Bálsamo natural para queimaduras

As queimaduras podem ser de vários graus e de diferentes gravidades e tratamentos. Podem ser causadas pelo sol em excesso, neve, substâncias e vapores tóxicos, domésticas (ferro de passar, lume,água quente) ou ainda incêndios.

Ler: Calêndula para Queimaduras

As chamadas queimaduras das donas de casa e cozinheiros são inevitáveis e nem sempre são por falta de cuidado. Mas devemos ter sempre especial atenção ao manuseamento de electrodomésticos e à presença de crianças. Estas constituem uma importante fonte de risco, quer para as próprias, quer para os adultos.

Vítimas de queimaduras: a primeira coisa a fazer sempre, é passar por água fria corrente, quer seja grave ou não. Assim diminui-se a fonte de calor e evita-se maiores estragos, nas camadas das células da pele. Este processo deve demorar alguns minutos.

Deve-se retirar a roupa, acessórios de moda e tudo que estiver próximo da zona da lesão. Não rebentar bolhas e evitar tocar na zona directamente. Ver a gravidade e extensão da lesão, e se preciso levar ao hospital.

As queixas mais frequentes são: náuseas, dores de cabeça, febre, bolhas, calafrios, manchas vermelhas, etc. Quando aconselhável limpar a zona da queimadura com soro fisiológico ou sabonete anti-septico. Desinfectar bem com hipoclorito de sódio. Quando conveniente isolar a área da queimadura.

Bálsamo natural para queimaduras

Bálsamos e receitas caseiras: compressas de calêndia, rodelas de batatas, compressas de vinagre, rodelas de pepino, claras de ovo em castelo, vinagre de vinho tinto, óleo de pétalas de rosa, aveia misturada em água ou no banho, aplicar toalhas húmidas, aplicar maizena nos lençóis para não se apegar quando for dormir, pasta de biocarbonato de sódio com vinagre (até ficar espessa), casca de banana (alivia a dor, evita a formação de bolhas e absorve o calor), gel de aloé vera (caseiro ou comprado, passar 3 vezes ao dia, é um óptimo regenerador e cicatrizante).

Bálsamos bastante regeneradores: pasta de água com açúcar (misturar tudo até se obter uma pasta consistente e aplicar na área queimada), evitando assim, bolhas, infecções e cicatrizes; clara de ovo (produz e estimula a produção de colagénio natural da pele), é uma espécie de protecção cheia de vitaminas essenciais ao bom funcionamento da pele e organismo.

Dicas: na praia proteja-se com protector solar, em qualquer dos casos tome sempre um analgésico. Prevenir é o melhor remédio…

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:53 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)