Auto Exame dos Testículos

Um auto exame testicular ou auto exame dos testículos acontece quando verifica os testículos à procura de quistos ou outras alterações. Os testículos encontram-se num saco de pele situado por trás do pénis, designado por escroto. A verificação dos testículos pelo menos uma vez por mês ajudará a aprender qual é a sensação normal dos testículos. Ao saber o que é normal, conseguirá detectar quaisquer alterações ou quistos. Os quistos (tumores) surgem com mais frequência em homens com idades entre os 5 e os 35 anos.

É muito importante efectuar um exame testicular com frequência, mas este não substitui o exame efectuado pelo médico. Certifique-se que o médico verifica os seus testículos sempre que fizer um exame médico de rotina. Poderá também pedir-lhe que o ensine a fazer um auto-exame se não tiver a certeza de o estar a fazer correctamente.

Porquê fazê-lo?

A aprendizagem do modo de verificação dos testículos pode salvar-lhe a vida. O cancro dos testículos é um dos mais comuns nos homens com idade inferior a 40 anos. O principal sinal deste cancro é um quisto nos testículos. A melhor forma de curar o cancro é descobri-lo antes deste se disseminar.

Alguns homens não fazem este auto-exame porque afirmam estar “muito ocupados”. Outros afirmam que “não sabem o que estão a procurar.” Estas não são razões válidas para não fazer um exame aos testículos. Alguns homens não verificam os seus testículos porque têm medo de encontrar um quisto. A descoberta de um quisto o mais depressa possível é sempre melhor do que descoberta do quisto quando já é tarde de mais.

Qual a melhor altura para fazer o auto exame testicular?

Verifique os testículos no mesmo dia, todos os meses. Uma boa altura para verificar os testículos é durante o banho ou duche. A água quente ajuda o escroto (saco de pele que segura os testículos) a relaxar.

31. janeiro 2011 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. adorei e aprendi muito sobre issooo

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *