquerda se for canhoto.
Concentrar – uma forma de bem jogar é realizar a jogada pensando já na jogada seguinte. Algo que implica grande concentração.

Natação

Controlar a respiração – no início da prática deste desporto, deve inspirar e expirar a cada braçada. Com o decorrer da prática, já o poderá fazer a cada duas ou três braçadas.
Exercitar ombros – antes de entrar dentro de água, realize o aquecimento com particular ênfase nos ombros, uma vez que ficará assim com maior flexibilidade.

Golfe

Praticar bastante – sendo um desporto de precisão, o golfe deve ser praticado, pelo menos, uma vez por semana. Isto com alguém mais experiente que lhe poderá dar algumas indicações de como melhorar.
Pancadas curtas – com este tipo de pancada começará a aumentar a confiança e a melhorar a precisão. Só então estará preparado para as grandes tacadas.

Estas são apenas algumas indicações para alguns desportos, mas sabemos que se é praticante vai já colocá-las em prática. Bons exercícios!

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:57 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)