Azeite Gallo - História
Fotos Antes e Depois

Azeite Gallo – No poleiro desde 1919

Azeite Gallo No poleiro desde 1919.

O azeite Gallo canta de norte a sul do país há quase um século. Presença regular na mesa dos portugueses, a marca tem atravessado várias gerações. Uma história feita de curiosidades e inovação.

A propósito, sabe o porquê do nome deste azeite? E qual a razão para se escrever dois “ll”? Contamos tudo já a seguir.

Um azeite com História

Numa dada manhã, há cerca de 100 anos atrás, o senhor Victor Guedes abriu as janelas do seu quarto, de par em par. Nesse instante, um galo pôs-se a cantar.

Este acontecimento inspirou o Sr. Guedes a baptizar o azeite com o nome que todos nós conhecemos. E qual a razão para Gallo se escrever com dois “ll”? É simples: o seu criador é de origem galega.

E assim surge um nome original para uma marca original.

É então, desde 1919, que datam os primeiros registos da marca Gallo – um ano depois de terminada a 1ª Grande Guerra Mundial e no mesmo ano em que se inicia o movimento artístico Bauhaus na Europa.

Por estas alturas, o azeite era embalado nas saudosas latas (recuperadas no ano passado em edições especiais).

E por incrível que pareça, durante várias décadas o comércio doméstico era considerado secundário.

Mas eis que no ano de 1969, a marca decide mudar a sua estratégia de marketing.

Põe como objectivo prioritário entrar no máximo de lares portugueses. Nos vinte anos seguintes, verificam-se uma série de investimentos e melhorias no embalamento deste produto.

Inovação com saber e sabor

As ideias fervilham e a inovação não pára na marca que agora tem o selo FIMA. O arranque da década de 90 pauta-se, então, pela aposta na melhoria da imagem, na apresentação de garrafas mais elegantes.

Mas Gallo não se fica por aqui e lança no mercado novas gamas de azeite com ervas aromáticas: tomilho, estragão e orégãos.

Gallo na crista do azeite

A entrada no novo século não significou um corte com as raízes, com o passado da marca. Pelo contrário. A inovação fez-se com inspiração na modernidade e, simultaneamente, olhando para todo um legado construído com saber e sabor.

O ano de 2001 foi marcado pela criação da trilogia de azeites Suave, Intenso e Clássico. Três intensidades de sabor para o mesmo valor de acidez.

E esse é também o ano do Azeite Novo Gallo, produto da colheita e selecção das primeiras azeitonas do ano. Uma edição limitada, de sabor único, misto de paladar picante e frutado.

Aproveitando a embalagem da criatividade, surge Gallo Frutado, em 2006. Um azeite de características especiais.

Ou não fosse este um “sumo” de azeitona bastante aromático, que remete para aromas da erva fresca e da fruta, com notas de amêndoa e noz. Escolhas variadas para gostos diferentes.

Imagem renovada

Reinventando o espírito de constante renovação da marca, em 2006, GALLO aparece com uma imagem mais moderna e atractiva, aproximando-se cada vez mais dos seus consumidores.

Uma mudança com o objectivo de acompanhar as novas tendências e os novos hábitos dos consumidores. Sempre com base nos valores da marca, preservando o orgulho das raízes e das tradições do nosso país até os dias de hoje.

Em 2010 o Azeite Gallo passou ao lado da crise – 16-06-2010

A empresa portuguesa Gallo Worldwide contraria a crise com um crescimento de dois dígitos para este ano e exportações na ordem dos 70 por cento.

A empresa representa já 14% nas exportações portuguesas para o Brasil, avança o Diário Económico. O Gallo Clássico é o produto mais vendido.

Líder de vendas em Portugal, no Brasil, Venezuela e Angola, a Gallo vai terminar o ano com as exportações a representarem 70% das vendas da empresa. A Gallo é já uma das principais exportadoras portuguesas para o Brasil.

Segundo disse Pedro Cruz em entrevista ao Diário Económico, a Gallo Worldwide – como é denominada há um ano e meio – “representa sozinha 14% das exportações totais portuguesas para o Brasil”.

Dos 100 milhões de euros de facturação registada em 2009, a empresa obteve “dois terços fora de Portugal”.

Para o ano de 2011, o responsável prevê continuar a crescer a um ritmo de “dois dígitos”.

» Conheça os Benefícios do Azeite de Oliva para o Cérebro e Memória

Gallo vence prémio Melhor Azeite do Mundo – 30-06-2010

A marca portuguesa de azeites Gallo continua a somar distinções por todo o Mundo. Desta feita, o Gallo Azeite Novo (colheita 2009/2010) foi eleito o melhor do mundo na categoria Frutado Médio Verde, na edição 2010 do concurso Mário Solinas, promovido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI).

Os prémios Mário Solinas são dos mais prestigiados do setor e avaliam, anualmente, a qualidade de azeites de todo o mundo, com base numa análise sensorial, dividindo-os por categorias e intensidade.

As análises são feitas por um painel de provadores reconhecidos pelo COI, que pontua os azeites de acordo com as suas características de cheiro e sabor.

O extra-virgem do portfólio Gallo foi eleito entre os 75 produtos finalistas, originários de países como Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Marrocos.

O Gallo Azeite Novo é produzido a partir das primeiras azeitonas da colheita 2009/2010, o que lhe confere baixa acidez (0,3%), um aroma fragrante e sabor intenso a fruto fresco e picante.

Recorde-se que este mesmo produto da Gallo já havia ganho uma medalha de prata na China, na edição 2010 do Oil China Competition.

» Conheça 7 Alternativas Para Substituir o Azeite

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Olá, sou fitoterapeuta, procuro óleo extravirgem extraido a frio para procedimento com meus paciente, se tiver, mantenha contato, qual o preço?

  2. Olá, boa noite. Gostaria de saber se posso importar 60 garrafas de azeite colheita ao luar, e qual será o preço. Cumprimentos, Pedro Martins.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade