Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana): Benefícios Para a Saúde e Informação Nutricional

Se estiver interessado em cultivar uma banana especial, a banana saba é aquela que você deve procurar! Trata-se de uma banana híbrida e cultivada principalmente nas Filipinas.

Atualmente, a popularidade e distribuição da fruta cresce em todo o mundo. As características físicas e nutricionais da banana saba são semelhantes à Banana (género Musa) e à banana-da-terra (Musa × paradisiaca). Mas existem algumas diferenças.

Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana)

O que é a banana saba?

A banana saba é conhecida como um híbrido triploide da banana tradicional e é usada principalmente na culinária das Filipinas e de outras nações do Sul da Ásia.

Se deseja obter todos os benefícios nutricionais da espécie, consuma-a crua.

Às vezes chamada de banana cardaba, a fruta tem a tradicional casca amarela. Contudo, a banana saba apresenta uma forma “quadrada”, além de ter um tamanho inferior ao da maioria das outras bananas.

O fruto cresce em grandes pseudocaules, sendo que um cacho de 25 a 36 kg pode brotar em qualquer lugar.

Cientificamente conhecida como Musa acuminata x balbisiana, o miolo da fruta é semelhante a da maioria das outras bananas.

Porém, a banana saba é mais densa e usada com mais frequência em sobremesas tradicionais. A fruta cresce entre 7 e 13 cm e, normalmente, é colhida quando a casca ainda exibe uma cor verde e intensa.

Banana saba X banana-da-terra

Embora a banana-da-terra esteja intimamente relacionada com esta espécie, elas se diferenciam pela constituição genética.

Cozidas, a banana-da-terra e a banana saba valorizam mais o sabor dos pratos do que quando cruas. As duas espécies de banana são triploides, referindo-se à sua composição genética. Mas a Banana Balbisiana têm uma composição genética ABB, enquanto as bananas-da-terra têm uma constituição AAB.

Como o tamanho de ambas é bem parecido, fica fácil confundi-las. Contudo, a banana saba exibe um formato angular, o que não acontece com a banana-da-terra.

Informação Nutricional

Porções:  1 (28 gramas)

  • Calorias – 160
  • Carboidratos totais – 15 g
  • Fibras alimentares – 1 g
  • Açúcares – 1 g
  • Proteína – 2 g
  • Gordura total – 10 g » Saturada – 2 g » Poliinsaturada – 0 g » Monoinsaturada – 0 g » Trans – 0 g
  • Colesterol – 0 mg
  • Vitamina A – 0%
  • Vitamina C – 0%
  • Sódio – 160 mg
  • Potássio – 340 mg
  • Cálcio – 0%
  • Ferro – 2%

A banana saba contém uma mistura rica de nutrientes e vitaminas, incluindo as vitaminas B, fibra dietética, vitamina C, vitamina A e ferro. Essa pequena banana também possui cerca de 120 calorias por fruta.

Ela é composta principalmente de carboidratos ricos em amido e não possui gordura ou colesterol.

Benefícios da banana saba para a saúde

Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana)

Alguns dos benefícios mais impressionantes desta fruta para a saúde incluem a capacidade dela melhorar a digestão, regular a circulação, baixar a pressão arterial, aprimorar os processos metabólicos e fortalecer o sistema imunológico.

Auxilia na digestão

Com uma sólida concentração de fibras dietéticas, as bananas saba são excelentes para a digestão. Elas são capazes de acelerar o movimento peristáltico para superar os sintomas da constipação intestinal, além de reduzir o risco de úlceras gástricas e outros problemas gastrointestinais.

Impede o acidente vascular cerebral

Semelhante a a suas famosas primas, as bananas saba são ricas em potássio, que é um vasodilatador. Isso significa que ela é capaz de reduzir a tensão e a constrição dos vasos sanguíneos e artérias, o que diminui o risco de aterosclerose, infarto e derrame.

Melhora o metabolismo

Com uma quantidade variável de vitaminas do complexo B, as bananas saba são capazes de melhorar os processos metabólicos do corpo, incluindo aqueles relacionados ao metabolismo energético. Elas também podem fornecer uma dose de energia, quando comidas cruas, além de auxiliarem no funcionamento do sistema nervoso.

Aumenta a imunidade

Essas bananas possuem uma alta concentração de vitamina C — uma única fruta fornece quase 40% das necessidades diárias desse nutriente. A ingestão de banana saba pode ajudar a despertar o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções, além de aumentar a atividade antioxidante no corpo.

Estimula a circulação sanguínea

Como detém um elevado nível de ferro, essa espécie de banana ajudam a estimular a circulação sanguínea. O ferro é um componente essencial da hemoglobina, o que ajuda na distribuição de oxigênio e de outros recursos para as áreas do corpo que mais precisam.

» Conheça os Benefícios do Ugli, Fruta Rica em Nutrientes

Referências

http://agris.fao.org/agris-search/
https://link.springer.com/article/
https://www.researchgate.net/
http://www.sciencedirect.com/science/
http://jamanetwork.com/journals/jama/
http://www.sciencedirect.com/science/
http://www4.dr-rath-foundation.org/NHC/
https://www.karger.com/Article/Abstract/79722

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *