Bardana

A Bardana é uma maravilhosa planta medicinal com raízes compridas e pode alcançar mais de 2 metros de altura, produzindo flores vermelhas e azuis.

Tem origem na Europa, mas tudo indica que o Japão foi quem mais cultivou a planta para consumo. A planta é também conhecida por erva-dos-tinhosos, pegamassa, carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande.

Leia: Chá de Bardana para Pedra na Vesícula

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A fama desta planta já vem de muito longe, desde a antiguidade que é valorizada e incluída em muitos tratamentos para a cura.

Toda a planta era aproveitada como forma de medicamento, como exemplo a raiz, e as folhas que depois de serem esmagadas e aplicadas em cataplasmas serviam para tratar doenças de pele, derivado da sua ação bactericida.

Atualmente a bardana é uma erva medicinal que tem sido aplicada para outros fins também, nomeadamente: picadas de insetos e aranhas, uma vez que acalma a dor e evita a tumefação do local afetado.

Ou seja, apresenta ação anestésica e anti-inflamatória. Além de tudo isso, contribui também para diversas doenças de pele como as espinhas (acne) e caspa.

A raiz da planta muitas vezes é utilizada na homeopatia sobretudo para afeções dermatológicas como a acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo e para os bloqueios do metabolismo.

Formas disponíveis

A planta pode ser comprada em diferentes formas, tais como:

  • Pó de raiz seca
  • Decocções (líquido feito por ebulição)
  • Tintura
  • Extrato

As raízes, sementes e folhas são também ingeridas para auxiliar a combater problemas associados aos cálculos renais, reumatismo e vesícula.

A Raiz De Bardana é Conhecida Por Ajudar A Desintoxicar E Purificar O Corpo. Ele Contém Princípios Diuréticos, Que Ajudam A Eliminar As Toxinas Do Sangue

Leia: Chá de Bardana para Cólica Renal

A raiz de bardana é rica em termos nutricionais porque fornece proteínas, glícidos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A,B1 e C, sendo rica também em sais minerais.

A casca não deve ser retirada da raiz da bardana para que não perca as suas propriedades, por isso para a usar deve remover bem da terra e escová-la em vez de descascá-la.

Durante o cozimento, não estranhe quando a casca escurecer, é normal em razão do ácido tânico, que é uma substância sem sabor e completamente inofensiva para o organismo.

Se preferir pode também optar que não escureça e para isso basta que deixe a raiz em água com algumas gotas de vinagre ou limão.

A bardana é depurativa, diurética, colerética, laxativa, diaforética, estomáquica e antidiabética.

Tem ação na purificação do sangue, em afeções reumáticas, queda de cabelo, picadas de insetos, seborreia da face, vesícula inflamada, hemorroidas, hepatite viral e cirrose.

Absorve também as toxinas e elimina-as do corpo, protegendo o organismo. As toxinas são as principais responsáveis por inflamações e problemas no sistema digestivo.

A bardana é utilizada também para pomadas que servem para evitar a calvície. Pode consumir esta planta também através de chá, porque vai ajudar a limpar a pele de dentro para fora e a combater a prisão de ventre.

A bardana tem efeitos purificantes, podendo através da sua infusão, ser utilizada como um tónico de limpeza facial.

A raiz é também utilizada para fins culinários sobretudo em pratos salgados e para que fique mais saborosa é aconselhável refogar e temperar com molho de soja.

Apresenta alguns efeitos secundários que é necessário ter sempre em conta, nomeadamente, para grávidas e pessoas com diarreia crónica. O seu uso externo poderá ter implicações no que diz respeito a irritações cutâneas e oculares.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 05/06/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 10 Comentários
  1. ANDRE Reply

    BOA NOITE
    GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM A RAIZ DA BARDANA?
    SE SIM FAVOR ME FALAR COMO COMPRAR
    OBRIGADO

  2. Zotica frança Reply

    Olá bom dia, comprei a bardana picada, estou comsumindo, quero saber ela picada faz o mesmo efeito pois estou tomando para acne, espinhas, desde já agradeço.

  3. Erika C Oliveira Reply

    Gostaria de inserir a Bardana na dieta do meu cãozinho. Como poderia preparar?

  4. Luiz Silvah Reply

    Boa noite,td bem. Gostaria de saber onde comprar mudas de bardana em São Paulo. Abraços, Namastê. Luiz

  5. Rute fujimori Reply

    A Bardana ( Goboo) aqui no Japão faz parte da culinária cotidiana . Pra quem mora em São Paulo, eh fácil encontrá-la nos supermercados de produtos japoneses na LIBERDADE .

    Já ouvi dizer, que uma colher de sopa do suco da raiz, ( de hora em hora) cura ateh a apendicite na fase inicial !!!

    Como disse HIPOCRATES, faça do alimento , o seu REMÉDIO !!!

    SAUDE A TODOS !!!!

  6. Sofia Reply

    Como comprar a planta em portugal? obrigada

  7. Gabriela Reply

    Olá, comprei bardana hoje, em uma loja de produtos naturais ..
    como faz para aplicar ela no cabelo ??
    obrigada

  8. Antonio Neto Reply

    Gostaria de saber onde comprar BARDANA?

  9. joeliton santos Reply

    oi gostaria de saber como fazer pra comprar essa erva

  10. Maria da Graça Reply

    Onde posso comprar Bardana ou Arctium lappa, em Portugal?

    Obrigada
    Cumprimentos

    Maria da Graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 5/06/2018 às 9:25 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)