Auto exame da mama - Como fazer e Quando Fazer
Fotos Antes e Depois

Auto exame da mama

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

O Auto exame da mama é o melhor amigo da mulher: O auto exame da mama é feito para detectar alterações que podem levar ao desenvolvimento do cancro de mama – Saiba como prevenir-se.

Cancro da mama

Todos os anos surgem mais de 5000 novos casos de cancro da mama em Portugal. Mais de 90% são tratáveis quando o diagnóstico é feito atempadamente. Para o conseguir, o auto-exame da mama é o melhor amigo da mulher.

O que é o cancro da mama?

A unidade base do organismo, a célula, respeita determinadas normas de conduta para se dividir e multiplicar. Quando estas normas deixam de ser respeitadas e a célula começa a dividir-se e a multiplicar-se desenfreadamente, sem ordem nem controlo, dá origem a uma massa ou tumor que pode ser benigno ou maligno.

Os tumores benignos não são cancros, não se espalham para outras partes do corpo e podem ser removidos. O mesmo não acontece com os malignos: são cancerígenos e podem espalhar-se a outras partes do organismo. Existem mais de 100 tipos de cancro. O cancro da mama é apenas um deles e é assim designado porque as células «loucas» ou «descontroladas» que lhe dão origem pertencem ao tecido da mama.

Dados sobre o cancro da mama

• É o tumor maligno mais frequente na mulher, para além do cancro da pele.
• Depois do cancro do pulmão é a segunda principal causa de morte entre mulheres com idades entre os 40 e os 59 anos.
• Mais de um milhão de novos casos de cancro da mama são registados em todo o mundo anualmente.
• Mais de 300 mil mulheres morrem todos os anos vítimas da doença.
• Todos os anos surgem em Portugal mais de 5000 novos casos – uma em cada 10 mulheres virá a sofrer da doença. O cancro da mama também afecta o homem. É bastante mais raro mas também mais grave.

Auto-exame da mama é o melhor amigo da mulher

1 - Observação em frente ao espelho 
Observe as duas mamas, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça. Verifique se existe qualquer tipo de alteração na mama.
      2 - Palpação de Pé            3 - Palpação de Deitada
 
 
 
 

Levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça. Com a mão direita examine a mama esquerda. Repita este procedimento para a mama direita. Utilize os três dedos centrais, espalmados, pressionando a mama de forma suave mas firme, procurando um nó ou uma parte dura. O movimento de palpação deve ser circular. Palpe também as axilas. Coloque uma almofada debaixo do ombro direito e a mão direita debaixo da cabeça. Com a mão esquerda examine a mama direita. Repita o procedimento para a mama esquerda

 

Quando fazer o auto exame da mama

A melhor altura do mês para fazer o auto exame da mama é poucos dias após terminar cada periodo, porque nessa altura as suas mamas estão menos sensíveis ou inchadas. Se você não está a ter menstruações, nesse caso tente fazer o exame no mesmo dia de cada mês. Algumas mulheres escolhem o primeiro dia de cada mês para ajudá-las a lembrar-se.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *